segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dica de editor de textos, planilhas, apresentações, imagens e banco de dados gratuito: LibreOffice

Na semana passada falei de um editor de textos e planilhas de cálculo gratuito, porém limitado, disponibilizado pela Microsoft.

Hoje, vou falar de uma ferramenta de edição completa: o LibreOffice (BROffice), que oferece editor de textos, planilha, editor de apresentações, editor de desenhos e banco de dados. Além disso, O LibreOffice está disponível na maioria das plataformas computacionais: MS-Windows (Xp, Vista, 7), Linux (32 et 64 bits, pacotes deb e rpm) e MacOS-X (processadores Intel e PowerPC).

O LibreOffice tem a funcionalidade de ajudar o usuário da leitura e compreensão de diversos formatos de linguagem, incluindo .doc, .docx (além das versões anteriores do word), .xls, .xlsx (além das versões anteriores do excel), .rtf, dentre outras. (Obs.: quanto aos arquivos do Microsoft Office pode haver problema na leitura da formatação do conteúdo)

Outro aspecto importante é quanto à segurança derivativa, com conversão dos documentos, planilhas etc. em PDF, incluindo abertura por senha. Ainda, o LibreOffice pode funcionar diretamente de um pen drive ou HD externo, não necessitando instalação no computador.

Onde baixar:
Onde baixar LibreOffice ou BrOffice Portable (já contém as dicas de como baixar e trabalhar no pen drive ou HD portátil):
Fica a dica!

Nenhum comentário: