Pular para o conteúdo principal

Livro Investigação Criminal - Provas

Recentemente foi lançado o livro "Investigação Criminal: provas", organizado em conjunto com o Dr. Fábio Motta Lopes.
 
A evolução constante da sociedade, da legislação e, consequentemente, da demanda crescente de trabalho das Polícias Judiciárias, estão intrínsecos neste livro com tema específico sobre a prova na investigação criminal, escrito por profissionais da área que, além de exercerem a função de repressão, também são pesquisadores do Direito Policial, incorpora, ainda, a contribuição de pesquisadores e profissionais de outras áreas relativas à investigação criminal, inclusive do Poder Judiciário. Essas falas, por assim dizer, fazem com que o debate aflore e se busque, diante da crítica à prática, a sua evolução frente à sociedade contemporânea e complexa.
 
O livro, à venda neste link, é o segundo do que pretende ser uma série sobre "Investigação Criminal". Já estamos pensando nos próximos, com temas como "Interceptação de Sinais", "Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro" e "Mediação de Conflitos", por exemplo. Caso tenham interesse em colaborar, podem nos contatar e enviar sua contribuição.
 
Autores deste livro:
 
EMERSON WENDT
É Mestrando em Direito e Sociedade (Unilasalle, Canoas-RS). Delegado de Polícia Civil no RS.

FÁBIO MOTTA LOPES
É Mestre em Direito (ULBRA). Especialista em Direito Penal e Processo Penal (ULBRA). Professor de Direito Penal da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor nas especializações em Direito Penal e Processo Penal da UNISINOS, da Faculdade IDC, da Uniritter e da Fundação Escola Superior do Ministério Público/RS. Professor da Academia de Polícia do Rio Grande do Sul. Delegado de Polícia no Rio Grande do Sul.

CHRISTIAN NEDEL
É Delegado de Polícia, Titular da Primeira Delegacia de Polícia para o Adolescente Infrator, do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente, da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul (1ª DPAI/DECA/PC). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor das Faculdades Integradas São Judas Tadeu (SJT), do Instituto de Desenvolvimento Cultural .

DIÓGENES VICENTE HASSAN RIBEIRO
É Professor titular do PPGD UNILASALLE/CANOAS/RS; Professor titular da graduação, Direito Constitucional I, UNILASALLE/CANOAS/RS; Desembargador 3ª Câmara Criminal do TJRS; Doutor em Direito Público (UNISINOS, 2006); Mestre em Direito Público (UNISINOS, 2001).

ALESANDRO GONÇALVES BARRETO
É Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Federal do Piauí. Delegado de Polícia Civil do Estado do Piauí.

ANDRÉA DE MELO DA ROCHA MATTOS
É Pós-Graduada em Segurança Pública (Universidade Católica de Brasília – DF). Delegada de Polícia Civil no RS.

BOLÍVAR DOS REIS LLANTADA
É Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS. Delegado de Polícia no RS.

CRISTIANO RIBEIRO RITTA
É pós-graduando em Direito Constitucional Aplicado (Instituto Damásio de Jesus). Delegado de Polícia Civil no RS.

DEMÉTRIO PEIXOTO
É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS; Especialista em Segurança Pública e Cidadania pela UFRGS; Professor da Academia da Polícia Civil/RS; Perito em Veracidade; Inspetor da Polícia Civil/RS; atua junto à Divisão de Contrainteligência Policial do Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos da Polícia Civil/RS.

FELIPE FAORO BERTONI
É Advogado; Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 

GEORGE ESTEFANI DE SOUZA DO COUTO
É Delegado de Polícia da Polícia Civil do Distrito Federal. Diretor da Divisão de Inteligência Policial da PCDF. Coordenador do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro da PCDF. Membro do Comitê Técnico de Revisão da DNISP.

GRETA MOURA ANZANELLO
É Delegada de Polícia no RS.

GUSTAVO BERMUDES MENEGAZZO DA ROCHA
É Pós-graduado em Ciências Penais (Universidade Anhanguera-Uniderp, Campinas/SP). Delegado de Polícia Civil no Estado do Rio Grande do Sul.

IVAN CARLOS DA SILVA
É Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais (UMSA – Buenos Aires – AR). Inspetor de Polícia Civil no RS.

RAFAEL SOCCOL SOBREIRO
Mestrando em Ciências Criminais (Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS). Delegado de Polícia Civil no RS.

RAUL SOUZA VIER
É Delegado de Polícia Civil no Estado do Rio Grande do Sul; Especialista em Direito do Estado (UFRGS); Especialista em Direito Penal e Política Criminal (UFRGS); Professor universitário e em cursos preparatórios para concursos públicos e Exame de Ordem (OAB).

THIAGO BOSAK DEMUTTI
É Inspetor de Polícia no RS. Pós-graduado em Direito Penal Econômico. RS.

VALQUIRIA PALMIRA CIROLINI WENDT
É Mestranda em Direito e Sociedade (Unilasalle, Canoas RS), Especialista em Gestão da Investigação Criminal. Inspetora da Polícia Civil no RS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Su...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...