Pular para o conteúdo principal

Opiniões sobre a "Lei antipedofilia"

Por José de Paiva Netto:

Digna de aplauso a atitude do presidente Lula ao sancionar, em 25 de novembro, a lei criada com base na CPI da Pedofilia, conduzida pelo senador Magno Malta, ratificada na Câmara Federal, para punir com rigor a pornografia infantil na internet. Segundo a Agência Brasil, no discurso de abertura do 3o Congresso Mundial para o Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido no Rio de Janeiro, "o presidente classificou de 'animalescos' os atos sexuais de adultos contra crianças e disse que o tema deve ser tratado sem hipocrisia. Lula também chamou a atenção para o papel da família e afirmou que a educação sexual deve ser ensinada em casa. 'Os pais devem saber que a educação sexual em casa é tão importante quanto a comida'".


"O mais nocivo de todos os crimes"

A revista "Boa Vontade", edição 223, trouxe, em destaque, ampla reportagem sobre o assunto. Eis alguns trechos:

"Para o senador Magno Malta, o grande mérito da CPI da Pedofilia foi abrir os olhos dos brasileiros, criar o encorajamento, o repúdio, fazer com que as pessoas tenham a coragem de denunciar, de não aceitar que esse mal recaia sobre criança alguma, unindo nessa luta a mídia e a classe política. 'Quando você pensa em pedofilia, imagina um homem abusando de uma menina de 10, 12, 15 anos; infelizmente, é mais do que isso. Tenho imagens em que são molestados bebês com 30 dias de nascimento, crianças de 3 anos de idade. E a pedofilia está em todo lugar. Costumo dizer que veste toga, estola, terno, está nas colunas sociais... É feita por quem é analfabeto ou doutor', acrescentou.

"Mais do que coibir esse tipo de crime, é importante alertar pais e também responsáveis para o comportamento dos filhos, mesmo em lugares que, às vezes, podem parecer inofensivos. Malta destacou, por exemplo, que lugar de computador é na sala, nunca em quartos: 'Deve estar onde você possa ver com quem se está falando. Tem criança, adolescente, usando droga hoje, que começou o relacionamento pela internet. Meninos e meninas de 8, 9 anos de idade que estão praticando sexo, que começaram a teclar com outros de '7, 8 anos', e não eram crianças, era um monstro do outro lado. Depois, passa para o telefone celular, tira de casa, abusa sexualmente, e fica uma lesão moral, psicológica, que ninguém vai consertar'.

"É preciso observar os detalhes, lembra o senador. 'Quem é essa pessoa que leva seu filho para dormir na casa dela, de onde a criança volta chorando? Quem é essa pessoa em cuja casa seu filho gosta mais de ficar do que na sua própria? O vizinho que leva para o sítio, para a piscina dele, por que isso? Por que esse menino chora quando volta da escola (...)? Tudo isso são sinais.' Para o parlamentar, é necessário, urgentemente, um plano nacional de combate à pedofilia e a criação de uma estrutura específica na Polícia Federal para combater esse que ele considera 'o mais nocivo de todos os crimes, a própria degradação da humanidade'".


"Mentes criminosas, vidas despedaçadas"

Também na revista "Boa Vontade", num brilhante artigo, o senador Demóstenes Torres, procurador da Justiça e relator da CPI da Pedofilia, declara que "há pelo menos 50 anos a psiquiatria forense realiza um esforço científico enorme para definir o perfil do pedófilo. Entre as dezenas de características consta o fato de o criminoso ter sido abusado sexualmente na infância; possuir história de doença mental na família; nutrir um ressentimento contra a sociedade em geral; e pertencer majoritariamente ao sexo masculino. Apesar de os estudos levantarem inúmeras hipóteses que tentam explicar a razão da compulsão perversa, o fato é que pedófilo é um criminoso sem cara definida, pois o seu maior estratagema é parecer uma pessoa de bem".

Em outro momento, alerta: "O bandido atua na clandestinidade e tem no comportamento secreto o grande trunfo para materializar a obsessão por sexo com criança". Diz mais: "Normalmente a criança ofendida o conhece bem e nutre pelo pedófilo uma relação de confiança ou parentesco". Revela ainda, e isto é fundamental, que "a CPI da Pedofilia do Senado, da qual sou relator, elaborou uma série de propostas com a finalidade precípua de dotar o Estado brasileiro do esforço legal imprescindível para enfrentar o problema".

E finaliza: "É um equívoco entender o pedófilo tendo em vista o 'coitadismo' patológico. Por detrás dessa mente degenerada há um lucrativo negócio que despedaça vidas inocentes".

Parabéns ao Legislativo, ao Executivo e ao Judiciário brasileiros. É imprescindível sustentar o combate contra esse escabroso crime. Garantir segurança é um sacratíssimo dever cidadão, principalmente para com as crianças e os jovens.


*José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Su...

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...