Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Golpista revela esquema da mensagem premiada por celular

Dei uma entrevista sobre o velho golpe do prêmio por torpedo no celular, a qual foi transmitida hoje (14/11) durante o programa Jornal do Almoço (RBS TV).
Sem saber que estava conversando com um repórter, golpista revelou como funciona o esquema da mensagem premiada pelo celular


É bom lembrar que os golpes através de celular têm algumas variantes: 

Primeiro, a do prêmio "ofertado" através de torpedos (SMS), conforme foi noticiado na reportagem;

Segundo, o golpista se faz passar por bombeiro ou policial rodoviário e, após "informar" à vítima sobre a ocorrência de um acidente, dá a entender que uma das pessoas "gravemente feridas" pode ser seu parente: tio, primo, irmão etc.. O criminoso, então, aproveita-se do nervosismo de seu interlocutor para, habilmente, conseguir dele informações como nome e características do suposto parente que esteja na rua àquela hora, momento do acidente. Recebidas as informações, o falso bombeiro ou policial rodoviário se transforma em sequestrador e passa a ameaçar a vítima. Veja como ocorre uma situação similar nesta reportagem da TV Terra.

Terceiro, quando atende o telefone, normalmente de madrugada ou outro horário diferenciado, a "vítima" ouve uma voz chorosa pedindo socorro: "Mãe" ou "pai" ... "eles me pegaram e vão me matar. Me ajuda!". A regra geral e lógica é de que a pessoa, visando entender a situação e na tentativa de se certificar se é seu filho (ou filha) que está falando, acabe revelando seu nome. Imediatamente, o criminoso anuncia o sequestro. Veja em um vídeo como ocorre o golpe, clicando aqui.

Quarta possibilidade: o golpista diz que foi contratado por "um inimigo" da vítima para sequestrá-la e matá-la. Em seguida, imprimindo pavor ao interlocutor, diz que, mediante o pagamento de uma determinada quantia, pode contar-lhe quem é "o inimigo e mandante do crime" e, ainda, desistir de cometê-lo.

Bom, espero ter ajudado com tais informações. Afinal, o trabalho da Polícia Civil também é de prevenir! Comentem!

Comentários

Amelia disse…
Recebi hoje um sms do numero 218591226893 informando que havia ganhando 60 mil reais p +inf referindo-se a (globo.com)inf.Fausto Silva e Claro promoção fala+Brasil dá premios.E a mesma passou varios dados Hugo Braga Vasconcelhos diretor setor 8 premiações informou protocolo 20111967/01 endereço Jacaré Pagua km 18 numero 225 RJ.
necolima disse…
Recebi hoje esta mensagem
promoção fala+brasil e fausto silva da premios! seu claro foi escolhido e faturou80 mil reais outras inf:ligue agora 0218592541962senha 121213
o numero que mandou é +558591734286
Só pode ser golpe.
Marta disse…
m recebi essa mensagem hoje, e quero alertar só pode ser golpe.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.