Pular para o conteúdo principal

Smartphones: cuidados, segurança e antivírus

Andei pesquisando um pouco sobre a segurança em smartphones e achei interessante deixar alguns comentários e dicas por aqui.

O mercado mundial de dispositivos móveis com acesso à internet (acesso à rede IP) hoje é de aproximadamente 4 bilhões e pode chegar a 7 trilhões num futuro não muito distante (fonte: tiinside, Ano 6, nº 55, março de 2010, fls 12-3). Isso significa uma tendência à mobilidade e ao acesso prático e constante à internet.

Dentre os sistemas operacionais mais utilizados nos dispositivos móveis estão (fonte: idem acima):
-OS Symbian – 46,9%
-Research In Motion – 19,9%
-iPhone OS – 14,4%
-Windows Mobile – 8,7%
-Linux – 4,7%
-Android – 3,9% (crescimento em 2009 de 10x = 6,8 mi de dispositivos vendidos em 2009 e já o segundo OS mais vendido no primeiro trimestre de 2010)

O OS Symbiam, logicamente, é o mais vulnerável, tanto pelo tempo de mercado quanto pela quantidade de uso: quanto mais usuários mais vítimas potenciais dos criminosos da área! No entanto, não é só ele vulnerável aos ataques. Vejamos algumas notícias dos últimos meses:

-Vírus finge ser atualização para o iPad (IDG Now! – 26/04)
-Especialistas mostram como invadir BlackBerry e iPhone (IDG Now! – 20/04)
-Jailbreak de iPhone traz programa espião (site oferece ferramenta de desbloqueio do celular e aproveita para enviar um cavalo de troia – IDG Now! – 16/04)
-Empresa vendeu até 3 mil celulares com vírus (Caso é mais grave do que a Vodafone imaginava; empresa investiga cartões do HTC Magic – IDG Now! – 22/03)
- Celulares transformados em zumbis (Baixaki – 18/03/2010):
image 
Algumas dicas de segurança para smartphones, coletadas de diversas fontes diferentes, são fundamentais e devem ser seguidas por usuários dos móveis com acesso IP:

- sempre deve-se exigir a digitação de senha para acessar o dispositivo móvel;
- estabeleça uma política firme de instalação de aplicativos confiáveis e mediante senhas;
- verifique se já existe antivírus para o sistema operacional de seu dispositivo móvel e o instale. Teste as opções disponíveis
- não utilize o processo denominado “jailbreak” (que constitui em quebrar as proteções de segurança do aparelho e, na maioria das vezes, instalar uma versão alternativa do firmware);
- para acessos remotos, utilize VPN, já disponíveis aos dispositivos móveis (pesquise algo para seu aplicativo e verifique com o administrador da rede a ser acessada remotamente);
- programe uma estratégia para o caso de seu dispositivo ser perdido ou roubado;
- para os usuários de dispositivos móveis com acesso IP da Nokia sugiro a leitura das dicas de segurança do Alexandre Alencar (Segurança em seu Smartphone).


Quanto ao antivírus uma excelente opção de segurança para smartphones é o Mobile Security, da Kaspersky, que pode ser baixado aqui. Vejam as proteções oferecidas pelo produto (fonte: Kaspersky):

Proteção Anti-Roubo

- Bloqueia ou apaga todos os dados pessoais em caso de perda ou roubo.
-Você é notificado sobre o novo número caso o cartão SIM seja substituído.

Proteção Anti-Malware

- Bloqueia mensagens SMS e de adware indesejadas.
- Interrompe ataques maliciosos ao celular.
- Evita infecções do PC ao sincronizar.

 
Veja o vídeo sobre o assunto no Olhar Digital:





Leitura Recomendada sobre o assunto:


ThreatPost BR: Como criar uma botnet de smartphones
Kioskea: Segurança dos Smartphones: espionagem e vírus à vista
Kioskea: Segurança dos Smartphones: espionagem e vírus à vista (2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.