Pular para o conteúdo principal

Cuidado: novo phishing scam usando a morte de Michael Jackson

Mais uma para cuidar ao abrir seus e-mails:

Não tinham passado 24 horas da morte de Michael Jackson, hackers começaram a disparar códigos maliciosos em spams que supostamente teriam links para vídeos e fotos inéditas do cantor. O alerta foi feito na nesta sexta-feira (26), pela rede ThreatSeeker do Websense Security Labs, companhia especializada em segurança de web, e-mail e informação.

A ameaça chega por e-mail, com uma mensagem convidando o destinatário, por meio de um link malicioso, para assistir a um vídeo no site de compartilhamento de vídeos YouTube. Em vez do vídeo, no entanto, o computador do usuário recebe um trojan, hospedado em um site comprometido pelos golpistas. A técnica de engenharia social utiliza a curiosidade do público com fato recente, o chamado efeito exposição (usar fatos atualíssimos para aguçar a curiosidade e/ou simpatia do internauta).

Com o nome de "Michael.Jackson.videos.scr" (MD5: 664cb28ef710e35dc5b7539eb633abca), o arquivo encontra-se hospedado em um site legítimo de uma rádio australiana. Mas ao executar esse arquivo, uma página de um site brasileiro é aberta pelo navegador com a finalidade de distrair o usuário. Esse golpe específico tem origem no Brasil - não é coincidência ter utilizado o nome de arquivo "fotos.exe" - e os componentes usados pela praga já foram empregados em outros vírus de fraudes brasileiras. A informação é do especialista Altieres Rohr, do site Linha Defensiva.

Simultaneamente, mais informações são roubadas e três componentes são baixados e instalados pelo malware. Um dos arquivos baixados é denominado de “Michael.gif”, e possui baixa taxa de detecção por meio dos antivírus, destaca o Websense.

O malware, então, instala o arquivo Dynamic.dll, que é um plugin malicioso para o Internet Explorer. Outro componente faz o sistema executar automaticamente os arquivos "kproces.exe" e "fotos.exe" durante a inicialização do computador. O dynamic.dll fica na pasta Windows, enquanto os outros são instalados na pasta System32. Fonte: G1.com.br

Para remover a praga vocês podem utilizar um aplicativo desenvolvido pelo especialista Altieres Rohr - um BankerFix, contante do seguinte link, basta clicar. Voltarei a falar do BankerFix em próxima postagem.

Mantenham-se seguros e bom domingo. Emerson

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...