Pular para o conteúdo principal

Especialização em Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética - FADISP

Há algum tempo que não postava nada no Blog, mais por falta de tempo do que qualquer outra coisa. Volto para divulgar a Especialização em Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética da FADISP, curso em que ministrarei algumas aulas.

Eis o conteúdo da divulgação oficial. Mais detalhes diretamente no site da FADISP, clicando aqui.

O Direito Eletrônico esta presente em todas as outras áreas do Direito. No campo trabalhista, com decisões inéditas que tratam do monitoramento eletrônico, na vertente cível temos a recuperação de perfis e identidades por medidas liminares, no campo penal com as mais diversas formas de crimes praticados com o uso da tecnologia e internet, inclusive o estelionato eletrônico. Dentro deste importante cenário a FADISP inicia um foro internacional inédito de discussão e pesquisa sobre as Novas Tecnologias avançadas, crimes cibernéticos e formas de proteção, projetando seus alunos e pesquisadores para uma rede de relacionamento e cooperação internacional, imprescindível e para a mundialização do mercado de trabalho. A inteligência cibernética é um dos mais importantes cenários de estudo para a compreensão da tecnologia e perícias em informática existentes na América Latina. 

A Coordenação da FADISP estruturou com uma agenda completa de palestras com conteúdo técnico e científico, assim como uma programação estruturada pelos maiores especialistas da área de Informática, renomados especialistas e consultores, acadêmicos de diversas universidades brasileiras e do exterior, com a revisão e adaptação por executivos de importantes corporações de base tecnológica, além de instituições de representação da sociedade civil brasileira e internacional. A FADISP se destaca pelo seu Mestrado e Doutorado.
Mais do que uma pós-graduação o aluno irá atuar em um centro de pesquisas e debates permanente lhe proporcionando interagir com os principais Representantes de Governo e Inteligência Cibernética, setor Bancário e Comércio e Indústria onde especialistas profissionais de informática forense e pesquisadores de todas as partes do mundo podem apresentar seus mais recentes resultados de pesquisa e investigação em todos os aspectos relacionados ao Direito Eletrônico, ambiente da internet e crimes cibernéticos, governança corporativa e segurança da informação proporcionando uma multiplicidade de conhecimentos e uma maximização de resultados profissionais e acadêmicos. Além de sessões técnicas com a apresentação de professores convidados do exterior, produção de artigos e participação em conferências o curso oferece, também, seminários, treinamentos, apresentações técnicas, laboratórios e exibições técnico científicas de cases.

Objetivo

O curso de Especialização em Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética tem como objetivo geral primário o aperfeiçoamento da formação de operadores do direito e profissionais da área da perícia e tecnologia, dotando-os de instrumental prático e teórico que lhes possibilite o aprimoramento operacional na área específica de atuação, principalmente, ao se relacionar com as novas tecnologias de ponta e os novos fenômenos do Governo Eletrônico, Sociedade da Informação e crimes cibernéticos.

Capacitar o profissional do direito e de outras áreas, por meio de formação crítica, para os novos enfoques e desafios do Direito aplicados aos meios eletrônicos e aos fenômenos da era da internet;
Examinar o direito e as novas tecnologias à luz do direito pátrio e estrangeiro;
Estudar os temas que envolvem o direito e as novas tecnologias, notadamente as alterações ocorridas na legislação durante os anos de 2000 a 2010, bem como os projetos de lei que tratam dos temas;
Interação direta com palestrantes e professores convidados do Brasil e de outros Países para a troca de experiência, capacitando o aluno no que há de mais moderno e a atual em termos de novas tecnologias e seus desafios;
Aprimorar os conhecimentos técnicos e científicos de profissionais, por meio do estudo dos princípios e enunciados que molduram os ramos do direito que se relacionam com as novas tecnologias, com ênfase nos problemas e questões de ordem prática e da atualidade.

Diferencial

O Programa de Especialização em Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética surge da conjugação de dois fatores contemporâneos: a necessidade de revitalização cultural e legal do ordenamento jurídico e das posturas de Governança de Tecnologia da Informação e Computação Forense. Discutir o papel desse sistema como regulador social e propiciar ao operador do direito conhecimento atualizado sobre seus mecanismos – estes mesmos em contínua transformação – justificam a oferta do Programa que buscará, pela estrutura de sua concepção e metodologia de suas aulas e avaliações dotar o corpo discente de arsenal crítico para compreender o cenário acima apresentado e posicionar-se como elemento de sua transformação interior e de seu “modus- operandi” profissional.


O curso é uma ótima oportunidade para quem quer se aperfeiçoar nessa área. A especialização é coordenada pelo Dr. Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos, Presidente da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia - OABSP.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.