Pular para o conteúdo principal

Os crimes cibernéticos e a proteção do conhecimento sensível – Ciclo de palestras da ABIN no RS

imageNos próximos dois meses vou participar do Ciclo de Palestras da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN – no Rio Grande do Sul. A primeira palestra está programada para acontecer em 16 de setembro de 2010, na cidade de Caxias do Sul, conforme o folder do evento (clique aqui) e a seguinte agenda:

8h30min Recepção dos Convidados
9h Abertura
9h10min A Proteção do Conhecimento Sensível - Eduardo Arthur Izycki, Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
10 horas Coffe-Break
10h15min Investigação dos Crimes Praticados em Ambiente Virtual - Emerson Wendt, DRCI/Polícia Civil do Rio Grande do Sul
11h15min Introdução a uso da Criptografia na Internet – César Luís Bernardo, Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
12h Intervalo Almoço
14h Segurança da Informação – Aspectos Culturais - Thiago Berto, PBI - Segurança da Informação.
14h50min Um panorama atual dos Ataques via Internet – Maria de Fátima Webber do Prado Lima e Jerônimo Zucco – Universidade de Caxias do Sul (UCS).
15h45min Coffee break
16h Segurança em Redes Sociais – Robertson Frizero Barros - Agência Brasileira de Inteligência (Abin)
17h Debate: Crimes Cibernéticos e Proteção do Conhecimento Sensível
Abin / DRCI/ PBI / UCS

17h45min Encerramento


Ministrantes:
 
- Eduardo Arthur Izycki: Oficial de Inteligência da Agência Brasileira de Inteligência, lotado na sede do órgão em Brasília, atuando na Coordenação-Geral de Proteção do Conhecimento Sensível
- Emerson Wendt: Delegado de Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos do Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil do RS. Professor dos cursos de Inteligência de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Coordenador e Professor da disciplina de Inteligência Policial da Academia de Polícia Civil do RS.
- César Luiz Bernardo: Oficial de Inteligência atuando na área de Contra-Inteligência, no Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC), na Superintendência Estadual do Mato Grosso do Sul
- Thiago Berto: Sócio-fundador e diretor de Negócios da PBI - Segurança da Informação, possuindo mais de 11 anos de experiência na área e ainda algumas das mais importantes certificações no segmento de TI, tais como Microsoft Certified Systems Engineer, Red Hat Certified Engineer e Certificação ITIL Foundations.
- Maria de Fátima Webber do Prado Lima: doutora em Informática na Educação, mestre em Ciência da Computação na área de redes de computadores. Professora e pesquisadora da UCS. Possui atuação na área de redes de computadores onde ministra disciplinas na graduação e no pós-graduação. Atuou como coordenadora da rede da UCS durante 9 anos.
- Jerônimo Zucco: é certificado CISSP (Certified Information Systems Security Professional), Bacharel em Ciência da Computação e Pós-Graduado em Gerência e Segurança de Redes de Computadores. Atua na área de segurança de sistemas a 10 anos e trabalha no Núcleo de Processamento de Dados da UCS.
- Robertson Frizero Barros: Oficial de Inteligência atuando na área de Contra-Inteligência, no Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC), na Superintendência Estadual do Rio Grande do Sul. Formado em Ciências Navais pela Escola Naval, foi Oficial do Corpo de Intendentes da Marinha.


Informações Gerais e Inscrições:
Local: Sala Florense – Bloco M – Cidade Universitária
Público: alunos, professores, funcionários e empresas parceiras da UCS.
Valor: Gratuito
Inscrições no site da UCS neste link.
Informações pelo e-mail: andresa.colloda@ucs.br.


Organização: Coordenadoria de Inovação, Desenvolvimento e Extensão - Escritório de Transferência de Tecnologia – ETT (sala 301, bloco A):
Andresa Colloda – andresa.colloda@ucs.br (54-3218.2148 ou ramal 2148)
Andréa Venturini Pavan – avpavan@ucs.br
Agência Brasileira de Inteligência –Abin

Observação importante: O Ciclo de Palestras da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), tratando do tema "Os  Crimes Cibérneticos e a Proteção do Conhecimento Sensível" está inserida na Semana Acadêmica do Centro de Computação e Tecnologia da Informação - CCTI. A programação completa da Semana Acadêmica está no site da UCS: http://www.ucs.br/portais/ccti/eventos/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …