Pular para o conteúdo principal

Marco Civil da Internet no Brasil x Minuta de Anteprojeto de Lei

Desde a quinta-feira (08/04) está aberto o debate correspondente à segunda fase das discussões referentes ao Marco Civil da Internet, agora centrado na Minuta do Anteprojeto de Lei.

 

Veja, neste link e em .pdf, a Minuta de Anteprojeto de Lei para Debate Colaborativo.

image Além de poder baixar o texto da Minuta, no link acima, todos os cadastrados no CulturaDigital.br podem, dentro dos próximos 45 dias, acessando esta url http://culturadigital.br/marcocivil/2010/04/07/minuta/, ler o conteúdo da minuta e, relativamente a cada artigo, parágrafo, inciso ou alínea efetuar apresentar comentários. Uma outra finalidade referenciada é que também os foros de discussão serão usados para o amadurecimento de ideias e para uma discussão irrestrita.

Até o momento em que este artigo estava sendo escrito (12/04/2010, às 19h12min), o dispositivo da minuta com mais comentários (11) e sugestões de alteração era o Art. 14:

A provisão de conexão à Internet impõe ao administrador do sistema autônomo respectivo o dever de manter os registros de conexão sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo máximo de 6 (seis) meses, nos termos do regulamento.

E não é para menos, pois que fala em guardar os registros de conexão pelo prazo máximo de 6 meses. As opiniões variam, desde a não guarda de qualquer log como o aumento do tempo, especificando-se um período mínimo. Eu mesmo deixei lá um comentário e a seguinte sugestão de redação do artigo:

A provisão de conexão à Internet impõe ao administrador do sistema autônomo o respectivo dever de manter os registros de conexão sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo mínimo de 3 (três) anos, nos termos do regulamento.

Parágrafo único. Caso opte pela guarda de registros de conexão por tempo superior, o fornecimento só poderá ocorrer mediante autorização expressa do usuário ou ordem judicial.

Se estou certo ou não, depende logicamente de qual raciocínio seguir. Por isso, estou seguindo a idéia referente às necessidades de uma investigação policial/criminal.

Leia outro artigo do Blog sobre o tema: Leis de controle da internet: proteção ou censura?

Acho fundamental que todos participem do debate. Não deixe de participar! Acesse http://culturadigital.br/marcocivil/2010/04/07/minuta/ e deixe seu comentário!
 
A propósito da discussão, o Marco Civil da Internet será debatido hoje (13/04) em Porto Alegre no Meeting de Tecnologia da Federasul, das 12h às 14h. Veja mais detalhes aqui.
 

Comentários

Anônimo disse…
Respondi lá no Blog, mas responderei aqui também.
Sabe, muita gente não acredita quando eu conto certas coisas como aquele sonho do post.
Uma vez sonhei que a mãe de uma amiga morria, e essa minha amiga estava de viagem para os Estados Unidos, fiquei com medo de contar o sonho e ela achar que eu estava colocando medo, me aconselhei com algumas pessoas e todos disseram que era melhor não contar e preocupá-la à toa.
Ela ficou duas semanas a trabalho nos EUA e quando voltou soube que sua mãezinha havia falecido e nem pode despedir-se. Não sei se fiz certo em não contar... Mas...
São coisas na vida da gente que são inexplicáveis, como tantas outras!
Grande abraço, apareça no blog sempre.
Tô preparando post pro "Pitacos".

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.