Pular para o conteúdo principal

Relatório Symantec 2010 sobre segurança virtual nas empresas: aspectos críticos

SymantecA Symantec divulgou o Relatório 2010 sobre segurança da informação nas empresas, que foi resultado de uma pesquisa com 2100 CIOs, CISOs e gerentes de TI de 27 países, em janeiro de 2010.
Fonte: http://www.symantec.com/pt/br/business
O resultado do relatório pode ser baixado nos links abaixo, referentes, respectivamente, ao mundo todo e à América Latina:
Relatório com resultados globais
Relatório com resultados para a América Latina
Veja abaixo alguns destaques dados pela empresa quanto ao resultado da pesquisa:
1 - 42% das empresas afirmaram que o risco de cyberataques é umas das suas preocupações principais, mais do que desastres naturais, terrorismo e crimes tradicionais todos combinados;
2 - 75% das empresas enfrentaram, nos últimos 12 meses, cyberataques e 36% afirmaram os ataques como “de alguma forma/altamente eficazes”;
3 - 29% das empresas reportaram que os ataques aumentaram nos últimos 12 meses;
4 - As três maiores perdas relatadas com os ataques foram:

  • roubo de propriedade intelectual,

  • roubo de dados de cartões de crédito de clientes, e

  • roubo de informações pessoais dos clientes;
5 – As perdas mencionadas pelas empresas foram traduzidas em custos em 92% dos casos, ou seja, na grande maioria dos casos houve perda financeira;
6 - Metade das empresas mencionaram que estão “de alguma forma/extremamente com falta de pessoal”;
7 – Também, falta de orçamento e pessoal qualificado são os maiores problemas de recrutamento, sendo que 66% das empresas entrevistadas estão com a mesma vaga aberta este ano ou têm novas vagas;
8 – As áreas mais impactadas com a falta de pessoal são: segurança de rede (44%) e segurança da mensageria (39%).
A pesquisa na América Latina abrangeu 4 países: Brasil (73 entrevistados), México (51), Argentina (15) e Colômbia (11).
Opto por fazer uma análise quanto ao resultado, embora desconheça o conteúdo completo, apenas baseando-me no que foi divulgado.
Segundo o relatório para a América Latina, o segundo fator de preocupação são os crimes virtuais, ficando com 17%. O que não se sabe é se os 42% de cyberataques não configuram, também, crimes, já que 92% deles teria causado algum prejuízo financeiro. Eis, portanto, o primeiro aspecto e que deixa intrínseco o questionamento quanto à avaliação criminal dos cyberataques.
Outra coisa que não ficou clara é quanto à natureza do cyberataque: negação de serviço, envenenamento de DNS, fraudes, ataques à páginas web etc.
Leia mais sobre o assunto: TI Inside, nesta reportagem de Fevereiro de 2010
Bom, por hoje era só. Leiam os relatórios e tirem suas próprias conclusões a respeito. Se quiserem opinar aqui, deixem seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :