Informações divulgadas pela Secunia na quarta-feira (3) mostram que apenas dois de cada 100 usuários de Windows conectados à internet estão com todos os programas atualizados contra brechas de segurança.
Personal Software Inspector apontou que apenas 2% dos usuários têm todos os programas atualizados.
A companhia usou informações coletadas a partir de 20.000 computadores pelo PSI (Personal Software Inspector), que analisa todos os programas instalados no computador e diz quais estão inseguros e precisam de atualização.
A Secunia contabilizou apenas os programas que possuíam atualizações que corrigiam pelo menos um erro de segurança.
Entre os computadores que possuíam programas inseguros, o levantamento apontou que 45,76% deles tinham mais de 11 aplicativos desatualizados. Outros 25,07% usavam entre seis e 10 programas inseguros e 30,27% contavam com um a cinco softwares vulneráveis.
Os dados são piores do que os de janeiro de 2008, quando 5% dos computadores estavam completamente atualizados – três pontos percentuais a mais do que indicam as novas informações.
A empresa diz ainda que os dados coletados por ela apresentam um cenário melhor do que a realidade, porque quem utiliza o PSI – usado para coletar os dados – é mais preocupado e informado sobre segurança do que o usuário comum.
Fonte: G1.com (Coluna do Altiere Rhor).
Dica do Emerson: se você quer saber se seu computador está ou não infectado por pragas virtuais, o site Linha Defensiva (www.linhadefensiva.org), na seção Guias e Tutoriais, dá várias dicas.
Inclusive, se você estiver com suspeitas de que o PC esteja infectado, os técnicos recomendam alguns softwares para rodar no computador e, através da participação em fórum do próprio site, lhes dão as respostas necessárias.
Abraço a até mais!!!
Comentários