terça-feira, 23 de março de 2010

Pulhas virtuais: só acredita quem desconhece ou não se informa a respeito

hoaxes Já escrevi em janeiro sobre o caso das “Chaves Magnéticas nos Hotéis” e o assunto retorna, até porque fui questionado no mundo real sobre isso. Veja o artigo já publicado sobre o assunto:
Circulam por e-mail há bastante tempo e retornam, periodicamente, várias pulhas virtuais – hoax virus ou hoaxes –. Fui questionado, recentemente, por um colega policial sobre um e-mail com o seguinte conteúdo:

Para quem trabalha em qualquer computador a notícia é ruim...
Esta notícia saiu no jornal The New York Times!
Para aqueles que são cautelosos...
A Microsoft sabe quem voce é!!!
O Windows descobre quem é você!!!
Duvida disso?
O programa está muito bem escondido, mas foi denunciado por um ex-funcionário da empresa.
Siga as instruções e fique pasmo com o que voce vai ver:
Vá no Menu Iniciar -> Programas -> Acessórios -> Calculadora
Clique no Menu da Calculadora na opção Exibir -> Mude para opção Científica
Agora digite 12237514 e depois pressione a tecla "F5" e verá todos os seus dados pessoais no leitor da calculadora.
AVISE AOS SEUS AMIGOS!

A situação do e-mail acima é típica de hoax e corresponde a uma brincadeira. As pulhas virtuais têm alguns componentes específicos:

- vem por e-mail;

- traz consigo um fato ou circunstância que faz com que a pessoa, geralmente os novos na internet, fique na dúvida e por estar nesta circunstância acredita, isso justamente porque o e-mail veio de alguém conhecido;

- os usuários acreditam e acabam repassando o e-mail para todos seus contatos, inclusive expondo-os porque não usam a opção “CCO” (com cópia oculta);

- há sempre a recomendação, ao final do e-mail, para que a informação seja repassada imediatamente aos seus contatos;

- o conteúdo serve para passar um alarde a quem recebe. Caso desconheça o assunto ou simplesmente acredita, além de repassar aos contatos, executa (como no exemplo acima) os comandos informados;

- o e-mail não traz consigo um código malicioso, mas é uma das formas que os “engenheiros sociais virtuais” usam para coletar e-mails. Não é a toa que vocês recebem e-mail de empresas ou organizações que sequer conhecem e/ou fizeram algum tipo de cadastro; também não é atoa que existem vários sites que oferecem CDs ou DVDs com milhares de e-mails para que os compradores enviem suas propagandas.

Recomendo o acompanhamento e leitura sobre o assunto em dois sites:
Quatro Cantos:
E-Farsas:
               www.e-farsas.com
Portanto, caso você receba um e-mail do qual suspeita, verifique a veracidade quanto ao assunto antes de passá-lo aos seus contatos e se o fizer, por favor, preserve a identidade dos seus amigos, enviando o e-mail com a opção “Cco” – com cópia oculta. Um dos principais objetivos dos hoaxes é capturar e-mail.

9 comentários:

João Sérgio disse...

Só a título de curiosidade: no caso específico,é uma típica pegadinha. Ao se digitar um valor na calculadora do Windows e se apertar "F5",o valor éconvertido para hexadecimal(base 16),que utiliza como símbolos,além dos algarismos de 0 a 9, as letras A,B,C,D,E e F,o que faz com que às vezes as representalções dosnúmeros seujam "palavras" como "FACA","CAFE","DAD0". Ao se converter
o valor "12237514" para hexadecimal, ele é representado da seguinte forma: "BABACA".
Aí,quem cai na brincadeira tenta pegar os amigos,e a corrente se espaha

Blog do Emerson disse...

João Sérgio,

Obrigado pela contribuição. Não quis exatamente trazer o resultado da pulha virtual citada para evitar que algumas pessoas se constrangessem, por já terem "caído", e não viessem a fazer comentários, tirar dúvidas etc.
Mas já que agregaste a informação, está devidamente publicada.

Abraço.

Anônimo disse...

Quando fiz o que você instruiu, apareceu na tela da calculadora : BABACA, estranho kkk Vou ler o post com mais calma O.o

Blog do Emerson disse...

Vanda,

Eu não instruí nada (kkk). Apenas referi o conteúdo do e-mail, que é uma pulha virtual, para exemplificar a respeito.
Leia o comentário do João Sérgio acima.

Abração.

Victor disse...

Emerson, tinha um clássico que circulava quando a banda larga não era tão difundida, que dizia que o pulso único (de 00:00 as 6:00 da manhã pagava-se pulso único na ligação de telefone) tinha acabado.
O e-mail, naturalmente, vinha com todos aqueles elementos de indignação do tipo: "não se noticia", "a companhia de telefone não tem interesse em divulgar", etcetera.
Curiosamente, nesse e-mail, vinha também o link para a página da companhia telefônica.

Bem... eu fui no meu navegador e entrei no site da telefônica (seguro morreu de velho e clicar em link ali era roubada). A tabela de tarifas mostrava a continuidade do pulso único.
Verifiquei que o link era autêntico, e ele levava... para a mesma tabela.

****
Hoax chegavam com mais frequencia. Invariavelmente eu pegava um trecho qualquer do texto e colava no google e em menos de um minuto desmascarava a farsa e respondia ao e-mail.
Não sei então se:
1) De fato as pessoas tem se conscientizado (ou o meu ciclo manteve-se entre os que usam a internet a mais tempo)
2) Se eu fui excluído das listas de hoax por ser um mala sem alça que estraga a brincaderia hahahahaha

****
OFF-TPOIC:
Vejo na opção de comentar, que eu tenho de ter cadastro em alguma coisa como o Google ou em uma pequena gama de opções.
Em nenhuma delas posso colocar meu nome com o link para o meu site.
Entendo que isso pode ser para inibir comentários anônimos, mas por outro lado, acaba por inibir o conhecimento do backgroud por trás de um comentarista "saudável".

Abraços
Victor
Blá blá Gol

Blog do Emerson disse...

Vitor,

Obrigado pelo comentário. Eu também não tenho recebido muitos e-mails assim mais. Quando recebo sempre retorno dizendo que é mentira por isso ou por aquilo.

Quanto à opção de comentar, não de forma anônima, foi necessária. Pois o pessoal estava usando esse portar para enviar denúncia anônima, o que não é o caminho.

Mas vamos divulgar o Blá blá Gol (http://www.blablagol.com.br/), com certeza!

Abraço e obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Só você mesmo!! Rs Mandarei o link para o dihitt, é realmente bom!!

Abraços

Ney Robson disse...

Caro dr. Emerson, como está?
Quando estes hoaxes denigrem marca ou produto de uma empresa, por exemplo Coca-Cola, eles tem como, ou costumam mover processo contra os criadores. E quem os repassa incorre em problemas?
Grato e sucesso

Blog do Emerson disse...

Ney,

Realmente é um problema. Tem marcas que utilizam isso como marketing viral. As que se sentirem em prejuízo tem de buscar o autor, o que é muito difícil.
Quem repassa, muitas vezes é por pura inocência, pois acredita no que não é real. A responsabilidade teria de ser provada neste caso, ou seja, que há dolo de denegrir a imagem.

Abração.