Pular para o conteúdo principal

Encerramento do curso de Crimes Cibernéticos em PE

A Secretaria de Defesa Social (SDS) através  do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS), realizou o encerramento, nesta sexta-feira (11) às 16h, na Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) campus Recife, do Curso de Crimes Cibernéticos.

Curso de Pernambuco 143

O curso, que teve como público alvo os Profissionais de Inteligência lotados nas Agências de Inteligência e Núcleos subordinados do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (SEINSP), contou também  com a participação de Policiais da Divisão de Inteligência Policial do Estado de Sergipe.

Com carga-horária de 40 horas, as aulas foram ministradas pelo Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul – Bel. Emerson Wendt, auxiliado pelo Agente de Polícia Civil de Pernambuco, João Luiz Uzeda Luna, e teve como objetivo dotar os alunos de conhecimentos acerca dos aspectos legais, segurança da informação e procedimentos de investigação dos crimes cibernéticos. O curso aconteceu no período de 07 a 11 de junho. Adaptado do site do Governo do Estado de Pernambuco (texto original aqui).

Fui convidado para ministrar o referido curso pelo amigo e Delegado de Polícia Civil de Pernambuco, Romano Costa, Coordenador do Centro Integrado de Inteligência da SDS/PE (CIIDS). Gostaria de parabenizar a todos os alunos e alunas, pela qualidade e conhecimentos que já possuíam, o que auxiliou para o alto nível do curso.

Curso de Pernambuco 053 

Aliás, gostaria de destacar que o único curso que fiz na área foi em Recife no ano de 2005, cujo instrutor foi o Rogério Nogueira Meirelles, Agente da Polícia Federal, atualmente atuando como Adido Policial Adjunto na Embaixada Brasileira em Roma/Itália.

Espero que agora o tema se firme em Pernambuco, com seleção de alguns profissionais do curso para trabalharem especificamente com as investigações dos crimes cibernéticos. Pelo tempo do curso, de uma semana, pude repassar, pela primeira vez, aspectos relativos aos crimes de alta tecnologia, inclusive com um exercício direcionado ao assunto.

Até o próximo curso, provavelmente em Manaus, Rio Branco ou Aracajú!!

Comentários

Laurentino Mello disse…
É muito bom ver Pernambuco (meu estado) evoluir de maneira tão profissional em crimes digitais.

Parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa e ao Delegado pelo destaque.

Grande abraço!
Genildo disse…
Excelente curso! Fico feliz em ter participado deste curso. Parabéns ao Delegado e Professor Emerson pela qualificação e por ter nos passado tão importante conhecimento.
Unknown disse…
preciso realizar este curso, meu superior disse para eu verificar onde estaria tendo vagas, vc disse que o próximo seria no Acre, Amazonas ou Sergipe, moro em Rondônia, vc sabe se eu poderia participar em um desses cursos? Obrigada pela atenção.
emersonwendt disse…
Olha, não sei quando terá outro curso. Depende não só de mim mas também do Estado destinatário do curso.

Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.