Pular para o conteúdo principal

Notícia: 37 mil novos vírus detectados por dia

Executivo da Panda defende nuvem como solução para segurança

Juan Santana, executivo-chefe da Panda Security, acredita que grande parte do problema de segurança nos computadores não está nas máquinas, mas sim no comportamento do usuário. E, para resolver isso, é preciso criar soluções de proteção e ao mesmo tempo educar o consumidor final. De passagem por São Paulo, Santana falou com jornalistas na tarde desta quarta-feira sobre o fato da Panda ter produtos baseados em computação em nuvem.

"Uma coisa é fato: malware é um negócio. A única maneira de não impactar o PC é levar todo o processamento para a nuvem", diz Santana. Ele citou números do crescimento de software malicioso: se em agosto de 2008 haviam sido detectados 20 milhões de ameaças únicas, um ano depois o valor pulou para 30 milhões, com estimativa de chegar a 100 milhões de ameaças detectadas em 2010. "Todos os dias detectamos 37 mil novos vírus para PC", afirma. Em comparação, são 500 ameaças para Mac OS X detectadas por semana, segundo o executivo.

A Panda oferece o Cloud Antivirus como um download gratuito, mas existe uma versão paga. Para Santana, é possível convencer o consumidor médio, já acostumado com alguns serviços grátis na web e também baseados na nuvem (como Gmail, Picasa ou Flickr, por exemplo) a pagar por algo que ele efetivamente não vê. "Pense que sua vida toda está no notebook. Fotos, músicas, você compra online. Quem quer o gratuito tem o gratuito, mas a versão paga oferece mais recursos que servem para proteger ainda mais suas informações", explica.

A chegada do Windows 7, em 22 de outubro, também pode mudar algo? Na visão de Juan Santana, não. "Não muda nada porque o usuário é o mesmo, ele que é o problema. Se as pessoas que usam Windows trocassem as contas de administrador da máquina por usuário comum, 60% dos malwares não teriam acesso à máquina", afirma. "O Windows 7 é mais seguro, claro, mas os hackers vão descobrir um modo de invadi-lo logo".

A solução para os problemas do consumidor final de tecnologia, na visão de Santana, é educar o usuário. A Panda diz ter programas e campanhas de educação e prevenção para o uso de internet e sistemas de proteção na Espanha. "É preciso ter um uso responsável do PC e da rede", conclui.

Fonte: Terra Tecnologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :