Pular para o conteúdo principal

Notícias - interessantes x preocupantes – relacionadas à segurança na web

Estas primeiras semanas de janeiro trouxeram várias notícias. Algumas #interessantes e outras #preocupantes. Claro que me refiro às questões de internet e segurança, pois se assim não fosse não teria como deixar de referir as tragédias que aconteceram no Brasil e Haiti (principalmente).

Aliás, uma das notícias preocupantes é justamente em relação ao Haiti. Os “engenheiros sociais virtuais”, aproveitando-se da tragédia e efeito saliência do terremoto no Haiti, resolveram explorá-la e enviar e-mails fraudulentos, fato que gerou inclusive um alerta do FBI. O fato foi divulgado por diversas agências de notícia, porém selecionei a notícia do IDG Now! (Obs.: só pelo IDG Now! teve 121 retweets).

A próxima notícia selecionada é relativa à utilização de vírus antigos em smartphones - telefones celulares com recursos avançados -. Esses vírus estão sendo usados para conectar os telefones a linhas com tarifa mais alta – chamados diallers -, deixando as vítimas com uma enorme conta para pagar. Veja notícia completa no Terra Tecnologia. A circunstância também é preocupante.

Mais uma, também preocupante: o britânico pedófilo que geria sites para crianças. Ele já tinha sido condenado pela Justiça britânica e trabalhou como administrador de um dos principais sites de educação do país, após mudar de nome. Isso confirma que eles estão entre nós e temos que ficar espertos! Veja a notícia completa do G1 aqui.

A última preocupante (prometo!) diz respeito à exploração de vulnerabilidade vinculada ao Internet Explorer (IE) para vários ataques, inclusive na China nesta última semana. O alerta foi dado pela McAfee Labs. Veja notícia completa aqui, aqui e aqui.

Será que não existem notícias interessantes nessa área? Claro que sim! E, por isso, separei pelo menos duas:

#interessante 1: As redes sociais e jogos online em pleno vapor e dispostas a auxiliar as questões no Haiti.

O Twitter, durante a semana, foi bastante importante com seus twetts solidários. A empresa criou o canal #relativesinhaiti que foi inundado de mensagens de parentes no exterior tentando descobrir informações sobre desaparecidos no Haiti, enquanto o canal "#rescumehaiti" está sendo usado pelos que participam diretamente das operações de resgate.

Já a Zynga anunciou o lançamento de itens especiais em seus três populares aplicativos no Facebook: FarmVille, Mafia Wars e Zynga Poker Facebook (veja notícia completa pelo Braintorm9 aqui).

Os celulares também foram importantes para o auxílio financeiro ao Haiti, pois segundo o divulgado pelo Jornal Tecnologia mais de 10 milhões de dólares foram coletados através dos fones móveis.

#interessante 2: em termos de segurança em redes sociais, a melhor informação veiculada foi a da parceria entre Facebook e McAfee. O acordo foi celebrado e divulgado pelo Facebook (em inglês), tendo como finalidade dar proteção aos usuários da rede social por um período de 6 meses, após o qual o antivírus será pago, com um custo menor (é a promessa!). Você pode ler sobre o assunto aqui (Terra Tecnologia), aqui (O Globo) e aqui (Oficina da Net).

#interessante + preocupante: o fato de hackers terem invadido um sistema que controla um cartaz eletrônico na Russia e rodarem um filme pornô. Veja mais aqui.

Bom, essas foram as notícias, relacionadas à segurança na web, que separei. Infelizmente existem mais notícias preocupantes do que interessantes. Se você tiver alguma para indicar, deixe seu comentário.
Ps.: os links dos termos #interessantes, #preocupantes e efeito saliência dizem diretamente com o Twitter.

Comentários

Tony Fontoura disse…
Os ataques provenientes da Rússia e China (principalmente) são tão frequentes q estamos pensando seriamente em bloquear TODOS os acessos a partir desses países :(

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.