Pular para o conteúdo principal

Smartphones: cuidados, segurança e antivírus

Andei pesquisando um pouco sobre a segurança em smartphones e achei interessante deixar alguns comentários e dicas por aqui.

O mercado mundial de dispositivos móveis com acesso à internet (acesso à rede IP) hoje é de aproximadamente 4 bilhões e pode chegar a 7 trilhões num futuro não muito distante (fonte: tiinside, Ano 6, nº 55, março de 2010, fls 12-3). Isso significa uma tendência à mobilidade e ao acesso prático e constante à internet.

Dentre os sistemas operacionais mais utilizados nos dispositivos móveis estão (fonte: idem acima):
-OS Symbian – 46,9%
-Research In Motion – 19,9%
-iPhone OS – 14,4%
-Windows Mobile – 8,7%
-Linux – 4,7%
-Android – 3,9% (crescimento em 2009 de 10x = 6,8 mi de dispositivos vendidos em 2009 e já o segundo OS mais vendido no primeiro trimestre de 2010)

O OS Symbiam, logicamente, é o mais vulnerável, tanto pelo tempo de mercado quanto pela quantidade de uso: quanto mais usuários mais vítimas potenciais dos criminosos da área! No entanto, não é só ele vulnerável aos ataques. Vejamos algumas notícias dos últimos meses:

-Vírus finge ser atualização para o iPad (IDG Now! – 26/04)
-Especialistas mostram como invadir BlackBerry e iPhone (IDG Now! – 20/04)
-Jailbreak de iPhone traz programa espião (site oferece ferramenta de desbloqueio do celular e aproveita para enviar um cavalo de troia – IDG Now! – 16/04)
-Empresa vendeu até 3 mil celulares com vírus (Caso é mais grave do que a Vodafone imaginava; empresa investiga cartões do HTC Magic – IDG Now! – 22/03)
- Celulares transformados em zumbis (Baixaki – 18/03/2010):
image 
Algumas dicas de segurança para smartphones, coletadas de diversas fontes diferentes, são fundamentais e devem ser seguidas por usuários dos móveis com acesso IP:

- sempre deve-se exigir a digitação de senha para acessar o dispositivo móvel;
- estabeleça uma política firme de instalação de aplicativos confiáveis e mediante senhas;
- verifique se já existe antivírus para o sistema operacional de seu dispositivo móvel e o instale. Teste as opções disponíveis
- não utilize o processo denominado “jailbreak” (que constitui em quebrar as proteções de segurança do aparelho e, na maioria das vezes, instalar uma versão alternativa do firmware);
- para acessos remotos, utilize VPN, já disponíveis aos dispositivos móveis (pesquise algo para seu aplicativo e verifique com o administrador da rede a ser acessada remotamente);
- programe uma estratégia para o caso de seu dispositivo ser perdido ou roubado;
- para os usuários de dispositivos móveis com acesso IP da Nokia sugiro a leitura das dicas de segurança do Alexandre Alencar (Segurança em seu Smartphone).


Quanto ao antivírus uma excelente opção de segurança para smartphones é o Mobile Security, da Kaspersky, que pode ser baixado aqui. Vejam as proteções oferecidas pelo produto (fonte: Kaspersky):

Proteção Anti-Roubo

- Bloqueia ou apaga todos os dados pessoais em caso de perda ou roubo.
-Você é notificado sobre o novo número caso o cartão SIM seja substituído.

Proteção Anti-Malware

- Bloqueia mensagens SMS e de adware indesejadas.
- Interrompe ataques maliciosos ao celular.
- Evita infecções do PC ao sincronizar.

 
Veja o vídeo sobre o assunto no Olhar Digital:





Leitura Recomendada sobre o assunto:


ThreatPost BR: Como criar uma botnet de smartphones
Kioskea: Segurança dos Smartphones: espionagem e vírus à vista
Kioskea: Segurança dos Smartphones: espionagem e vírus à vista (2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.

Tecnologia da Informação & Direito: um livro para o profissional de TIC

Após um longo período do projeto, iniciado lá em 2014 e interrompido em 2015, finalmente (não é em tom de reclamação, mas motivado pela falta de tempo!), lancamos em 2018 o livro: Tecnologia da Informação & Direito. O livro é fruto de uma parceria com a Profª Drª Ângela Kretschmann e visa a trazer aos neófitos nos estudos da interação entre as novas tecnologias e a percepção/recepção pelo Direito, especialmente no brasileiro. Um pouco sobre o livro: Existe um diálogo muito produtivo entre os profissionais da área jurídica e os da tecnológica, que promove contínuo aperfeiçoamento dos dois campos. Nesse sentido, o livro aborda uma noção geral que envolve o estudo do Direito e da Tecnologia, os principais pontos polêmicos que instigam a análise jurídica e o desenvolvimento do Direito para a solução de conflitos típicos da era digital. O enfoque é dado, em especial, após um apanhado geral do Direito, às áreas do direito do consumidor, direito à imagem, delitos cibernéti