Pular para o conteúdo principal

Especialistas alertam para perigo de expor informações na internet


Os comunicadores instantâneos e as redes sociais já são parte da vida de muitos internautas, que trocam fotos, vídeos e detalhes de sua vida pessoal na web. Mas especialistas alertam que essa exposição pode ser perigosa, principalmente por causa dos hackers – pessoas que invadem computadores e podem roubar informações sigilosas. Além disso, há os usuários mal-intencionados, que se aproveitam das informações publicadas on-line. A polícia tem registrado cada vez mais casos de vítimas desse mundo virtual.

Veja o site do Bom Dia Brasil sobre o assunto.


Apesar das vantagens, como manter contato com pessoas que estão fisicamente distantes, a internet também esconde armadilhas. Uma adolescente de Natal foi para Olinda com a promessa de trabalhar como modelo. O amigo virtual, muito mais velho, a obrigou a se prostituir. O caso foi parar na polícia, e ela foi devolvida para a família. Já Dayse Alves de Melo, de 18 anos, afirma que mandaram recados para seu Orkut com ameaças.

“Independente da mídia que você está usando, tem que ter bom senso. Você não pode abrir a porta de casa para a primeira pessoa que encontra no meio da rua”, aconselha o pesquisador em tecnologia Jônatas Ferreira, da UFPE.

A internet permite que qualquer pessoa crie um perfil bem diferente de quem ela é, de fato. Um adulto, por exemplo, pode se passar por um adolescente ou um idoso. Por isso, é importante tomar muito cuidado na hora de escolher com quem se relacionar na rede.

Não coloque informações pessoais em sites, como endereço, telefone, identidade e CPF. Evite fotos que possam revelar a rotina, como o roteiro da escola e do trabalho. Não deixe senhas gravadas, principalmente nos computadores instalados em bibliotecas ou lan houses. Se possível, evite teclar com estranhos.

Carlos Sampaio, especialista em segurança da informação, lembra que também é fundamental que os pais monitorem os sites por onde os filhos costumam navegar. "Nada vai substituir o aconselhamento dos pais. Nada vai substituir a amizade entre pais e filho e a parceria com o ente querido."

"A internet, por ser mais veloz, potencializa a possibilidade de você encontrar gente boa e gente ruim. Você tem que ter o cuidado para ir construindo relações mais sólidas, na internet também”, diz Ferreira, da UFPE.

Nesta cartilha é possível encontrar mais informações sobre crimes na internet e ainda saber como denunciá-los.

Fonte: G1.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Su...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...