Pular para o conteúdo principal

E-mail usa suposto ataque cardíaco de Dilma para distribuir fraude

Uma nova tentativa de fraude vem sendo distribuída desde 08/11/2010, através de phishing scam, cujo assunto contigo no e-mail é, "Dilma Russeff Sofre Ataque Cardiaco - VEJA AS FOTOS", conforme imagem abaixo:
Imagem Blog do Emerson Wendt
Como se vê acima, a engenharia social utilizada é a curiosidade das pessoas, principalmente aquelas que não estão atualizadas em relação aos assuntos. O link constante no corpo do e-mail é encurtado e direciona para supostas fotos do ataque cardíaco da Presidenta da República Eleita, Dilma Rousseff. O golpe já havia sido detectado antes e alertado pelo site www.linhadefensiva.org, conforme este tweet: http://twitter.com/#!/linhadefensiva/status/29560378793.
Leia também: A pescaria virtual e os perigos dos encurtadores de URLs
Avaliando a URL encurtada, com utilização do Bit.ly, percebe-se que, desde que foi ativada, mais de 700 pessoas já clicaram (veja: http://bit.ly/b9nKdL+).

Imagem Blog do Emerson Wendt
Do conteúdo do e-mail percebe-se que quem elaborou a engenharia não se preocupou com o português e tampouco com o nome correto da Presidenta Eleita. Não cheguei a avaliar o restante, mas serve o que já está aqui como um alerta. Sempre digo: todo o cuidado é pouco!

Update (15/11/2010): 

Na análise feita relativamente ao código malicioso, percebe-se que se trata de um aplicativo que modifica o arquivo host do computador e remete à página falsa de vários bancos, SERASA e do Hotmail. Veja os bancos visados:


AMERICAN EXPRESS
BANESPA
BANRISUL
BB
BRADESCO
HOTMAIL
ITAU
SANTANDER
SERASA

Comentários

Ricce disse…
por isso que o Brasil não vai pra frente, nem com erros de portugês as pessoas escapam haha.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :