Pular para o conteúdo principal

Encerramento do curso de Crimes Cibernéticos em PE

A Secretaria de Defesa Social (SDS) através  do Centro Integrado de Inteligência de Defesa Social (CIIDS), realizou o encerramento, nesta sexta-feira (11) às 16h, na Academia Integrada de Defesa Social (ACIDES) campus Recife, do Curso de Crimes Cibernéticos.

Curso de Pernambuco 143

O curso, que teve como público alvo os Profissionais de Inteligência lotados nas Agências de Inteligência e Núcleos subordinados do Sistema Estadual de Inteligência de Segurança Pública (SEINSP), contou também  com a participação de Policiais da Divisão de Inteligência Policial do Estado de Sergipe.

Com carga-horária de 40 horas, as aulas foram ministradas pelo Delegado de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul – Bel. Emerson Wendt, auxiliado pelo Agente de Polícia Civil de Pernambuco, João Luiz Uzeda Luna, e teve como objetivo dotar os alunos de conhecimentos acerca dos aspectos legais, segurança da informação e procedimentos de investigação dos crimes cibernéticos. O curso aconteceu no período de 07 a 11 de junho. Adaptado do site do Governo do Estado de Pernambuco (texto original aqui).

Fui convidado para ministrar o referido curso pelo amigo e Delegado de Polícia Civil de Pernambuco, Romano Costa, Coordenador do Centro Integrado de Inteligência da SDS/PE (CIIDS). Gostaria de parabenizar a todos os alunos e alunas, pela qualidade e conhecimentos que já possuíam, o que auxiliou para o alto nível do curso.

Curso de Pernambuco 053 

Aliás, gostaria de destacar que o único curso que fiz na área foi em Recife no ano de 2005, cujo instrutor foi o Rogério Nogueira Meirelles, Agente da Polícia Federal, atualmente atuando como Adido Policial Adjunto na Embaixada Brasileira em Roma/Itália.

Espero que agora o tema se firme em Pernambuco, com seleção de alguns profissionais do curso para trabalharem especificamente com as investigações dos crimes cibernéticos. Pelo tempo do curso, de uma semana, pude repassar, pela primeira vez, aspectos relativos aos crimes de alta tecnologia, inclusive com um exercício direcionado ao assunto.

Até o próximo curso, provavelmente em Manaus, Rio Branco ou Aracajú!!

Comentários

Laurentino Mello disse…
É muito bom ver Pernambuco (meu estado) evoluir de maneira tão profissional em crimes digitais.

Parabéns ao Governo do Estado pela iniciativa e ao Delegado pelo destaque.

Grande abraço!
Genildo disse…
Excelente curso! Fico feliz em ter participado deste curso. Parabéns ao Delegado e Professor Emerson pela qualificação e por ter nos passado tão importante conhecimento.
Unknown disse…
preciso realizar este curso, meu superior disse para eu verificar onde estaria tendo vagas, vc disse que o próximo seria no Acre, Amazonas ou Sergipe, moro em Rondônia, vc sabe se eu poderia participar em um desses cursos? Obrigada pela atenção.
emersonwendt disse…
Olha, não sei quando terá outro curso. Depende não só de mim mas também do Estado destinatário do curso.

Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :