Pular para o conteúdo principal

Leis de controle da Internet: proteção ou censura?

[post update em 14/03/2010]

Proteção Na semana que passou, mas especificamente na terça-feira 17, a Assembleia Nacional Francesa aprovou, em primeira instância, uma lei chamada LOPPSI II (em tradução livre = Lei de Orientação e Programação para a Segurança Interior). A reportagam publicada pelo Uol Tecnologia questiona quanto aos "Limites na Internet", se são espécie de censura ou proteção, isso porque dentre as propostas dessa lei está a possibilidade do governo instalar trojans em computadores para monitorar pessoas, dentre outros aspectos.

Como referido, a Lei ainda não foi aprovada e só será colocada em prática quando passar  pelo exame  de mais duas instâncias legislativas.

O projeto de lei, pelo divulgado em vários sites de notícias, é bastante abrangente, incluindo o combate à pornografia infantil, a pedofilia e a criminalização do roubo de identidades online. As duas primeiras já estão previstas na legislação brasileira e a terceira integra do Projeto da "Lei Azeredo", que tem sido chamada de AI5 Digital e que estaria fadado ao fracasso legislativo (pelo projeto brasileiro, o art. 285-A do Código Penal teria esta redação: “Inserir ou difundir código malicioso em dispositivo de comunicação, rede de computadores, ou sistema informatizado.”, com uma pena de 1 a 3 anos de reclusão).

Um bom exemplo do projeto da lei francesa - aliás, nada disso foi previsto nos projetos brasileiros - é que a LOPPSI II prevê o aumento de gastos da polícia, através de investimentos em monitoramento de câmeras, aumento de penas para quem roubar identidades na internet, a ampliação do acesso ao banco de dados de DNA da polícia nacional e a possibilidade de grampo em linhas telefônicas e monitoramento de acesso à internet. Esta última, referente à interceptação telefônica e telemática já está prevista no Brasil através da Lei 9.296/96.

Um ponto polêmico do projeto francês é o que obriga os provedores a bloquear ou filtrar endereços de internet, que o governo julgue necessário. Censura Na verdade, aí não se põe, propriamente, um limite à atividade estatal de controle. Os filtros já vem sendo usados por países como a China, Irã e Arábia Saudita. A grande crítica a esse ponto do projeto é que não adianta ativar "o filtro" pois os conteúdos continuarão a ser trocados através das chamadas redes P2P (ponto a ponto). Deputados da oposição francesa ainda tentaram vetar o bloqueio de URLs e sugeriram que os filtros de internet fossem implantados provisoriamente, para verificar se serão eficazes, porém a maioria governista rejeitou a proposta. O custo desse controle através de filtro e bloqueio de URLs custaria à França cerca de 140 milhões de euros.

Há que se referir que as críticas internas na França já vinham ocorrendo, inclusive em relação a um projeto anterior aprovado, relativo à penalização dos usuários que baixassem conteúdo protegido por direito autoral por autoridades administrativas. Em reação, em setembro do ano passado, houve modificação do projeto indicando o "juiz" como autoridade responsável pela penalização pretendida in casu.

Esse “privilégio” da discussão sobre o controle por filtros não é exclusivo da França, sendo também presente na Austrália. Neste país houve a criação, em protesto, do site http://www.internetblackout.com.au/. Afirmam os ativistas, contrários à intenção do governo australiano, que os filtros (a) não vão proteger as crianças, (b) todos australianos vão pagar por uma solução ineficaz, e (c) que isso é um precedente muito perigoso, comparando-o a países que já adotam essas restrições.

Na Itália, conforme esta divulgação, os vídeos postados na internet teriam o mesmo controle do que os programas de TV. Após a agressão, em dezembro de 2009, do Primeiro-Ministro italiano Sílvio Berlusconi, as discussões tomaram mais força e também foi pensada uma restrição maior, visando impedir que sites sejam usados para manifestações e incentivos à violência (http://zapt.in/4Ay). Importante referir que lá o envio de trojans para o computador do suspeito já é autorizado, mediante a vênia judicial.

Conforme esta notícia, do dia 14/03/2010, a discussão voltou à "pauta mundial" com a Venezuela, quando o presidente Hugo Chavez referiu que a internet precisa ser regulada, citando a chanceler alemã Angela Merkel para defender sua tese.

Voltando à questão nacional, cujo art. 22 foi citado em outro post no blog (http://zapt.in/3wL), que obrigaria aos provedores de serviços de internet a guarnecer informações para repassar às autoridades (policiais e judiciais), as discussões que pairam sobre ele no fórum sobre o "Marco Civil" é "sobre o que guardar". Eu posso ser criticado, assim como fui naquele fórum, mas eu não tenho como conceber o sucesso de uma investigação se não tiver os registros de acesso de um suspeito para analisar. Claro que isso jamais foi pensado sem que houvesse uma autorização judicial para tanto! Assim, acho fundamental a guarda dos logs de acesso e os logs dos conteúdos acessados, registros a serem guardados pelos provedores de serviços de internet (PSI).

O Brasil está longe ainda de chegar a um consenso do que é ideal em termos de controles e restrições na internet, pois basta ver as 581 páginas do relatório com as participações do Marco Civil (clique e baixe o relatório em .pdf).

Certo é que a falta de controle é um caminho aberto para os criminosos virtuais e o controle excessivo é um atrapalho ao desenvolvimento natural da rede mundial.

Obs.: a primeira imagem é um símbolo cósmico da proteção e a segunda é usada comumente para representar a censura.

Colabore com a discussão e deixe seu comentário!

Comentários

Anônimo disse…
Caro Emerson,
Não sei se esta é a coluna correta para a minha dúvida, mas vamos lá:
-estou empenhado neste momento em descobrir o telefone da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática aqui da cidade do Rio de Janeiro e nenhum divulgado é correto ou atende... Comprei umas vitaminas num site www.corpoperfeito.com.br
valor pago à vista de R$663,04 e, bau, bau,...
atendimento online não responde, telefones não atendem, e-mails não são respondidos e mercadoria não é entregue. Nos sites de reclamação já existem umas 300 pessoas na mesma situação que a minha. O pior é que hoje mesmo simulei uma compra. Ou seja, a cada dia muitas pessoas são lesadas. Este site tem que ser tirado do ar o mais rápido possível, pois a empresa é enorme e muito conhecida, só que pelo que estou vendo resolveu dar um calote enorme e sumir. Por favor, qualquer orientação que você possa me dar já será de grande ajuda. Obrigado e parabéns pelo seu engajamento. At, Mark Koster. psimark@hotmail.com
Asclê Junior disse…
A minha opinião é que o Estado tem obrigação que regular,por lei, toda violação cível, criminal e administrativa que envolva a internet, sem ter que monitorar o meio cibernético ou mesmo controlar.

Vivemos em um país livre, dito democrático, e controlar sob a alcunha de proteger seria um contra-senso aos princípios democráticos insculpidos na Constitução do País.

O fato de outros países "protegerem" as relações na internet não significa que se trata de uma medida razoável e que isso traga alguma solução.

Acho que uma medida proibitiva, sem motivação nenhuma, traria clandestinidade, transformando cidadãos com pensamento livre em bandidos.

O certo seria se, por lei específica, o Congresso regulasse, em âmbito criminal, cível e administrativo, os excessos (pedofilia, "spam", ameaças, uso indevido de imagem e outros). Para tal, o MP/SP, profundo conhecedor do assunto, poderia ser muito útil na elaboração do Projeto de Lei.
Paula disse…
Parabéns pelo artigo. Muito bom!
Emerson, excelente artigo.
Reitero que esse debate deve poder se densenvolver no blog do Marco Civil. Claro, sem prejuízo de postagens em espaços próprios, mas a memória e análise desse debate pela equipe SAL/FGV só observará os comentários do blog. Pelo menos por enquanto, quem sabe no futuro, com a ajuda de internautas.
E sobre o contato presencial, só passar aqui na SAL =).
Abraços, e obrigado pelo cuidado.
emersonwendt disse…
Paulo,

Sem problemas. O artigo em questão foi escrito depois de encerrados os debates da primeira fase, como podes ver pelo link para o resultado das participações no Marco Civil.

O post de amanhã terá como finalidade justamente buscar a maior participação dos internautas no debate.

Apareço na SAL na quarta ou quinta-feira, já que, pela agenda, estarás em Porto Alegre amanhã, não é??

Abraço

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :