segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Entrevista: Golpista revela esquema da mensagem premiada por celular

Dei uma entrevista sobre o velho golpe do prêmio por torpedo no celular, a qual foi transmitida hoje (14/11) durante o programa Jornal do Almoço (RBS TV).
Sem saber que estava conversando com um repórter, golpista revelou como funciona o esquema da mensagem premiada pelo celular


É bom lembrar que os golpes através de celular têm algumas variantes: 

Primeiro, a do prêmio "ofertado" através de torpedos (SMS), conforme foi noticiado na reportagem;

Segundo, o golpista se faz passar por bombeiro ou policial rodoviário e, após "informar" à vítima sobre a ocorrência de um acidente, dá a entender que uma das pessoas "gravemente feridas" pode ser seu parente: tio, primo, irmão etc.. O criminoso, então, aproveita-se do nervosismo de seu interlocutor para, habilmente, conseguir dele informações como nome e características do suposto parente que esteja na rua àquela hora, momento do acidente. Recebidas as informações, o falso bombeiro ou policial rodoviário se transforma em sequestrador e passa a ameaçar a vítima. Veja como ocorre uma situação similar nesta reportagem da TV Terra.

Terceiro, quando atende o telefone, normalmente de madrugada ou outro horário diferenciado, a "vítima" ouve uma voz chorosa pedindo socorro: "Mãe" ou "pai" ... "eles me pegaram e vão me matar. Me ajuda!". A regra geral e lógica é de que a pessoa, visando entender a situação e na tentativa de se certificar se é seu filho (ou filha) que está falando, acabe revelando seu nome. Imediatamente, o criminoso anuncia o sequestro. Veja em um vídeo como ocorre o golpe, clicando aqui.

Quarta possibilidade: o golpista diz que foi contratado por "um inimigo" da vítima para sequestrá-la e matá-la. Em seguida, imprimindo pavor ao interlocutor, diz que, mediante o pagamento de uma determinada quantia, pode contar-lhe quem é "o inimigo e mandante do crime" e, ainda, desistir de cometê-lo.

Bom, espero ter ajudado com tais informações. Afinal, o trabalho da Polícia Civil também é de prevenir! Comentem!

3 comentários:

Amelia disse...

Recebi hoje um sms do numero 218591226893 informando que havia ganhando 60 mil reais p +inf referindo-se a (globo.com)inf.Fausto Silva e Claro promoção fala+Brasil dá premios.E a mesma passou varios dados Hugo Braga Vasconcelhos diretor setor 8 premiações informou protocolo 20111967/01 endereço Jacaré Pagua km 18 numero 225 RJ.

necolima disse...

Recebi hoje esta mensagem
promoção fala+brasil e fausto silva da premios! seu claro foi escolhido e faturou80 mil reais outras inf:ligue agora 0218592541962senha 121213
o numero que mandou é +558591734286
Só pode ser golpe.

Marta disse...

m recebi essa mensagem hoje, e quero alertar só pode ser golpe.