Pular para o conteúdo principal

Crime organizado estava por trás de 90% dos vazamentos de dados em 2008


Londres ? Em 2008, roubo de dados pessoais totalizou 285 mi de registros, mais que todos os contabilizados entre 2004 e 2007, afirma Verizon.

Por Computerworld/EUA

Publicada em 15 de abril de 2009 às 12h23
Crackers roubaram mais dados em 2008 que a soma dos últimos quatro anos, em ações perpretadas, em sua maioria esmagadora, por organizações criminosas, segundo a pesquisa 2009 Data Breach Investigations Report (DBIR), divulgada pela Verizon nesta quarta-feira (15/04).

O estudo investigou 90 vazamentos de dados que expuseram 285 milhões de registrados, equivalente a nove informações por segundo.

O dado é maior que os 230 milhões de registrados vazados no período entre 2004 e 2007 nos Estados Unidos.

A pesquisa analisou apenas brechas envolvendo ataques que resultaram em registros comprometidos sendo usados em crimes. A Verizon descobriu que 90% de todas as brechas envolviam ações do crime organizado.

O aumento no volume de dados roubados também teve consequências no mercado de venda de informações, com números de cartões de créditos, por exemplo, caindo dos 16 dólares cobrados em 2007 para menos de 50 centavos de dólar atualmente.

Como resultados, fraudes envolvendo números de identificação pessoal explodiram já que criminosos começaram a se focar em consultorias financeiras para roubar os números e associá-los a contas de débito e crédito.

Consultorias financeiras corresponderam a 93% dos mais de 285 milhões de dados roubados.

O relatório aponta também que 74% das fraudes envolviam ameaças vindas de fontes externas à empresa.

Invasões foram os principais métodos que causaram as brechas pelo quinto ano consecutivo, ação envolvida em 94% dos casos de vazamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...