domingo, 16 de março de 2014

Debate sobre censura na Internet no Brasil


Na semana que passou - terça-feira - participei do programa Conversas Cruzadas da TV Com. O debate foi sobre censura na rede mundial de computadores, a Internet. A ideia era debater sobre os dados divulgados pela ONG Sem Fronteiras e o Marco Civil:

Segundo a Organização Não-Governamental Repórteres Sem Fronteiras, 12 de março é considerado o dia mundial contra a ciber censura. Esta ONG também denunciou instituições que colaboram para a censura na internet. Entre as citadas, estão a Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, que o próprio Obama disse que não tem como controlar. As decodificações dos serviços secretos e técnicos também estão aí. Enquanto isso, na Câmara dos Deputados no nosso país, a votação do Marco Civil da internet foi transferida para a próxima semana. O projeto de lei tramita em regime de urgência a pedido do próprio governo. Por falta de consenso, não foi votado no ano passado. Isso fez com que se trancasse a pauta da Câmara desde o mês de outubro. A neutralidade da rede, a privacidade online, a liberdade de expressão de usuários, os crimes cibernéticos, países que censuram o acesso à internet: todas essas questões estão em debate no Conversas Cruzadas. São convidados do programa o delegado da Polícia Civil do RS Emerson Wendt, o especialista em tecnologia da informação Marcelo Branco, a professora de comunicação e relações internacionais Denise De Rocchi e o pesquisador do Centro de Estudos Internacionais sobre o governo da UFRGS Diego Canabarro.

Comentado no programa, pelo Doutorando em Direito pela UFRGS, Diego Canabarro, sobre o quadro comparativo entre os PLs do Deputado Molon e o Substitutivo do Deputado Cunha, eis o link onde pode ser consultado este comparativo (clique).

Vídeos do debate:

Bloco 1:

Bloco 2:

Bloco 3:

Bloco 4:

Bom debate a todos!!

Nenhum comentário: