quinta-feira, 4 de junho de 2009

Mais uma tentativa de capturar dados alheios ...

Mais uma dos ciberespertos

Depois de alguns dias com intensas atividades, achei interessante voltar à tona e relatar mais uma. Conforme notícia publicada no site G1.com.br mais uma tentativa de phishing scam está rondando os desavisados.

Como sempre os engenheiros sociais de plantão, ousando despertar propensões cognitivas de suas vítimas, usando o efeito exposição, ou seja, o que está na mídia, e também a ancoragem (a logomarca do G1), visam capturar dados de várias vítimas pelo mundo todo. Explico: a tragédia envolvendo o voo 447 da Air France está sendo usado para propagar pragas virtuais, capazes de capturar dados privados dos usuários da internet.

Segundo a notícia o e-mail com uma notícia falsa sobre o acidente referido está circulando pela internet com o objetivo de fazer o internauta clicar em um link e inadvertidamente infectar seu computador com programas maliciosos que roubam senhas bancárias. "A mensagem tenta reproduzir a marca do G1 e traz uma notícia falsa sobre o desaparecimento do avião. O texto promete imagens de objetos e vítimas encontradas no mar. Como é comum em mensagens fraudulentas na internet, apresenta erros gramaticais e de ortografia.", revela o G1. Veja, abaixo, imagem da mensagem:

A notícia falsa incentiva o internauta a clicar no link para ver as imagens, mas o endereço guarda, na verdade, códigos maliciosos que podem infectar o computador e abrir portas para piratas virtuais roubarem dados.

Portanto, todo cuidado é pouco!! Por isso, atenção aos e-mails recebidos, atendo-se ao cabeçalho (código fonte) e, mais especificamente, ao Received, verificando a real origem.

Ahh, não se esqueçam de verificar para onde link lhes levará antes de clicar em algo no mundo virtual. Vocês podem estar indo longe demais!!

Abraço a todos e até a próxima. E ... na semana que vem estaremos, novamente, na Acadepol com a 11ª Edição do Curso de Crimes Praticados pela Internet.

Nenhum comentário: