Pular para o conteúdo principal

Conheça os serviços que te ajudam a descriptografar arquivos infectados por ransomware

 Primeiro, escusa pela minha ausência ... ouvi esta semana que quase não alimentam mais blogs, então fiquei com culpa na consciência hehehehe. Brincadeira!

Voltei aqui por uma boa causa, que, por óbvio, é sempre ajudar! Muitas empresas e entidades, também particulares, estão sendo infectados pelo famoso ransomware, um código malicioso que infecta dispositivos e servidores e criptografa todos arquivos, ocasionando indisponibilidade e, para muitos que não tem backups, um enorme prejuízo. Além disso, o criminoso virtual costuma pedir o resgate para devolver o acesso aos arquivos por meio de pagamento em criptoativos.

Então, há algum tempo temos falado, nos cursos de Inteligência e Investigação em Fontes Abertas, que alguns serviços ajudam empresas e pessoas que tiveram problema com o ransomware. Quais são eles?

1 - No More Ransom: o serviço é gratuito e tem um repertório de códigos ransom já decifrados desde 2016.


Como acessar --> clique na imagem acima ou no link que leva ao site: NoMoreRansom!

2 - RansomWhere: outro serviço gratuito com um grande portfólio de ransomware já decifrados.


Como acessar --> clique na imagem acima ou no link que leva ao site: RansomWhere!

3 - ID Ransomware: serviço mais antigo do ramo, comportando dados sobre mais de 1000 ransomwares:


Como acessar --> clique na imagem acima ou no link que leva ao site: ID Ransomware.

Atenção: nos três, você pode carregar os arquivos e dados para se certificar se já existe "remédio" digital para essa praga virtual!

Ver também: RansomWatch e DarkFeed.

Outro aspecto que é importante observar é quanto ao pedido de resgate. Pesquise a carteira do criptoativo informado no Blockchain, neste link (Blockchain Explorer) ou neste outro link (Blockchair), mais abrangente. Quer saber mais um pouco sobre como encontrar exchanges e carteiras de criptoativos, acessa o BlockSherlock.

Não se esqueça: foi vítima, procure um especialista na área e registre o fato com o maior número de dados em uma Delegacia de Polícia ou nos sistemas de registro online das Polícias Civis.

Bom ... era isso! Sugestões, críticas ... faça um comentário!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...