Pular para o conteúdo principal

Palestra: A engenharia social e a inteligência cibernética no contexto dos crimes eletrônicos - OAB/SP



Na próxima semana, especificamente no dia 1º/06, estarei participando de evento promovido pela Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB/SP, com temas voltados para discussão relativa a"Os novos desafios do Direito Eletrônico- Engenharia Social e Inteligência Cibernética", a realizar-se no próximo dia 01/06/12 das 8h50 às 18h30, no Salão Nobre da OAB - Praça da Sé, 385 - São Paulo/SP. Veja a programação:

  
Credenciamento – 8h50


ABERTURA – 9h30

Dr. Coriolano Aurélio de Almeida Camargo
Advogado; Juiz do TIT; Coordenador da Pós-Graduação em Direito Eletrônico da FADISP; Professor da FGV, Mackenzie e EPD; Conselheiro da FECOMERCIO E FIESP; Presidente da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.

Dra. Sandra Vilela
Advogada; Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Superior do Ministério Público e Master Business Administration em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito e Membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.

Dr. Vinicius Cosso
Advogado; Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Membro da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.


******

10h10
A ENGENHARIA SOCIAL E A INTELIGÊNCIA CIBERNÉTICA NO CONTEXTO DOS CRIMES ELETRÔNICOS
Expositor
Dr. Emerson Wendt
Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul; Formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós-Graduado pela URI – Frederico Westphalen; Membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia.

10h50
OS DESAFIOS PARA O COMBATE AO CIBERCRIME
Expositor
Dr. Walter Capanema
Advogado; Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro; Secretário-Geral da Comissão de Direito e TI da OAB RJ e Membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.


11h30
NOVOS DESAFIOS NA PERÍCIA ELETRÔNICA E SEU IMPACTO NO DIREITO ELETRÔNICO
Expositor
Giuliano Giova
Diretor do Instituto Brasileiro de Peritos em Comércio Eletrônico e Telemática; Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas de Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Membro do Comitê de TI e Comunicações.


******

Almoço – 12h30 às 14h

14h10
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES NAS REDES SOCIAIS
Expositor
Dr. Valderes Fernandes Pinheiro
Doutor em Gestão Tecnológica pelo IPEN/FEA/USP; Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações; Pós-Graduado em Engenharia de Computação pela POLI/USP; Coordenador do Curso de GSI – Graduação em Sistemas da Informação da FIT – Faculdade Impacta Tecnologia.


15h20
INTRODUÇÃO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO NA INTERNET
Expositor
Dr. Renato Leite Monteiro
Advogado; Mestre em Direito; Professor da FADISP e Membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP.

Debatedores
Prof. Fernando de Pinho Barreira
Perito; Analista de Sistemas; Administrador de Empresas; MBA em Direito Eletrônico; Especialista em Sociedade da Informação e Direito de Autor pela Universidade de Lisboa.

Dra. Gisele Truzzi
Advogada; Especialista em Direito Digital e Direito Criminal; Formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-Graduada em Gestão e Tecnologia em Segurança da Informação.


16 horas
ENGENHARIA SOCIAL:
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO, MITIGAÇÃO DE VESTÍGIOS DIGITAIS E PREVENÇÃO CIBERNÉTICA
Expositor
Prof. Erasmo Ribeiro Guimarães Júnior
Perito em Forense Digital; Pós-Graduado em Direito Eletrônico pela Escola Paulista de Direito; Graduado em Planejamento Estratégico da Organização pela Universidade 9 de julho; Professor na Faculdade Alfa/FADISP do Curso de Direito Eletrônico e Inteligência Cibernética; Membro e Secretário-Geral da Comissão de Defesa e Cidadania da OAB SP; Membro da ACFE – Association Of Fraud Examiners (EUA) e Membro da ISOC – Internet Society.


17h10
CIBERGUERRA E NOVOS PARADIGMAS NA SEGURANÇA CIBERNÉTICA
Expositor
José Mariano de Araújo Filho
Delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo.


Encerramento – 17h50


Inscrições / Informações
Praça da Sé, 385 – Térreo – Atendimento ou pelo site: www.oabsp.org.br;
Mediante a doação de uma lata ou pacote de leite integral em pó – 400g, no ato da inscrição. Neste link.

Promoção
Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB SP

Apoio
Departamento de Cultura e Eventos da OAB SP
Diretor: Dr. Umberto Luiz Borges D’Urso


Data / Horário: 1o de junho (sexta-feira) - das 8h50 às 17h50


Local: Salão Nobre da OAB SP
Praça da Sé, 385 – 1o andar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.