Pular para o conteúdo principal

Cuidado: novo phishing scam usando a morte de Michael Jackson

Mais uma para cuidar ao abrir seus e-mails:

Não tinham passado 24 horas da morte de Michael Jackson, hackers começaram a disparar códigos maliciosos em spams que supostamente teriam links para vídeos e fotos inéditas do cantor. O alerta foi feito na nesta sexta-feira (26), pela rede ThreatSeeker do Websense Security Labs, companhia especializada em segurança de web, e-mail e informação.

A ameaça chega por e-mail, com uma mensagem convidando o destinatário, por meio de um link malicioso, para assistir a um vídeo no site de compartilhamento de vídeos YouTube. Em vez do vídeo, no entanto, o computador do usuário recebe um trojan, hospedado em um site comprometido pelos golpistas. A técnica de engenharia social utiliza a curiosidade do público com fato recente, o chamado efeito exposição (usar fatos atualíssimos para aguçar a curiosidade e/ou simpatia do internauta).

Com o nome de "Michael.Jackson.videos.scr" (MD5: 664cb28ef710e35dc5b7539eb633abca), o arquivo encontra-se hospedado em um site legítimo de uma rádio australiana. Mas ao executar esse arquivo, uma página de um site brasileiro é aberta pelo navegador com a finalidade de distrair o usuário. Esse golpe específico tem origem no Brasil - não é coincidência ter utilizado o nome de arquivo "fotos.exe" - e os componentes usados pela praga já foram empregados em outros vírus de fraudes brasileiras. A informação é do especialista Altieres Rohr, do site Linha Defensiva.

Simultaneamente, mais informações são roubadas e três componentes são baixados e instalados pelo malware. Um dos arquivos baixados é denominado de “Michael.gif”, e possui baixa taxa de detecção por meio dos antivírus, destaca o Websense.

O malware, então, instala o arquivo Dynamic.dll, que é um plugin malicioso para o Internet Explorer. Outro componente faz o sistema executar automaticamente os arquivos "kproces.exe" e "fotos.exe" durante a inicialização do computador. O dynamic.dll fica na pasta Windows, enquanto os outros são instalados na pasta System32. Fonte: G1.com.br

Para remover a praga vocês podem utilizar um aplicativo desenvolvido pelo especialista Altieres Rohr - um BankerFix, contante do seguinte link, basta clicar. Voltarei a falar do BankerFix em próxima postagem.

Mantenham-se seguros e bom domingo. Emerson

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.