sábado, 11 de setembro de 2010

Verificando os logs de acesso ao GMail

O Marcos Konzen, Analista de Sistemas e Mestrando em Engenharia da Produção - UFSM, com a linha de pesquisa, em Gestão da Segurança da Informação, que me acompanha pelo Google Buzz, postou um comentário sobre os logs de acesso ao GMail e o provoquei para escrever algo a ser publicado aqui. Reproduzo, por isso, o conteúdo do e-mail enviado por ele:

Caro Emerson, sempre acompanho seus posts e suas dicas, e aqui envio uma pequena contribuição de como verificar o log de acesso ao Gmail e verificar possíveis acessos indevidos na conta.
Ao acessar o meu Gmail dias atrás recebi um alerta do próprio Gmail informando que minha conta havia sido acessada por um IP dos EUA, e indicava que eu trocasse a minha senha o quanto antes. Uma opção apareceu para que eu verificasse o registro dos IPs que acessaram minha conta ultimamente e constava lá os IPs da minha casa e do trabalho e mais um IP totalmente estranho que era de um domínio nos EUA. 

Este recurso interessante do Gmail pode ser verificado
 lá no final da página, abaixo da frase onde diz "Você está usando... no momento." tem a seguinte opção: "Última atividade da conta: x hora atrás neste computador. Detalhes". É só clicar em detalhes que abrirá uma janela com um "log" com os IPs utilizados nos últimos acessos que a sua conta teve, e assim verificar algum acesso indevido na sua conta.

Caso perceber uma linha na lista de acessos destacada em vermelho, pode ser um acesso indevido na sua conta, e logo acima você terá uma opção para alterar a sua senha.

Outra opção é clicar no botão "Sair de todas as sessões" e encerrar todas conexões que poderiam estar abertas de sua conta.

Abaixo da lista de IPs utilizados no acesso pode-se habilitar ou desabilitar os alertas de acesso da conta do Gmail.

Mais dicas podem ser obtidas no link: 
http://mail.google.com/support/bin/answer.py?hl=br&answer=45938.

Abaixo, um exemplo da minha tela de log de acessos a minha conta:



Bom, resta-me agradecer à contribuição do Marcos Konzen e .... fica a dica!! Abraço a todos!

Nenhum comentário: