Pular para o conteúdo principal

Qual o melhor navegador para seu computador?

Vários usuários me perguntam sobre qual é o melhor navegador? Ou, ainda pior, muitos ainda usam o Internet Explorer (IE) por vir agregado ao sistema operacional Windows; No entanto, quando falo da questão de segurança e vulnerabilidades, há uma tendência de mudança.
Veja uma lista de navegadores no site Baixaki, clicando neste link.
De acordo com a Net Applications, o IE continuava sendo o mais baixado e usado (em 2010), sendo seguido do Firefox e do Chrome, este que passou à frente do Safari e do Ópera (veja notícia do mesmo ano no Terra Tecnologia). Já em dezembro de 2011, conforme notícia do Terra Tecnologia, o Chrome era usado por 23,6% das pessoas contra 23,5% dos usuários do IE.
2010 - Os leitores do Blog do Emerson usavam na sua grande maioria o Internet Explorer, porém na verificação que fiz dos últimos 90 dias (jan, fev e mar) o Firefox saiu na frente com 41,1%, seguido do Internet Explorer (37,9%) e do Chrome (16,1%). A preocupação, no entanto, é quanto à atualização do browser, no que todos devem ficar atentos!!
2011 - durante esse ano, houve uma mudança no comportamento dos leitores do Blog do Emerson, sendo que apenas 29,83% dos usuários continuavam acessando com uso do IE. Os demais, ou usavam Firefox (34,31%), ou Chrome (30,31%) ou Safari (3.33%), sendo o restante dos demais navegadores, incluídos os de tablets e smartphones.
Você pode acompanhar a evolução do uso de navegadores no mundo, no Brasil etc., visualizando o site StatCounter e, inclusive, verificar que em 2011 o uso do Chrome no Brasil ultrapassou 40% dos usuários:

Source: StatCounter Global Stats - Browser Market Share

As principais opções que temos são as seguintes: Internet Explorer, Ópera, Safari, Firefox e Chrome (clique nos nomes para baixar o browser).

Como não sou especialista, vou citar alguns “estudos” sobre o assunto, o que é melhor e que propicia a avaliação individual de cada usuário/leitor.

  • O site Baixaki fez em fevereiro de 2010, neste link (http://www.baixaki.com.br/info/3591-fevereiro-de-2010-qual-o-melhor-navegador-.htm) uma avaliação completa a respeito do assunto. Nos testes referentes aos quesitos velocidade de abertura e carregamento o vencedor foi o Chrome; já nos testes de menor consumo de memória com várias abas abertas o vencedor foi o Firefox.
  • O Terra Tecnologia, neste link (aqui), traz também várias considerações sobre qual o melhor navegador, não se limitando ao sistema operacional Windows e fazendo considerações para quem tem o Mac OS e Linux.
  • O Terra Tecnologia noticiou, em 2011, neste link (aqui), sobre a versão mais nova do Firefox (9) ser 30% mais rápida. Vale a pena conferir.
Não foi feita nenhuma verificação quanto à segurança dos navegadores nos dois artigos citados, mas o interessante mesmo é usar a última versão do navegador que você escolheu para usar. Como já referi em outro post, o Secunia PSI ajuda a avisar quanto às vulnerabilidades existentes no seu computador e nos browsers.
Além do Secunia, para verificar as vulnerabilidades ativas, este link - http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_web_browsers#Vulnerabilities traz informações importantes (sugestão do Sandro Süffert).

Melhor opção de navegador para o seu computador:

O interessante é que você pode testar qual é o melhor navegador para o seu computador, usando o site Peacekeeper - The Browser Benchmark. O Olhar Digital fez uma reportagem, abaixo, bastante explicativa.

Eu fiz o teste no meu PC e o Chrome teve uma pontuação de 2.219 pontos enquanto que o Firefox teve 1344 pontos e o Internet Explorer apenas 494. Veja as imagens dos resultados:
Chrome - 2219 - EW
  Comparativo Browsers 
Assim, aliando os aspectos atuais de velocidade, uso da memória e segurança, a dica de uso de navegador da internet é o Chrome, com exceção à questão de privacidade x Google (ou seja, é mais uma forma de a Google saber tudo sobre você!!). Por isso eu uso, simultaneamente o Chrome, o Firefox e o Ópera. Aquele pela velocidade no carregamento das páginas; o segundo quando quero trabalhar com infinitas abas e o último nas investigações; o Chrome, pela forma de pesquisa no Google, que é direta na barra de endereços do navegador e pela sincronização entre máquinas; o Firefox, pela quantidade de extensões de segurança e que auxiliam na investigação policial; o Ópera, pela sincronização e segurança na investigação.
Não deixe de ler:
- artigo no Blog da Trend Micro: Qual é o navegador mais seguro?
Espero que este artigo tenha auxiliado. Até a próxima!!

(Artigo publicado em 15/04/2010. Update do post em 08/01/2011)

Comentários

Agulha3al disse…
Perfeito você usa a mesma combinação que utilizo aqui.
emersonwendt disse…
Agulha3al,

Valeu pelo comentário. Aprendi com vocês e apanhando nesses processos todos!!

Abração.
Ardra Germaine disse…
Uma informação sobremaneira importante no que diz respeito a utilização de navegadores. Face tal informativo, continuarei utilizando meus navegadores prediletos (conforme também a minha necessidade), Firefox (1º) e Chrome (2º). Bastante válido.
Anônimo disse…
Meu amigo Emerson! Ótimo post mesmo!
Everton Siqueira disse…
Eu uso apenas o Firefox....
E para abrir FTP uso o I.E.
emersonwendt disse…
Andrea e Daniel,

Grato pelos comentários e pelas constantes visitas ao blog.

Everton,

Também grato pelo comentário. Quanto ao uso do IE, não o "desrecomendo", porém é o mais vulnerável.
Unknown disse…
quanto ao quesito segurança, qualquer um menos o IE já é um bom começo.

Eu gosto muito da arquitetura do chrome que separa cada aba em um processo separado, o firefox também é muito comprometido com a segurança dos usuários.
VonNaturAustreVe disse…
Eu utilizo o Firefox e conjunto com Opera :)

[]'s
InfoClaps disse…
A velocidade de carregamento do navegador não é um problema com os navegadores como Firefox, Opera, Chrome e IE. A velocidade foi o destaque do Chrome há um ano , agora quase todos os browser correm rápido. Assim, a questão tem de ser mudada de o “melhor browser” para “o browser mais confortável”.
InfoClaps disse…
Os mais célebres navegadores de internet como Google Chrome e Firefox continua a FALHAR constantemente. É hora de eles se reformarem. Tentemos as opções dos navegadores alternativos .

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.