Pular para o conteúdo principal

Entrevista: Golpista revela esquema da mensagem premiada por celular

Dei uma entrevista sobre o velho golpe do prêmio por torpedo no celular, a qual foi transmitida hoje (14/11) durante o programa Jornal do Almoço (RBS TV).
Sem saber que estava conversando com um repórter, golpista revelou como funciona o esquema da mensagem premiada pelo celular


É bom lembrar que os golpes através de celular têm algumas variantes: 

Primeiro, a do prêmio "ofertado" através de torpedos (SMS), conforme foi noticiado na reportagem;

Segundo, o golpista se faz passar por bombeiro ou policial rodoviário e, após "informar" à vítima sobre a ocorrência de um acidente, dá a entender que uma das pessoas "gravemente feridas" pode ser seu parente: tio, primo, irmão etc.. O criminoso, então, aproveita-se do nervosismo de seu interlocutor para, habilmente, conseguir dele informações como nome e características do suposto parente que esteja na rua àquela hora, momento do acidente. Recebidas as informações, o falso bombeiro ou policial rodoviário se transforma em sequestrador e passa a ameaçar a vítima. Veja como ocorre uma situação similar nesta reportagem da TV Terra.

Terceiro, quando atende o telefone, normalmente de madrugada ou outro horário diferenciado, a "vítima" ouve uma voz chorosa pedindo socorro: "Mãe" ou "pai" ... "eles me pegaram e vão me matar. Me ajuda!". A regra geral e lógica é de que a pessoa, visando entender a situação e na tentativa de se certificar se é seu filho (ou filha) que está falando, acabe revelando seu nome. Imediatamente, o criminoso anuncia o sequestro. Veja em um vídeo como ocorre o golpe, clicando aqui.

Quarta possibilidade: o golpista diz que foi contratado por "um inimigo" da vítima para sequestrá-la e matá-la. Em seguida, imprimindo pavor ao interlocutor, diz que, mediante o pagamento de uma determinada quantia, pode contar-lhe quem é "o inimigo e mandante do crime" e, ainda, desistir de cometê-lo.

Bom, espero ter ajudado com tais informações. Afinal, o trabalho da Polícia Civil também é de prevenir! Comentem!

Comentários

Amelia disse…
Recebi hoje um sms do numero 218591226893 informando que havia ganhando 60 mil reais p +inf referindo-se a (globo.com)inf.Fausto Silva e Claro promoção fala+Brasil dá premios.E a mesma passou varios dados Hugo Braga Vasconcelhos diretor setor 8 premiações informou protocolo 20111967/01 endereço Jacaré Pagua km 18 numero 225 RJ.
necolima disse…
Recebi hoje esta mensagem
promoção fala+brasil e fausto silva da premios! seu claro foi escolhido e faturou80 mil reais outras inf:ligue agora 0218592541962senha 121213
o numero que mandou é +558591734286
Só pode ser golpe.
Marta disse…
m recebi essa mensagem hoje, e quero alertar só pode ser golpe.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.

Tecnologia da Informação & Direito: um livro para o profissional de TIC

Após um longo período do projeto, iniciado lá em 2014 e interrompido em 2015, finalmente (não é em tom de reclamação, mas motivado pela falta de tempo!), lancamos em 2018 o livro: Tecnologia da Informação & Direito. O livro é fruto de uma parceria com a Profª Drª Ângela Kretschmann e visa a trazer aos neófitos nos estudos da interação entre as novas tecnologias e a percepção/recepção pelo Direito, especialmente no brasileiro. Um pouco sobre o livro: Existe um diálogo muito produtivo entre os profissionais da área jurídica e os da tecnológica, que promove contínuo aperfeiçoamento dos dois campos. Nesse sentido, o livro aborda uma noção geral que envolve o estudo do Direito e da Tecnologia, os principais pontos polêmicos que instigam a análise jurídica e o desenvolvimento do Direito para a solução de conflitos típicos da era digital. O enfoque é dado, em especial, após um apanhado geral do Direito, às áreas do direito do consumidor, direito à imagem, delitos cibernéti