Pular para o conteúdo principal

Leitura Recomendada: avatares, redes sociais x benefícios x riscos

Leitura Recomendada O Leitura Recomendada deste sábado limitar-se-á às notícias da semana relativas às redes sociais, principalmente Twitter e Facebook, sobre as quais houve um número razoável de divulgações:

IDG Now!: Rede chinesa de ciberespionagem usa Twitter em ataques

Pesquisadores dos EUA e do Canadá estão rastreando uma sofisticada rede de espionagem cibernética  baseada na China, chamada Shadow, que tem como alvo computadores em vários países, incluindo os sistemas pertencentes ao governo indiano e suas bases militares. Leia mais aqui.

IG Tecnologia: Partido Trabalhista britânico demite candidato por “tweet”

O Partido Trabalhista britânico demitiu um candidato ao Parlamento nesta sexta-feira por ter publicado comentários ofensivos no Twitter, envergonhando o primeiro-ministro Gordon Brown, a semanas de uma eleição. O candidato do distrito escocês de Moray, Stuart MacLennan, publicou comentários com palavrões sobre seu partido e sobre políticos da oposição, além de celebridades e pessoas locais no serviço de microblog. Leia mais aqui.

Terra Tecnologia: Site pago de rede social Moshi Monster foca em crianças

15 milhões de usuários, a maior parte crianças entre sete e 11 anos, já criaram contas no Moshi Monsters (www.moshimonsters.com), que pouco a pouco se aproxima dos líderes do segmento, como o Club Penguin, da Disney. Leia mais aqui.

Terra Tecnologia: Britânicos recorrem ao Facebook para levar pessoas às urnas

Os funcionários dos serviços eleitorais britânicos recorrerão pela primeira vez ao Facebook para encorajar mais pessoas a se registrarem para votar em 6 de maio, depois de uma queda histórica no comparecimento durante as duas eleições nacionais anteriores, informou a organização responsável na sexta-feira. Leia mais aqui.

IDG Now!: Usuários desaprovam de privacidade no Facebook

Os usuários do Facebook estão muito sensíveis em relação à privacidade online, de acordo com pesquisa recentemente publicada pela companhia de segurança de TI Sophos. Leia mais aqui.

IDG Now!: Grupo alemão de defesa do consumidor propõe boicotar Facebook

Um grupo de consumidores da Alemanha tem solicitado aos usuários de internet que não usem o Facebook se a empresa de rede social não voltar atrás nas mudanças propostas em sua política de privacidade. Leia mais aqui.

IDG Now! Golpe do vale-presente no Facebook atrai 40 mil usuários em um só dia

Uma página criada como armadilha no Facebook - e que oferecia cupons de compra de mil dólares na loja Ikea - enganou cerca de 40 mil usuários nesta sexta-feira (9/4). Leia mais aqui.

Fugindo um pouco dos aspectos relacionados às redes sociais, mas não menos importante, cito a notícia e o artigo, respectivamente, do:

R7 Tecnologia & Ciência: Avatares ajudam pessoas a descobrir mentiras

Descobrir quando alguém está falando a verdade poderá ser tornar uma tarefa mais fácil em breve. Cientistas da University College London, na Inglaterra, conseguiram reproduzir o movimento dos olhos de pessoas de carne e osso em versões computadorizadas, os famosos avatares, para saber se alguém está dizendo uma mentira ou uma verdade. Leia mais aqui.

Web Segura: As 10 pessoas da Internet mais “perigosas” que você desconhece

Robert Hansen, mais conhecido pela grande maioria como RSnake, divulgou o que considerou a lista das 10 personalidades ou entidades mais importantes/perigosas da Internet. Leia mais aqui.
 

Bom, por hoje é só! Boa leitura e bom final de semana a todos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.