Pular para o conteúdo principal

Controle de pais na internet: conversa e tecnologia

Ao ministrar palestras em escolas, instituições, universidades etc., vários pais, ao final da explanação, vêm me questionar sobre ferramentas e formas de acompanhamento dos filhos na web. Existem várias ferramentas, algumas  livres e sem custos, mas com poucas funcionalidades. Já escrevi sobre o assunto há dois anos (janeiro de 2010):
Controlar ou não o que os filhos veem e fazem na web?
Este post, que não tem só o objetivo de disseminar a ideia de acompanhamento dos filhos pelos pais e de apresentar uma ferramenta nacional, visa distribuir, durante um período de 15 dias, contados do dia 20/01/2012, 5 licenças aos pais que tiverem interesse em testa-la. No entanto, a principal recomendação, antes da instalação de qualquer ferramenta: sem conversa entre pais e filhos quanto ao uso seguro da web não adianta o autoritarismo do controle!
Veja uma reportagem sobre "Os perigos que a internet esconde", clicando aqui.
A ferramenta de qual falo é o Kidux, desenvolvido na empresa Kix Informática S.A., de Leandro Rodrigo Saad Cruz, em Curitiba, Paraná.

O Kidux, que pode ser testado neste link, é uma ferramenta para os pais participarem da vida online dos seus filhos, saber dos interesses das crianças/adolescentes e tomar as ações necessárias para educá-las no uso correto da Internet. Segundo Leandro, "quando não se sabe o que as crianças fazem na Internet, não é possível educar". Segundo a divulgação da empresa:
Os pais precisam conversar com seus filhos, sabendo dos interesses deles e com quem eles conversam. O Kidux serve pra isso e é uma ferramenta muito fácil de usar. Ao contrário do que existe no mercado hoje em dia, o Kidux não requer que os pais entendam de computador, nem exige muito tempo.
Para iniciar a usar - e testar gratuitamente por 30 dias - o usuário deve se cadastrar no site do Kidux e fazer o download e instalação do software em todos os computadores que as crianças, ou adolescentes, usam. Depois de instalado, o Kidux coleta informações, como sites acessados e conversas de MSN, e faz o envio de maneira segura para o banco de dados do sistema, excluindo senhas, números de cartão de crédito e outras informações sigilosas.

Para acompanhar, os pais podem entrar no site - www.kidux.com.br -, logar-se e acompanhar a atividade dos filhos, fazendo os ajustes que acharem necessários, como bloquear páginas, contatos de MSN ou limitar os horários de uso do computador.

Desktop de visualização do Kidux via web
Depois da instalação, não é necessário configurar nada no computador das crianças, podendo o monitoramento ser feito remotamente e de maneira oculta. Além da facilidade, os usuários ainda contam com funcionalidades como: 
  • a visualização remota da tela do computador
  • tratamento adequado a redes sociais
  • filtro automático de sites inadequados.
O Kidux, a partir de fevereiro de 2012, tem duas opções de investimento:

Plano Básico: R$ 9,90 por mês
Plano Premium: R$ 24,90 por mês para toda família, não importa em quantos computadores ele seja instalado (apenas para os computadores de uma família).

Para participar da promoção e concorrer às licenças (por sorteio através do Sorteie.me) o leitor tem de:

Seguir as arrobas @EmersonWendt e @Kidux e dar RT no seguinte texto:

Para concorrer a 5 licenças do Kidux, ferramenta de controle de pais, siga @EmersonWendt e @Kidux e dê RT neste link: http://kingo.to/XCP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Su...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...