Pular para o conteúdo principal

Leitura Recomendada: avatares, redes sociais x benefícios x riscos

Leitura Recomendada O Leitura Recomendada deste sábado limitar-se-á às notícias da semana relativas às redes sociais, principalmente Twitter e Facebook, sobre as quais houve um número razoável de divulgações:

IDG Now!: Rede chinesa de ciberespionagem usa Twitter em ataques

Pesquisadores dos EUA e do Canadá estão rastreando uma sofisticada rede de espionagem cibernética  baseada na China, chamada Shadow, que tem como alvo computadores em vários países, incluindo os sistemas pertencentes ao governo indiano e suas bases militares. Leia mais aqui.

IG Tecnologia: Partido Trabalhista britânico demite candidato por “tweet”

O Partido Trabalhista britânico demitiu um candidato ao Parlamento nesta sexta-feira por ter publicado comentários ofensivos no Twitter, envergonhando o primeiro-ministro Gordon Brown, a semanas de uma eleição. O candidato do distrito escocês de Moray, Stuart MacLennan, publicou comentários com palavrões sobre seu partido e sobre políticos da oposição, além de celebridades e pessoas locais no serviço de microblog. Leia mais aqui.

Terra Tecnologia: Site pago de rede social Moshi Monster foca em crianças

15 milhões de usuários, a maior parte crianças entre sete e 11 anos, já criaram contas no Moshi Monsters (www.moshimonsters.com), que pouco a pouco se aproxima dos líderes do segmento, como o Club Penguin, da Disney. Leia mais aqui.

Terra Tecnologia: Britânicos recorrem ao Facebook para levar pessoas às urnas

Os funcionários dos serviços eleitorais britânicos recorrerão pela primeira vez ao Facebook para encorajar mais pessoas a se registrarem para votar em 6 de maio, depois de uma queda histórica no comparecimento durante as duas eleições nacionais anteriores, informou a organização responsável na sexta-feira. Leia mais aqui.

IDG Now!: Usuários desaprovam de privacidade no Facebook

Os usuários do Facebook estão muito sensíveis em relação à privacidade online, de acordo com pesquisa recentemente publicada pela companhia de segurança de TI Sophos. Leia mais aqui.

IDG Now!: Grupo alemão de defesa do consumidor propõe boicotar Facebook

Um grupo de consumidores da Alemanha tem solicitado aos usuários de internet que não usem o Facebook se a empresa de rede social não voltar atrás nas mudanças propostas em sua política de privacidade. Leia mais aqui.

IDG Now! Golpe do vale-presente no Facebook atrai 40 mil usuários em um só dia

Uma página criada como armadilha no Facebook - e que oferecia cupons de compra de mil dólares na loja Ikea - enganou cerca de 40 mil usuários nesta sexta-feira (9/4). Leia mais aqui.

Fugindo um pouco dos aspectos relacionados às redes sociais, mas não menos importante, cito a notícia e o artigo, respectivamente, do:

R7 Tecnologia & Ciência: Avatares ajudam pessoas a descobrir mentiras

Descobrir quando alguém está falando a verdade poderá ser tornar uma tarefa mais fácil em breve. Cientistas da University College London, na Inglaterra, conseguiram reproduzir o movimento dos olhos de pessoas de carne e osso em versões computadorizadas, os famosos avatares, para saber se alguém está dizendo uma mentira ou uma verdade. Leia mais aqui.

Web Segura: As 10 pessoas da Internet mais “perigosas” que você desconhece

Robert Hansen, mais conhecido pela grande maioria como RSnake, divulgou o que considerou a lista das 10 personalidades ou entidades mais importantes/perigosas da Internet. Leia mais aqui.
 

Bom, por hoje é só! Boa leitura e bom final de semana a todos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.

Livro Direito & TI: Cibercrimes: debates contemporâneos sobre a ciberciminalidade

Em 2019 lançamos outro livro com destaque na área de Direito e Tecnologia da Informação. A obra Direito & TI: cibercrimes  contou com a participação de inúmeros autores do Brasil, México e Portugal. O release do livro: A cibersegurança é uma preocupação global, e as legislações têm muito a evoluir, pois a sociedade espera que o Direito resolva os problemas da Tecnologia da Informação, efetivando um controle sobre as condutas, quando essa perspectiva não é realista. O Direito tem a possibilidade de contingenciar os riscos do dia a dia de qualquer atividade, e, especialmente, o Direito Penal, deve ser a última razão de contingenciamento, estabelecendo a conduta e penas respectivas àquelas condutas que trazem danos aos dados ou a informação. Os autores: Emerson Wendt (organizador), Alberto Enrique Nava Garcés, Alesandro Gonçalves Barreto, Andrey Henrique Andreolla, David Augusto Fernandes, Diana Zanatta, Fernanda Brandt, Gabriel Araújo Souto, Iago de Pádua Grillo, Manuel David Massen