domingo, 9 de junho de 2013

O Facebook me estressa

Há alguns dias resolvi deletar meu Facebook. Sim, cometi o facebookicídio. Tinha mais de 2.700 "amigos". Aqueles que perceberam questionaram o motivo.

Fonte da imagem: Eating house
O motivo é um só: o Facebook estava me deixando estressado. Isso mesmo! Ficava estressado com a essa rede social. Aliás, fico estressado só de ver outras pessoas no Facebook.

É uma confissão? Sim! Não sei por que, mas considero perda de tempo ficar horas navegando por lá e não ver muita coisa de útil.

O que me deixou estressado? Muita futilidade; incomodações todas as horas, principalmente em momentos de descanso; postagens "sem conteúdo"; impertinências etc.

Estive lendo sobre "redes sociais" e "stress". A revista Galileu publicou uma matéria sobre o assunto, relatando uma pesquisa da Universidade Edinburgh Napier, que concluiu que o Facebook causa stress e ansiedade. Na mesma linha, a empresa Rebtel, conforme esta notícia. Outros reflexos também podem ocorrer, como problemas físicos (veja esta notícia de jovem italiano com sucessivos ataques de asma).

Mas o Facebook não é bom? Depende do ponto de vista: para encontrar pessoas e reencontra-las, sim! Para segurança pessoal, familiar e trabalho, em regra, não! A política de privacidade tende a usar todas as informações para fins próprios e tudo que postamos lá já não nos pertence.

Voltarei? Não sei. O que sei é que o Facebook guarda as minhas informações por seis meses. Por isso, ainda tenho tempo para pensar e, talvez, voltar. Assim, para quem quiser saber sobre as coisas, basta acompanhar por aqui e pelo Twitter: @EmersonWendt.

4 comentários:

Laurentino Mello disse...

Dr. Emerson, recomendo que analise a possibilidade de transformar seu perfil em fan page. Assim, não receberá feeds inúteis e poderá continuar com o compartilhamento das interessantes e importantes informações que sempre publica. além de poder mensurar o alcance das postagens.

Abraço!

Eduardo Merege disse...

Boa noite Dr.
Dr Emerson, estou com um problema e gostaria de saber como devo proceder:
Foi criado um perfil no Facebook se passando por minha empresa, um restaurante na cidade de Americana SP, entrei em contato com este perfil e solicitei que o apagasse de forma amigavel ,porém o "criador" do falso perfil se negou a faze-lo e disse que eu tomasse as medidas que achasse necessárias.
Não sei como devo proceder.
Desde ja agradeço
Eduardo


Emerson Wendt disse...

Laurentino, obrigado pela dica. Ainda tenho tempo para pensar. Abraço.

Emerson Wendt disse...

Eduardo, sugiro o registro de uma ocorrência e também de uma Ata Notarial em um tabelião. Após, procure um advogado para buscar a reparação de danos cíveis e encaminhamentos necessários.