Pular para o conteúdo principal

Página de Ferramentas

Deixo aqui a dica das ferramentas utilizadas, tanto para proteção quanto para auxílio na investigação no mundo virtual.
Ferramentas de Pesquisa:

Obs.: para uso correto das ferramentas e sua compreensão, sugiro a leitura dos livros "Crimes Cibernéticos: Ameaças e Procedimentos de Investigação" e "Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas", que pode ser adquirido neste link.
1 - Pesquisa de Domínios:
2 - Ferramentas auxiliares de pesquisas relativas a domínios, servidores DNS e hospedagens:
  • DomainTools (dá ideia de quantos domínios foram registrados com os mesmos dados)
  • Robtex (traz informação gráfica relacionada ao domínio, quem é responsável, serviço DNS e dados sobre hospedagem)
  • DNSStuff (na versão pró, traz um histórico a respeito da propriedade do domínio investigado). Dica do Bruno Henrique Tarelov.
  • Whoxy (inclusive pesquisa por e-mail e histórico do domínio)
  • Reverse Whois Lookup (whois e reverse whois)
  • Whoisology (dica do Thiago Bordini)
3 - Ferramentas de e-mail (informações e trace de cabeçalho etc.):
Obs. 1: Todos os serviços acima são web, não havendo necessidade de instalar nada! Talvez, você tenha que pagar pelos serviços caso deseje uma informação mais aprimorada.

Obs. 2: Caso queira uma notificação de recebimento e leitura e seu serviço de e-mail não tem essa funcionalidade, podes usar o ReadNotify.com (dica do Bruno Henrique Tarelov).

Obs. 3: Para fazer a leitura do cabeçalho e ver as especificidades, indico a leitura de artigo no site de Microsoft.

4 - Ferramentas de Georeferenciamento e localização de IP:
5 - Ferramentas de Antivírus Online:
6 - Ferramentas web para mascarar a navegação:
7 - Ferramentas de Análise de Segurança (no PC, de IPs e URLs, PDFs etc):
Uma lista muito boa e grande de WebScanners foi sugerida pelo Jeronimo Zucco e consta do SecTools.org, neste link:  http://sectools.org/tag/web-scanners/. Aliás, o SecTools reúne várias ferramentas úteis!!!
Obs. 2: para uso correto das ferramentas e sua compreensão, sugiro a leitura do livro "Inteligência e Investigação Criminal em Fontes Abertas", que pode ser adquirido neste link. Aliás, o livro contempla inúmeras ferramentas de busca em fontes abertas.

8 - Forense e comparação de imagens
  • Foto Forensics (por upload da imagem ou análise da url contendo a imagem)
  • StolenCameraFinder (localiza outras fotos tiradas com a mesma máquina ou aparelho, desde que esteja dentre os cadastrados no site)
  • Google Images (procura fotos similares)
9 - Telefonia Celular (ERBs)
10 - Criptografia em ambiente web
11 - Localizadores de Pessoas e Empresas
  • Spokeo (muito bom!!)
  • Pipl
  • Namechk
  • SocialMention
  • 20Search (faz pesquisa em todos os buscadores mais conhecidos)
  • Paypal (visualizando botões de doações ou compras pode-se identificar contas de e-mail)
  • WikiWorldBook (muito bom!!)
  • Ache Certo
  • MisterWhat.com.br: oferece serviços gratuitos para usuários, companhias e profissionais, permitindo que eles encontrem facilmente os serviços que procuram na sua área, graças a uma lista abrangente de mais de 2 milhões de negócios no Brasil
  • Yasni (ferramenta alemã, com vários bancos de dados indexados)
  • Escavador (Busca dados, principalmente curriculares)
12 - Mapas
13 - Condições do tempo
  • APRS: dados meteorológicos, de estações fixas e móveis próximas de seu local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Su...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...