Pular para o conteúdo principal

Autoavaliação

Neste último post do mês resolvi fazer uma autoavaliação a respeito do blog e da minha atuação na blogosfera, pois o retorno que tenho tido de vários leitores é muito grande. Sempre tento simplificar o assunto dos crimes cibernéticos e de situações que envolvam a segurança virtual, porém nem sempre é possível.

O primeiro aspecto a destacar é que apenas alguns dias antes de entrar oficialmente de férias consegui, com a ajuda da Juliana Sardinha do Dicas Blogger, ativar o novo formato do blog, o que foi elogiado por vários leitores. Tal fato já foi aliado à anterior criação de domínio próprio.

Embora o número de postagens era razoável antes da mudança, com o acréscimo de conteúdo específico a partir de dezembro de 2009 foi possível verificar a mudança de comportamento dos leitores, participando mais. Portanto, foi abandonado aquele estilo de citar as notícias mais importantes relacionadas ao assunto do blog e passou-se a criar/editar assuntos específicos.

Com isso, aliado à utilização do Twitter e do Portal do Luis Nassif, foi perceptível o crescimento do número de acessos (mais de 2.000 no úlimo mês) e de page views (quase 4.000 no mesmo período). Então, proporcionalmente houve um upgrade bastante considerável em relação aos períodos anteriores. Pode ser pouco para outros profissionais e blogueiros, mas para quem não tinha isso em vista e o objetivo era apenas informar.

Interessante, neste processo todo, é fazer uma leitura do perfil dos visitantes:

- o português é, logicamente, a linguagem com maior acesso (87,35%), seguindo do inglês (9,09%) e do português de Portugal (1,38%);

- 90,81% dos leitores usam o Windows como sistema operacional, sendo praticamente 60% do XP e mais de 7% com o Windows 7;

- Os outros dois sistemas operacionais com maior acesso são o Linux e Macintosh, respectivamente com 5,19% e 2,42%, surpreendendo-me o acesso através do iPhone (em 5º lugar), com 0,64%;

- Quanto aos navegadores de internet, felizmente o Firefox passou o IE em uso, com percentual de acesso, respectivamente, de 45,36% e 31,57%. Foram seguidos de perto pelo Chrome, com 18,53%. Safari e Ópera ficaram com um pouco mais de 1% cada.

Visitas-Brownsers

Obs.: fiquei contente com esse feedback quanto aos browsers, pois o IE está tão instável que sempre recomendo a utilização de qualquer outro que não ele.

- O percentual de quem usa a combinação Windows/Firefox é de 40%. Poderia ser mais!!!!

Bom, era isso quanto ao blog. Não posso deixar de mencionar que trabalhei na ativação de outros dois blogs:

# um, sobre opiniões diversas e diferentes, que é o Meus Pitacos’s Blog e já conta com seis colaboradores de atividades e funções diferentes, propiciando a diversidade.

# outro, sobre Inteligência Policial, outro viés do meu mister em tentar transmitir algum conhecimento aos alunos policiais e agentes e autoridades já na ativa (principalmente).

 

Não posso deixar de citar a Rede de debates sobre os Crimes Cibernéticos, criada também no ano passado, mas que precisa de um bom upgrade nas discussões no decorrer de 2010.

Acho que era isso! Portanto, na minha avaliação isso tudo é muito bom. Vou procurar, quando voltar a trabalhar, postar um artigo por semana em cada blog, o que vai depender muito das agendas e trabalhos. Aguardo a contribuição de todos em sugestões, comentários e pitacos.

Comentários

Jackson Raniel disse…
Em primeiro lugar parabéns! Os resultados do blog são bacanas e só ressaltam a importância de se pensar em segurança hoje na Internet. Ele ajuda a prevenir as pessoas de coisas que elas nem conheciam e a mudar seus hábitos quanto ao uso da Internet tornando isso uma coisa segura. Conheço o seu blog a pouco tempo, mas fico te seguindo no Twitter pra não perder nenhuma atualização.

Abraço!
vc faz de um assunto dificil arido e para pessoas que não entendem de direito tornar-se um leitura além de informativa e importante em muito agradavel - nos curso que temos feito sempre indicamos seu blog a blogueiros e empresas - parabens
Anônimo disse…
E a cada dia mais vai crescer, e será uma bússola referência para os leitores/parceiros/blogueiros.
Tenho certeza disso!
Parabéns pelo tempo que dedica ao blog!
emersonwendt disse…
Fábrica e Jackson,

Obrigado pelos comentários. O fato de estar sendo simplório na forma como trato o assunto é porque lidei com 580 alunos que precisavam de um pouco de simplicidade para aprender o complexo.
Obrigado pelo incentivo de vocês.

Abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.

Tecnologia da Informação & Direito: um livro para o profissional de TIC

Após um longo período do projeto, iniciado lá em 2014 e interrompido em 2015, finalmente (não é em tom de reclamação, mas motivado pela falta de tempo!), lancamos em 2018 o livro: Tecnologia da Informação & Direito. O livro é fruto de uma parceria com a Profª Drª Ângela Kretschmann e visa a trazer aos neófitos nos estudos da interação entre as novas tecnologias e a percepção/recepção pelo Direito, especialmente no brasileiro. Um pouco sobre o livro: Existe um diálogo muito produtivo entre os profissionais da área jurídica e os da tecnológica, que promove contínuo aperfeiçoamento dos dois campos. Nesse sentido, o livro aborda uma noção geral que envolve o estudo do Direito e da Tecnologia, os principais pontos polêmicos que instigam a análise jurídica e o desenvolvimento do Direito para a solução de conflitos típicos da era digital. O enfoque é dado, em especial, após um apanhado geral do Direito, às áreas do direito do consumidor, direito à imagem, delitos cibernéti