Pular para o conteúdo principal

Relatório da Microsoft revela que Brasil é o 3º país em desinfecções de malwares

A divulgação, pela Microsoft, do Relatório de Inteligência - Volume 8 - traz, segundo sua visão e dados, perspectivas "profundas" sobre softwares mal-intencionados e potencialmente indesejados, exploits de software, brechas de segurança etc.

  • Acesse o relatório neste link.

Os dados, com certeza preocupantes, demonstram o que outras análises, principalmente de empresas de antivírus, já vinham evidenciando: o Brasil está na berlinda da segurança virtual!

Em um universo de 500 bi de computadores analisados, o Brasil encontra-se em 3º lugar em número de desinfecções no 2º Semestre de 2009, com 2,1 mi de máquinas analisadas e desinfectadas, só ficando atrás da China e Estados Unidos.

O relatório, textualmente, coloca o Brasil, ao lado da China, como os países onde houve maior crescimento nesse processo de "desinfecções". A contrario sensu, onde houve o maior número de infecções:

  • "dos maiores aumentos na quantidade de computadores desinfectados foram verificados na China e no Brasil, que apresentaram aumento de 19,1% e 15,8% em relação ao 1H09, respectivamente. Grande parte desse aumento se deve ao lançamento, em setembro de 2009, do Microsoft Security Essentials, uma solução antimalware para computadores residenciais que está disponível gratuitamente para usuários com licenças do Windows. A China e o Brasil se destacaram como sendo os primeiros a adotar a solução Security Essentials."

O estudo, no processo de categorização de malwares e pragas virtuais, evidencia os oito países mais atingidos, na ordem: Estados Unidos, China, Brasil, Reino Unido, Espanha, França, Coreia e Alemanha. Quanto ao Brasil, enfatiza a principal característica: os chamados bankers.

  • 'a categoria "Ladrões de senha e ferramentas de monitoramento" é a categoria mais comum, principalmente devido à existência de uma grande quantidade de ladrões de senha em português que visam a usuários de bancos online brasileiros. Win32/Bancos é o mais comum desses ladrões de senhas.'


Outro aspecto que se percebe dessa análise - imagem acima - é a alta incidência de worms no mundo, só perdendo posição aos trojans. No Brasil, os worms também ficam em segundo lugar.

Bom, achei importante registrar minha impressão a respeito do tema. Caso goste, comente! Caso não goste, também comente! O importante é participar!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...