Pular para o conteúdo principal

As doze melhores ferramentas de pesquisa em fontes abertas relacionadas ao Twitter

Que o Twitter é uma das mídias sociais mais utilizadas do mundo não há dúvida. Também, não há dúvida quando à instantaneidade das mensagens postadas pelos usuários. Veja-se o exemplo do #Oscars e da apresentadora da edição de 2014, Ellen Degeneres: a foto por ela postada teve mais de 2,5 milhões de retuitadas (RTs) e mais de 1,4 milhão de curtidas.
Saiba como adquirir o livro Inteligência Digital, voltado para a pesquisa e ferramentas de fontes abertas na Internet
Procurar informações no Twitter também não é difícil, pois que a própria ferramenta social disponibiliza opções, como a Busca Avançada e a opção 'Descobrir':

Busca Avançada no Twitter
No entanto, várias ferramentas diferentes auxiliam na compreensão de fenômenos, tendências e informações de pessoas, termos etc. no Twitter. Vou procurar colocar as principais e mais utilizadas:

Ferramentas de análise de vínculos no Twitter:

1 - MentionMapp: excelente ferramenta! Para usar, deve-se autorizar o aplicativo a ter acesso aos dados da conta do analista e pesquisar por usuários e visualizar suas conexões, tanto em termos de contatos quanto em termos tuitados. Após a pesquisa por usuário, pode-se clicar sobre as hashtags comuns entre os usuários mostrados, buscando-se outros usuários relacionados.

Pesquisa por usuário e vínculos por termos usando MentionMapp

2 - Hashtagify: ótima ferramenta de pesquisa avançada de hashtags do Twitter, mostrando o resultado em vários formatos, principalmente em formato de vínculos, mostrando as hashtags relacionadas àquela pesquisada e também os principais usuários (chamados influenciadores). Também pode mostrar o resultado em "modo tabela" (popularidade, correlações, tópicos semanais e mensais e sua evolução). Ainda, mostra as principais linguagens relacionadas ao termo pesquisado e as variantes da publicação (caixa alta, caixa baixa e mescla entre as opções):

Busca por hashtags no Hashtagify

Ferramentas 'analytics' sobre hashtags publicadas no Twitter:

3 - Hashtags.org: além do conteúdo do site, que mostra as categorias de hashtags e sua popularidade, há possibilidade de pesquisa pelos termos, verificando-se, gratuitamente, a tendência das últimas 24 horas. Para um tempo maior, há necessidade de cadastro e pagamento (ativação da conta PRO). Há demonstração em gráfico de tendências, principais usuários relacionados, termos relacionados e tweets vinculados à análise:

Tendência de hashtags
4 - Topsy: excelente ferramenta que permite a pesquisa sobre link, tweets, fotos, vídeos e mostra os usuários influenciadores (relacionados ao termo pesquisado). No mesmo contexto, o Topsy Analytics permite a análise da evolução de três termos no período de espaço de tempo de 30 dias (exemplo abaixo). Ainda, mostra os principais tópicos (trend topics) retuitados pelos usuários. A seguir, uma imagem com o resultado da análise de três termos em conjunto (SOSVenezuela + Takedown + Oscar2014), percebendo um retorno do primeiro termo após à edição 2014 do Oscar (a versão PRÓ contempla mais recursos):

Análise de tendências por conjunto de termos

Ferramentas de pesquisa por categorias e cidades, estados e países, e usuários influenciadores:

5 - Twellow: por esta ferramenta há possibilidade de pesquisar pelo nome de usuário, nome real e por termos específicos, mas também é possível pesquisar por cidades (Twellowhood).

6 - Wefollow: ferramenta interessante para pesquisar sobre categorias de assunto, pré-definidas ou já inseridas por outros usuários, descobrindo-se usuários influentes na área:

Pesquisa por categorias de assuntos - Wefollow
7 - Twithaolic: mostra os usuários mais populares e influentes no Twitter, podendo-se pesquisar por determinado usuário, sabendo-se detalhes a respeito do mesmo e, também, pesquisa sobre a colocação e influência de seguidores em determinada cidade. Por exemplo, estou na 36ª posição em Porto Alegre.

Outras ferramentas de pesquisa por hashtags:

8 - TagBoard: excelente ferramenta de pesquisa por tags e hashtags, integrada em Twitter, Facebook, Instagram, Google+, Vine, dentre outros:

Pesquisa no TagBoard - várias redes sociais
9 - Twazzup: ótimo mecanismo de busca em tempo real para o Twitter, mostrando os usuários mais influentes por assunto e mais ativos.

10 - TweetFind: Diretório de negócios e usuários, mostrando em tempo real sobre o assunto pesquisado.

11 - IceRocket: Outro mecanismo de busca por redes sociais, que inclui blogs, o Twitter e o Facebook.

12 - TrendsMap: excelente ferramenta de acompanhamento, em tempo real e com geotags (georreferenciamento de hashtags), das tendências do Twitter. Permite a pesquisa por tópicos e por locais:

Pesquisa por tópico no TrendsMap
Bom, creio que era isso! Testem e difundam, compartilhem e deixem sua colaboração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.