Pular para o conteúdo principal

Palestra: A engenharia social e a inteligência cibernética no contexto dos crimes eletrônicos - OAB/SP



Na próxima semana, especificamente no dia 1º/06, estarei participando de evento promovido pela Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, com temas voltados para discussão relativa a"Os novos desafios do Direito Eletrônico- Engenharia Social e Inteligência Cibernética", a realizar-se no próximo dia 01/06/12 das 8h50 às 18h30, no Salão Nobre da OAB - Praça da Sé, 385 - São Paulo/SP. Veja a programação:

  
Credenciamento – 8h50


ABERTURA – 9h30

Dr. Coriolano Aurélio de Almeida Camargo
Advogado; Juiz do TIT; Coordenador da Pós-Graduação em Direito Eletrônico da FADISP; Professor da FGV, Mackenzie e EPD; Conselheiro da FECOMERCIO E FIESP; Presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.

Dra. Sandra Vilela
Advogada; Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior do Ministério Público e Master Business Administration em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito e Membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.

Dr. Vinicius Cosso
Advogado; Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Membro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.


******

10h10
A ENGENHARIA SOCIAL E A INTELIGÊNCIA CIBERNÉTICA NO CONTEXTO DOS CRIMES ELETRÔNICOS
Expositor
Dr. Emerson Wendt
Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul; Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós-Graduado pela URI – Frederico Westphalen; Membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia.

10h50
OS DESAFIOS PARA O COMBATE AO CIBERCRIME
Expositor
Dr. Walter Capanema
Advogado; Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Secretário-Geral da Comissão de Direito e TI da OAB RJ e Membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.


11h30
NOVOS DESAFIOS NA PERÍCIA ELETRÔNICA E SEU IMPACTO NO DIREITO ELETRÔNICO
Expositor
Giuliano Giova
Diretor do Instituto Brasileiro de Peritos em Comércio Eletrônico e Telemática; Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas de Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Membro do Comitê de TI e Comunicações.


******

Almoço – 12h30 às 14h

14h10
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS
Expositor
Dr. Valderes Fernandes Pinheiro
Doutor em Gestão Tecnológica pelo IPEN/FEA/USP; Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações; Pós-Graduado em Engenharia de Computação pela POLI/USP; Coordenador do Curso de GSI – Graduação em Sistemas da Informação da FIT – Faculdade Impacta Tecnologia.


15h20
INTRODUÇÃO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA INTERNET
Expositor
Dr. Renato Leite Monteiro
Advogado; Mestre em Direito; Professor da FADISP e Membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.

Debatedores
Prof. Fernando de Pinho Barreira
Perito; Analista de Sistemas; Administrador de Empresas; MBA em Direito Eletrônico; Especialista em Sociedade da Informação e Direito de Autor pela Universidade de Lisboa.

Dra. Gisele Truzzi
Advogada; Especialista em Direito Digital e Direito Criminal; Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-Graduada em Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação.


16 horas
ENGENHARIA SOCIAL:
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, MITIGAÇÃO DE VESTÍGIOS DIGITAIS E PREVENÇÃO CIBERNÉTICA
Expositor
Prof. Erasmo Ribeiro Guimarães Júnior
Perito em Forense Digital; Pós-Graduado em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito; Graduado em Planejamento Estratégico da Organização pela Universidade 9 de julho; Professor na Faculdade Alfa/FADISP do Curso de Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética; Membro e Secretário-Geral da Comissão de Defesa e Cidadania da OAB SP; Membro da ACFE – Association Of Fraud Examiners (EUA) e Membro da ISOC – Internet Society.


17h10
CIBERGUERRA E NOVOS PARADIGMAS NA SEGURANÇA CIBERNÉTICA
Expositor
José Mariano de Araújo Filho
Delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo.


Encerramento – 17h50


Inscrições / Informações
Praça da Sé, 385 – Térreo – Atendimento ou pelo site: www.oabsp.org.br;
Mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g, no ato da inscrição. Neste link.

Promoção
Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP

Apoio
Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP
Diretor: Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso


Data / Horário: 1o de junho (sexta-feira) - das 8h50 às 17h50


Local: Salão Nobre da OAB SP
Praça da Sé, 385 – 1o andar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.

Livro Direito & TI: Cibercrimes: debates contemporâneos sobre a ciberciminalidade

Em 2019 lançamos outro livro com destaque na área de Direito e Tecnologia da Informação. A obra Direito & TI: cibercrimes  contou com a participação de inúmeros autores do Brasil, México e Portugal. O release do livro: A cibersegurança é uma preocupação global, e as legislações têm muito a evoluir, pois a sociedade espera que o Direito resolva os problemas da Tecnologia da Informação, efetivando um controle sobre as condutas, quando essa perspectiva não é realista. O Direito tem a possibilidade de contingenciar os riscos do dia a dia de qualquer atividade, e, especialmente, o Direito Penal, deve ser a última razão de contingenciamento, estabelecendo a conduta e penas respectivas àquelas condutas que trazem danos aos dados ou a informação. Os autores: Emerson Wendt (organizador), Alberto Enrique Nava Garcés, Alesandro Gonçalves Barreto, Andrey Henrique Andreolla, David Augusto Fernandes, Diana Zanatta, Fernanda Brandt, Gabriel Araújo Souto, Iago de Pádua Grillo, Manuel David Massen