Pular para o conteúdo principal

Pulhas virtuais: só acredita quem desconhece ou não se informa a respeito

hoaxes Já escrevi em janeiro sobre o caso das “Chaves Magnéticas nos Hotéis” e o assunto retorna, até porque fui questionado no mundo real sobre isso. Veja o artigo já publicado sobre o assunto:
Circulam por e-mail há bastante tempo e retornam, periodicamente, várias pulhas virtuais – hoax virus ou hoaxes –. Fui questionado, recentemente, por um colega policial sobre um e-mail com o seguinte conteúdo:

Para quem trabalha em qualquer computador a notícia é ruim...
Esta notícia saiu no jornal The New York Times!
Para aqueles que são cautelosos...
A Microsoft sabe quem voce é!!!
O Windows descobre quem é você!!!
Duvida disso?
O programa está muito bem escondido, mas foi denunciado por um ex-funcionário da empresa.
Siga as instruções e fique pasmo com o que voce vai ver:
Vá no Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Calculadora
Clique no Menu da Calculadora na opção Exibir -> Mude para opção Científica
Agora digite 12237514 e depois pressione a tecla "F5" e verá todos os seus dados pessoais no leitor da calculadora.
AVISE AOS SEUS AMIGOS!

A situação do e-mail acima é típica de hoax e corresponde a uma brincadeira. As pulhas virtuais têm alguns componentes específicos:

- vem por e-mail;

- traz consigo um fato ou circunstância que faz com que a pessoa, geralmente os novos na internet, fique na dúvida e por estar nesta circunstância acredita, isso justamente porque o e-mail veio de alguém conhecido;

- os usuários acreditam e acabam repassando o e-mail para todos seus contatos, inclusive expondo-os porque não usam a opção “CCO” (com cópia oculta);

- há sempre a recomendação, ao final do e-mail, para que a informação seja repassada imediatamente aos seus contatos;

- o conteúdo serve para passar um alarde a quem recebe. Caso desconheça o assunto ou simplesmente acredita, além de repassar aos contatos, executa (como no exemplo acima) os comandos informados;

- o e-mail não traz consigo um código malicioso, mas é uma das formas que os “engenheiros sociais virtuais” usam para coletar e-mails. Não é a toa que vocês recebem e-mail de empresas ou organizações que sequer conhecem e/ou fizeram algum tipo de cadastro; também não é atoa que existem vários sites que oferecem CDs ou DVDs com milhares de e-mails para que os compradores enviem suas propagandas.

Recomendo o acompanhamento e leitura sobre o assunto em dois sites:
Quatro Cantos:
E-Farsas:
               www.e-farsas.com
Portanto, caso você receba um e-mail do qual suspeita, verifique a veracidade quanto ao assunto antes de passá-lo aos seus contatos e se o fizer, por favor, preserve a identidade dos seus amigos, enviando o e-mail com a opção “Cco” – com cópia oculta. Um dos principais objetivos dos hoaxes é capturar e-mail.

Comentários

emersonwendt disse…
João Sérgio,

Obrigado pela contribuição. Não quis exatamente trazer o resultado da pulha virtual citada para evitar que algumas pessoas se constrangessem, por já terem "caído", e não viessem a fazer comentários, tirar dúvidas etc.
Mas já que agregaste a informação, está devidamente publicada.

Abraço.
Anônimo disse…
Quando fiz o que você instruiu, apareceu na tela da calculadora : BABACA, estranho kkk Vou ler o post com mais calma O.o
emersonwendt disse…
Vanda,

Eu não instruí nada (kkk). Apenas referi o conteúdo do e-mail, que é uma pulha virtual, para exemplificar a respeito.
Leia o comentário do João Sérgio acima.

Abração.
Victor disse…
Emerson, tinha um clássico que circulava quando a banda larga não era tão difundida, que dizia que o pulso único (de 00:00 as 6:00 da manhã pagava-se pulso único na ligação de telefone) tinha acabado.
O e-mail, naturalmente, vinha com todos aqueles elementos de indignação do tipo: "não se noticia", "a companhia de telefone não tem interesse em divulgar", etcetera.
Curiosamente, nesse e-mail, vinha também o link para a página da companhia telefônica.

Bem... eu fui no meu navegador e entrei no site da telefônica (seguro morreu de velho e clicar em link ali era roubada). A tabela de tarifas mostrava a continuidade do pulso único.
Verifiquei que o link era autêntico, e ele levava... para a mesma tabela.

****
Hoax chegavam com mais frequencia. Invariavelmente eu pegava um trecho qualquer do texto e colava no google e em menos de um minuto desmascarava a farsa e respondia ao e-mail.
Não sei então se:
1) De fato as pessoas tem se conscientizado (ou o meu ciclo manteve-se entre os que usam a internet a mais tempo)
2) Se eu fui excluído das listas de hoax por ser um mala sem alça que estraga a brincaderia hahahahaha

****
OFF-TPOIC:
Vejo na opção de comentar, que eu tenho de ter cadastro em alguma coisa como o Google ou em uma pequena gama de opções.
Em nenhuma delas posso colocar meu nome com o link para o meu site.
Entendo que isso pode ser para inibir comentários anônimos, mas por outro lado, acaba por inibir o conhecimento do backgroud por trás de um comentarista "saudável".

Abraços
Victor
Blá blá Gol
emersonwendt disse…
Vitor,

Obrigado pelo comentário. Eu também não tenho recebido muitos e-mails assim mais. Quando recebo sempre retorno dizendo que é mentira por isso ou por aquilo.

Quanto à opção de comentar, não de forma anônima, foi necessária. Pois o pessoal estava usando esse portar para enviar denúncia anônima, o que não é o caminho.

Mas vamos divulgar o Blá blá Gol (http://www.blablagol.com.br/), com certeza!

Abraço e obrigado pelo comentário.
Anônimo disse…
Só você mesmo!! Rs Mandarei o link para o dihitt, é realmente bom!!

Abraços
Ney Robson disse…
Caro dr. Emerson, como está?
Quando estes hoaxes denigrem marca ou produto de uma empresa, por exemplo Coca-Cola, eles tem como, ou costumam mover processo contra os criadores. E quem os repassa incorre em problemas?
Grato e sucesso
emersonwendt disse…
Ney,

Realmente é um problema. Tem marcas que utilizam isso como marketing viral. As que se sentirem em prejuízo tem de buscar o autor, o que é muito difícil.
Quem repassa, muitas vezes é por pura inocência, pois acredita no que não é real. A responsabilidade teria de ser provada neste caso, ou seja, que há dolo de denegrir a imagem.

Abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Su...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...