sábado, 4 de setembro de 2010

Quantidade de informações que postamos na internet: é saudável e/ou seguro?

Navegando na internet nesta tarde de sábado, com o frio retornando e acompanhando a timeline do Twitter, despertou a minha atenção uma postagem de uma adolescente. Ela, de uma maneira bastante ingênua, repassa o telefone celular e o fixo (dois tweets diferentes) para um grupo de três meninos que estavam ao vivo através do Twitcam, logados pelo user de um deles.

O fato, é claro, por ter chamado minha atenção, levou-me à pagina onde três adolescentes conversavam com as suas espectadoras, de todo o Brasil. Para minha surpresa, a referida adolescente não era a única a repassar o telefone, mas sim um número bastante grande de meninas/mulheres também o faziam. Talvez por receber tantos telefones, o rapaz resolve, também, colocar em uma de suas postagens os telefones fixo e celular.


Mas porquê este post e o que eu tenho que ver com tais exposições públicas? Talvez, nada! Mas a situação é preocupante. Realmente, preocupante!! Outra coisa: todos os problemas gerados na web por super exposição acabam por terminar em uma delegacia e/ou em juízo.

Dois dados são suficientes hoje para se localizar uma pessoa. Por exemplo, um pedófilo pode muito bem achar sua vítima tendo apenas um nome e uma foto com um uniforme escolar (encontrados no Orkut), que indicaria onde estuda, favorecendo sua atitude no aliciamento. Esse perigo se "avoluma" quando se posta, livremente, um dado como é o número telefônico. Essa circunstância favorece ao aliciador, que tende a fazer o primeiro contato verbal.

Da mesma forma, estes dados podem ser livremente utilizados por estelionatários, golpistas, que os usam a seu favor e para praticar o que chamamos de "falso sequestro".

As informações, portanto, podem ser usadas indevidamente e prejudicar apenas quem as posta. Por isso, todo cuidado é pouco!! Resguardar os dados pessoais é fundamental na web e pode fazer com que você não cais numa cilada de terceiros.

Já escrevi aqui uma série de artigos sobre Segurança nas Redes Sociais. Para quem quiser ler, deixo os links para leitura:

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa acho que deveria ter mais palestras sobre segurança na INTERNET nas ESCOLAS os ADOLECENTES ele se mostram muita na INTERNET

Blog do Emerson disse...

É verdade Hiago! Concordo, mas eu não tenho tempo para tanta palestra de orientação. Abraço.