Pular para o conteúdo principal

Curso de Analista de Informação - Rondônia

Prezados,

Destaco a notícia, retirada do site do Governo do Estado da Rondônia, o qual refere a formação de policiais no Curso de Analista de Informação, cujo conteúdo inclui a investigação dos crimes virtuais, ministrado por mim, tanto em Ji-Paraná (interior) quanto em Porto Velho:

Em Rondônia, policiais, delegados e oficiais da Capital de do interior participam de curso de Analista de Informação para o combate a crimes virtuais e tecnológicos.

A iniciativa, que visa reprimir umas das mais novas e ameaçadoras modalidades criminosas do mundo, é resultante da parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp-MJ) e o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

A primeira turma do curso, formada por 20 policiais das Delegacias Regionais do Interior, se forma nesta quinta-feira. A solenidade de encerramento será realizada nas dependências do 2º Batalhão da Polícia Militar em Ji-Paraná. “O curso teve início dia 19 de agosto. Os policiais que participaram reforçarão o trabalho da inteligência da polícia”, destacou o secretário de segurança, Evilásio Silva Sena.

Em Porto Velho, onde 22 policiais participam do curso, as aulas estão previstas para se encerrar na terceira semana de setembro. A organização do curso está a cargo da Comissão de Capacitação Integrada da Sesdec.

A preocupação da Sesdec com os crimes virtuais e eletrônicos é justificada pelo alto índice desse tipo de crimes no Brasil, que conquistou o título de maior laboratório do ‘cibercrime’ em todo o mundo, segundo um levantamento feito pela mi2g (empresa internacional especializada em segurança).

De acordo com a empresa britânica de segurança da informação, a cópia de software e dados protegidos por direitos autorais e pirataria, bem como o vandalismo on-line, são alguns dos métodos ilícitos cada vez mais adotados por hackers brasileiros.

Outro recorde alcançado pelos piratas do Brasil foi o número de grupos de hackers na lista TOP 10, dos "dez mais ativos". O Brasil ocupa todas as posições, os dez grupos hackers que mais atuaram durante o mês de novembro de 2002 são brasileiros. Desses, os cinco mais ativos são BYS (Breaking Your Security), Ir4dex, Endiabrad0s, Virtual Hell e rya (Rooting Your Admin).

Com isso, eles conseguiram fazer com que o português se tornasse a língua oficial do movimento hacker na internet.

Agradeço ao convite honroso do Dr. André Fagundes, chefe da GEI (Gerência de Estratégia e Inteligência) da SESDEC/RO.

Comentários

Anônimo disse…
Esse curso é essencial para carreira de um policial, obrigado pelas instruções. Abraço! Apocalipse AFO-RO

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...