Pular para o conteúdo principal

Notícia: Notificações de incidentes de segurança recuam 13% no 3º trimestre

No terceiro trimestre deste ano foram totalizadas cerca de 30 mil notificações sobre incidentes de segurança no país, o correspondente a uma queda de 13% em relação ao mesmo período de 2008, segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br).

O resultado representou ainda expressivo decréscimo de 63% em na comparação como o segundo trimestre deste ano. As tentativas de fraude reportadas foram inferiores a 8 mil entre julho e setembro, total 86% menor frente ao segundo trimestre e 49% inferior ante o mesmo período de 2008.

De acordo com o CERT.br, o principal motivo foi a queda no número de relatos de eventuais quebras de direitos autorais, por meio de distribuição de material em redes P2P. A redução foi de 99% em relação ao segundo trimestre e de 97% na comparação com o mesmo período de 2008.

Ainda com relação a tentativas de fraude, o relatório apontou aumento de 22% nas notificações sobre cavalos de Tróia no trimestre. Já o número de páginas falsas de bancos e sites de comércio eletrônico (phishing tradicional) reportadas teve alta de 6% ante o segundo trimestre, mas foi 66% maior contra o mesmo período de 2008.

Outra categoria que apresentou aumento de notificações está relacionada com a propagação de worms, que inclui infecções por bots, que totalizou 6.012 entre julho e setembro,número de 72% maior do que no trimestre anterior e 14% maior em relação ao mesmo período de 2008.

De acordo com Cristine Hoepers, analista de Segurança do CERT.br, cada vez mais máquinas de usuários finais estão conectadas via banda larga, de modo que não só possuem melhor conectividade, mas tendem a ficar mais tempo conectadas. “Por este motivo, elas acabam sendo um alvo mais atraente para os atacantes, bem como são mais facilmente infectadas por códigos maliciosos que se propagam automaticamente, como worms e bots", observou.

Já os relatos sobre ataques a servidores web registrou acréscimo de 1,6% em relação ao trimestre anterior, mas aumentaram 46% na comparação com o terceiro trimestre de 2008.

Fonte: TI Inside Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :