Pular para o conteúdo principal

Curso em Goiás: Desafios no combate aos crimes cibernéticos

Como havia publicado no site Direito Eletrônico & Tecnologia da Informação, o Ministério Público de Goiás promoveu um debate sobre crimes cibernéticos e os desafios em como combate-los.

A coordenação do curso foi da Dra. Daniela Bruna Vendrúscolo, da Escola Superior do MPGO, que tem como Diretor o Promotor de Justiça Spiridon N. Anyfantis.

Tive a oportunidade em ministrar duas palestras:

- A engenharia social e a inteligência cibernética no contexto dos crimes eletrônicos

- Investigação de Crimes Cibernéticos

Destaco a importância da participação, no referido curso, de Delegados de Polícia da Polícia Federal, da Polícia Civil de Goiás, integrantes da Embaixada dos Estados Unidos e Promotores de Justiça de Goiás.

No entando, acredito que o aspecto importante foi a participação dos magistrados de Goiás, destinatários dos pedidos cautelares encaminhados pelas autoridades policiais. Assim, eles podem ter a visão de como ocorre o crime cibernético e como ele pode ser combatido, dentro dos limites constitucionais e legais.


As palestras ocorreram dia 21/09 e se estenderão para o dia 28/09, porém com outros palestrantes. Palestraram, além de mim, Aristides F. L. Moura (U.S. Department of Homeland Security), David Farias de Aragão (Delegado da Polícia Federal, PF/MA), Carlos Eduardo Miguel Sobral (Delegado da Polícia Federal, PF/DF), Pedro Paulo Marques (Delegado de Polícia Civil, PCMG).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Su...