Pular para o conteúdo principal

Dica no GMail: Como cancelar e-mail enviado

Para quem ainda não sabe, o GMail possui um recurso que permite "recuperar" e-mails enviados. Porém, para que isso aconteça, você deve agir dentro de 10-30 segundos após o envio do e-mail.

Na maioria dos serviços de e-mail, quando você recebe a instrução para enviar um e-mail, a mensagem é enviada imediatamente e não é possível cancelar um e-mail que já está enviado para o destinatário. Quando chega um e-mail na "caixa de entrada" do destinatário (o que, em regra, leva menos de 1 segundo), a única solução "provável" para cancelar o e-mail seria solicitar ao administrador do serviço de e-mail para excluir manualmente a mensagem. No entanto, sabemos que as chances são pequenas, até porque os administradores de host de e-mail normalmente não respondem ao pedido, alegando que isso seria uma invasão de privacidade.

O Gmail mudou isso adicionando uma característica muito original e experimental, na qual você pode desfazer "sendemails". Como ocorre: depois de enviar um e-mail você tem um máximo de 30 segundos para cancelar o email enviado, clicando no link "Desfazer". Isto é possível pela simples adição de uma fila antes dos servidores do Gmail enviarem o e-mail e não o apagando na caixa de entrada do destinatário. O usuário pode verificar isso enviando um e-mail de teste para si mesmo. Você vai notar que o e-mail só vai chegar em sua caixa de entrada quando o link "Undo" é removido. 

Este "Undo Send" (Cancelar Envio) recurso está desativado por padrão e só funciona no Gmail. Para habilita-lo acesse sua conta do Gmail, clique no ícone "Configurações" localizado no canto superior direito da página e selecione "Configurações" no menu. Clique na aba "Labs" e olhar for "Cancelar Envio" por Yuzo F Oops. 

Alternativamente, você também pode digitar "Undo Send" na caixa de pesquisa para encontrar rapidamente o recurso. Selecione o botão Ativar e clique no botão Salvar alterações.


Gmail "Undo Send Email" (Cancelar Envio):
Por padrão, você só tem 10 segundos para cancelar o e-mail enviado, mas você pode configurá-lo para 5, 10, 20 ou 30 segundos em "Configurações". Acesse a página "Configurações" de novo e desta vez a guia "Geral". Procure "Undo Send" (Cancelar Envio) e defina o período de cancelamento de envio para 30 segundos para que você tenha o tempo mais para cancelar o e-mail.


Enviar período de cancelamento

Após ativar o recurso "Undo Send" (Cancelar Envio), sempre que você acabou de enviar um e-mail, uma caixa de aviso aparecerá no topo central da página dizendo "Sua mensagem foi enviada. Desfazer. Exibir mensagem ". Basta clicar no link "Desfazer" para cancelar a mensagem enviada.


"Desfazer" sua mensagem foi enviada

Infelizmente, isso só funciona no e-mail baseado na web e não em clientes de e-mail com SMTP do Gmail. Outra coisa: se você fechar o navegador enquanto a mensagem ainda está na fila o e-mail será enviado de imediato e não há maneira de desfazê-lo mesmo se você conseguir o login novamente para o Gmail dentro de 30 segundos.

Obrigado ao amigo Paulo Rogério Lino pelo envio da dica. Fica a dica!

Comentários

SNC disse…
Mandei um email para o destinatário errado e percebi 30 segundos depois. Tinha lido sobre essa função e não botei em prática. Achei os senhores pelo google. Obg. pela dica e sucesso. Aloha

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :