Pular para o conteúdo principal

Aula Inaugural na Academia de Polícia Civil do Piauí e palestra na UniNovaFAPI

Na segunda-feira passada (21/10/2013) ministrei a aula inaugural no Curso de Formação de Agentes e Escrivães de Polícia na Academia de Polícia Civil do Piauí, a convite da Polícia Civil daquele Estado. A solenidade de abertura do curso contou com a presença do secretário estadual de Segurança, Robert Rios, do delegado geral James Guerra e de outras autoridades.

O convite foi aceito, com muita honra! Foi a quarta vez que retornei ao Piauí para ministrar instrução a integrantes da Polícia Civil piauiense. Nesta aula abordei temas como crimes cibernéticos, segurança da informação, atividades de polícia judiciária, fraudes eletrônicas, ciberbullying, inteligência policial e digital. 

De acordo com a diretora da Academia de Polícia Civil do Piauí, delegada Eugênia Villa, a turma é composta de 208 agentes e escrivães (53 escrivães e 155 agentes de polícia), que irão atuar em Teresina, região metropolitana e ainda em alguns municípios do interior do Estado.

Divulgação dessa aula inaugural:
Academia de Polícia inicia curso de formação de agentes e escrivães
- Polícia Civil presente em aula inagural na Academia de Polícia do Piauí

No mesmo dia, à tarde, ministrei, juntamente com o Chefe do Núcleo de Inteligência da PC do Piauí, Dr. Alesandro Gonçalves Barreto, uma palestra para alunos do Direito na UniNovaFAPI. Conforme a divulgação no site da universidade (clique aqui), a palestra foi dirigida a alunos de três períodos diferentes do curso. A sala estava lotada!!

Para a professora Eugênia Villa, a abrangência da comunicação, da globalização e sobretudo do fenômeno da internet, cria um ambiente forte para a prática de crimes. "Se por um lado essas novas tecnologias nos dão conforto e mobilidade, por outro lado são utilizadas por pessoas para a prática de crimes, então, nós devemos demonstrar aos alunos essa seara virtual e como esses crimes podem afetar milhões de pessoas. Essa palestra deu enfoque de como a gente pode utilizar essa prova, matéria processual penal em favor da percepção criminal e de que maneira podemos promover uma investigação dos crimes praticados em rede" explica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :