Pular para o conteúdo principal

Leitura recomendada: novidades sobre a (in)segurança virtual, OS e aplicativos práticos

Leitura Recomendada O leitura recomendada deste sábado traz coisas boas e ruins. As boas primeiro, é claro! E depois, as não tão boas e as ruins. Talvez você possa encontrar algumas misturadas, mas fazer parte dessa miscelânea virtual. Esta semana foi recheada de notícias relacionadas às áreas de TI, Segurança da Informação e Cyber Security. Vamos a elas:

IG Tecnologia:

Ubuntu 10.04 RC está disponível para download:

A equipe de desenvolvimento do Ubuntu anunciou nesta quinta-feira que a versão RC1 do Ubuntu 10.04 (codinome Lucid Lynx) já está disponível para download. Este é o último passo no ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 10.04, que deve ter seu lançamento oficial no próximo dia 29 de Abril. Leia mais aqui.

Facebook e Microsoft lançam o Docs.com e divulgam informações sobre a Open Graph:

O Facebook anunciou ontem, na conferência de desenvolvedores da empresa em São Francisco, a F8, sua união com a Microsoft para a criação do serviço Docs.com, um concorrente em potencial para o Google Docs. Leia mais aqui.

Terra Tecnologia:

Universidade Anhembi Morumbi abre inscrições via Facebook:

A Universidade Anhembi Morumbi está anunciando inscrições para seu vestibular por meio de um canal que parece bastante eficaz: a rede social Facebook. Leia mais aqui.

Anonimato na internet tem seu lado sombrio

Taffy Brodesser-Akner - Em fevereiro, escrevi para o site Salon.com um artigo sobre o distúrbio de estresse traumático pós-parto de que sofri depois do traumático parto do meu filho. Infelizmente, foi um artigo que pude escrever em primeira pessoa, e nele eu discutia estatísticas, pesquisas e minha ambivalência inicial quanto a um diagnóstico que parecia mais apropriado para veteranos de guerra e vítimas de estupro. O texto não tinha o objetivo de evocar simpatia, e sim o de informar. Além disso, dado o volume de antidepressivos que eu vinha usando, eu não conseguia nem mesmo ter pena de mim mesma. Leia mais aqui.

Empresa alerta para risco de ciberataques durante o mundial

Os piratas informáticos aproveitarão a Copa do Mundo do futebol da África do Sul-2010 para atacar os fãs do esporte, alertou em Bogotá a companhia Symantec em um relatório, divulgado esta sexta-feira, sobre as ameaças à segurança na internet. Leia mais aqui.

R7 Tecnologia:

Governos tentam conter invasão de privacidade em redes sociais

Autoridades discutem como proteger dados deixados em sites como Orkut e Facebook. Ao longo dos seis últimos anos, as redes sociais vêm sendo o fenômeno de maior destaque na internet e conectam mais de 1 bilhão de pessoas ansiosas por trocar vídeos, fotos ou votos de aniversário. Esses sites, liderados pelo Facebook, com 400 milhões de usuários, dependem da disposição dos usuários de compartilhar grande volume de informações pessoais com redes cada vez maiores de "amigos," sejam pessoas que de fato conhecem e encontram eventualmente, ou aquelas que conhecem virtualmente pela internet. Leia mais aqui.

IDG Now!:

5 ajustes indispensáveis para controlar a sua privacidade no Facebook

Privacidade tem sido um tema espinhoso para o Facebook. Há três anos, a rede social revelou seu projeto de publicidade Beacon – e o resultado foi uma ação coletiva na Justiça. As mudanças na privacidade divulgadas em dezembro, concebidas para encorajar ainda mais o compartilhamento de informações, atraiu uma saraivada de criticas. E esta semana, na conferência F8, o Facebook anunciou mais mudanças que afetam a privacidade dos usuários. Leia mais aqui.

Bom, são essas as sugestões de leitura. Eram para ser poucos, mas como falei no início a semana foi intensa! Boa leitura. Sugestões e críticas? Deixe seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.

Tecnologia da Informação & Direito: um livro para o profissional de TIC

Após um longo período do projeto, iniciado lá em 2014 e interrompido em 2015, finalmente (não é em tom de reclamação, mas motivado pela falta de tempo!), lancamos em 2018 o livro: Tecnologia da Informação & Direito. O livro é fruto de uma parceria com a Profª Drª Ângela Kretschmann e visa a trazer aos neófitos nos estudos da interação entre as novas tecnologias e a percepção/recepção pelo Direito, especialmente no brasileiro. Um pouco sobre o livro: Existe um diálogo muito produtivo entre os profissionais da área jurídica e os da tecnológica, que promove contínuo aperfeiçoamento dos dois campos. Nesse sentido, o livro aborda uma noção geral que envolve o estudo do Direito e da Tecnologia, os principais pontos polêmicos que instigam a análise jurídica e o desenvolvimento do Direito para a solução de conflitos típicos da era digital. O enfoque é dado, em especial, após um apanhado geral do Direito, às áreas do direito do consumidor, direito à imagem, delitos cibernéti