Pular para o conteúdo principal

Notícia: Notificações de incidentes de segurança recuam 13% no 3º trimestre

No terceiro trimestre deste ano foram totalizadas cerca de 30 mil notificações sobre incidentes de segurança no país, o correspondente a uma queda de 13% em relação ao mesmo período de 2008, segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

O resultado representou ainda expressivo decréscimo de 63% em na comparação como o segundo trimestre deste ano. As tentativas de fraude reportadas foram inferiores a 8 mil entre julho e setembro, total 86% menor frente ao segundo trimestre e 49% inferior ante o mesmo período de 2008.

De acordo com o CERT.br, o principal motivo foi a queda no número de relatos de eventuais quebras de direitos autorais, por meio de distribuição de material em redes P2P. A redução foi de 99% em relação ao segundo trimestre e de 97% na comparação com o mesmo período de 2008.

Ainda com relação a tentativas de fraude, o relatório apontou aumento de 22% nas notificações sobre cavalos de Tróia no trimestre. Já o número de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (phishing tradicional) reportadas teve alta de 6% ante o segundo trimestre, mas foi 66% maior contra o mesmo período de 2008.

Outra categoria que apresentou aumento de notificações está relacionada com a propagação de worms, que inclui infecções por bots, que totalizou 6.012 entre julho e setembro,número de 72% maior do que no trimestre anterior e 14% maior em relação ao mesmo período de 2008.

De acordo com Cristine Hoepers, analista de Segurança do CERT.br, cada vez mais máquinas de usuários finais estão conectadas via banda larga, de modo que não só possuem melhor conectividade, mas tendem a ficar mais tempo conectadas. “Por este motivo, elas acabam sendo um alvo mais atraente para os atacantes, bem como são mais facilmente infectadas por códigos maliciosos que se propagam automaticamente, como worms e bots", observou.

Já os relatos sobre ataques a servidores web registrou acréscimo de 1,6% em relação ao trimestre anterior, mas aumentaram 46% na comparação com o terceiro trimestre de 2008.

Fonte: TI Inside Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Crimes virtuais: como proceder??

Nos finais de ano ou próximo às festividades mais importantes, há sempre um número recorde de textos e postagens, em sites e blogs de segurança na web, orientando os usuários da internet em como fazer compras de maneira segura e com o mínimo de riscos, o que é muito positivo. Porém, não tem como não fazer algumas considerações a respeito daqueles que, a despeito de todas as orientações, por algum motivo ou outro, acabam sendo vítimas de crimes virtuais , principalmente as fraudes eletrônicas, seja com a subtração de valores de contas bancárias, seja com utilização de cartões de crédito e/ou débito. Percebe-se que o usuário-vítima, em primeiro momento, procura recompor sua perda financeira diretamente na instituição bancária, o que é de todo compreensível. Quem fica satisfeito em sofrer prejuízo econômico e não vai atrás daquilo que lhe tiraram? No entanto, a sugestão importante , até para que a polícia possa ter o conhecimento real sobre esse tipo de crime, é de que a pess...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.