Pular para o conteúdo principal

Apenas 2% dos computadores com Windows está protegido

Informações divulgadas pela Secunia na quarta-feira (3) mostram que apenas dois de cada 100 usuários de Windows conectados à internet estão com todos os programas atualizados contra brechas de segurança.

Personal Software Inspector apontou que apenas 2% dos usuários têm todos os programas atualizados.

A companhia usou informações coletadas a partir de 20.000 computadores pelo PSI (Personal Software Inspector), que analisa todos os programas instalados no computador e diz quais estão inseguros e precisam de atualização. 

A Secunia contabilizou apenas os programas que possuíam atualizações que corrigiam pelo menos um erro de segurança. 

Entre os computadores que possuíam programas inseguros, o levantamento apontou que 45,76% deles tinham mais de 11 aplicativos desatualizados. Outros 25,07% usavam entre seis e 10 programas inseguros e 30,27% contavam com um a cinco softwares vulneráveis. 

Os dados são piores do que os de janeiro de 2008, quando 5% dos computadores estavam completamente atualizados – três pontos percentuais a mais do que indicam as novas informações. 

A empresa diz ainda que os dados coletados por ela apresentam um cenário melhor do que a realidade, porque quem utiliza o PSI – usado para coletar os dados – é mais preocupado e informado sobre segurança do que o usuário comum. 

Fonte: G1.com (Coluna do Altiere Rhor).

Dica do Emerson: se você quer saber se seu computador está ou não infectado por pragas virtuais, o site Linha Defensiva (www.linhadefensiva.org), na seção Guias e Tutoriais, dá várias dicas. 
Inclusive, se você estiver com suspeitas de que o PC esteja infectado, os técnicos recomendam alguns softwares para rodar no computador e, através da participação em fórum do próprio site, lhes dão as respostas necessárias.

Abraço a até mais!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Su...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...