Pular para o conteúdo principal

Como recuperar senha do Orkut?

Já escrevi, anteriormente, sobre como recuperar a senha do Hotmail e do MSN, o que está sendo um dos artigos mais lidos.

Como recuperar senha do Hotmail/MSN?

O artigo de hoje é para orientar as pessoas a como tentar recuperar a senha do Orkut, que é, aliás, um dos maiores vetores de criminalidade e de registro de ocorrências policiais.

O primeiro passo, natural, é para quem esqueceu a seSenha Orkutnha: há possibilidade  de recuperá-la através da redefinição de senha via e-mail, conforme indicação da seta na imagem ao lado. O usuário será enviado para uma página onde deverá selecionar o problema existente e, após a seleção, será direcionado para a página de assistência de senha onde informará os dados do usuário ( veja o link aqui: https://www.google.com/accounts/ForgotPasswd?fpOnly=1&hl=pt_BR). Outro aspecto importante é guardar e responder à pergunta secreta. Caso você use o próprio serviço de e-mail do Google, GMAIL, para acessar sua conta Google/Orkut, a senha será automaticamente enviada para o e-mail atual selecionado como e-mail secundário. No entanto, se  usas qualquer outro serviço de e-mail, como Hotmail, Uol, Yahoo e outros), o e-mail de redefinição da senha chegará diretamente em sua caixa de entrada.

 

Obs.: o e-mail secundário é fundamental nesse processo, por isso nunca deixe de informá-lo durante o cadastro da conta no Google.
 

O Google informa que pode ocorrer de a senha redefinida ser enviada em até 24 horas. Portanto, pode ser um pouco demorado. No entanto, após receber o e-mail com a senha o usuário deve acessar sua conta Google/Orkut e, nas configurações, redefinir a senha para uma que seja segura, confiável e que possa ser lembrada.

Leia este post sobre como guardar senhas com segurança.

Se o problema não foi de simples esquecimento de senha e sim de perfil hackeado/invadido, a sugestão é seguir as seguintes recomendações:

- Com acesso ao e-mail que usava para acessar a conta do Google/Orkut: nesse caso, se o hacker/invasor ainda não trocou o e-mail basta seguir as recomendações acima quanto ao esquecimento da senha.

- Sem acesso ao e-mail usado para acessar a conta do Google/Orkut (e/ou no caso de o hacker/invasor ter trocado o e-mail de acesso): basta entrar em contato com o suporte neste link sequencial e preecher os dados de forma simples e objetiva: https://www.google.com/support/accounts/bin/request.py?ara=1&hl=br&contact_type=ara&ctx=ara. Aparecerá uma tela questionando-o sobre ter ou não funcionado a forma de recuperação de senha citada acima e quando você clicar em não abrirá possibilidade de preeenchimento de um formulário extenso, conforme imagem:

image

Como referido, o usuário deve preencher todos os itens e clicar em “enviar”. Após, deverá aguardar a resposta do suporte.

Caso não consiga, a sugestão, baseada em informação repassada pelo próprio Google, é a seguinte:

image O interessado deve redigir um requerimento/notificação ao Google, relatando o fato e indicando a URL (endereço do perfil do Orkut, que aparece no navegador ao acessá-lo. Também pode ser informado apenas o código numérico do perfil, constante após a indicação do “uid” na URL). Redigido o documento, anexe cópia de dois documentos, RG e CPF, e envie tudo ao endereço da Google do Brasil, na Brigadeiro Faria Lima, 3900, 5º Andar, CEP 04538-132, São Paulo, SP.

Outra dica importante: caso o interesse seja de manter o perfil do Orkut e só reaver o acesso, é importante referir isso e indicar um e-mail de contato no corpo do documento enviado. Não há necessidade de reconhecimento de firma na assinatura!

Bom, o Google pode analisar o requerimento e indeferir a exclusão do perfil hackeado quando restará à vítima o seguinte:

1) caso seja crime, registre o fato em uma Delegacia de Polícia mais próxima. A autoridade policial poderá analisar o fato e solicitar a exclusão do perfil;

2) procure um advogado, especialista em Direito Digital, buscando recuperar o acesso via judicial.

Outro aspecto fundamental: não desrespeite os Termos de serviço e/ou Política de Privacidade do Google e, ainda, do Estatudo da Comunidade (Orkut). Caso sua conta tenha sido deletada por desrepeito a essas referências, será bem mais difícil a recuperação da conta. Mas se o usuário teve seu perfil deletado por um motivo desconhecido qualquer ou sentiu-se injustiçado por uma falsa denúncia, o suporte atende por este link: http://help.orkut.com/bin/request.py?contact=problem2.

Na dúvida, acesse o Fórum de Ajuda do Orkut.

Espero que este post ajude a todos que têm estes problemas. Ainda, sobre configurações de privacidade e outras dicas quanto ao Orkut, sugiro a leitura deste post:
 

Segurança nas Redes Sociais (Parte I) - Orkut

Comentários

Anônimo disse…
Dica preciosa!! Tenha um final de semana lindo
Abraços
' dinnha disse…
Pelo amor de Deus, me ajuda! Mudei a senha do meu orkut antes de ontem de noite, e no dia seguinte de manhã não consegui mais entrar porque deu senha inválida. Tentei de várias formas recuperá-lo...Pedi ajuda até para um amigo meu que sabe hackiar orkut, mas ele disse que é impossível se o e-mail do orkut não for o mesmo que o do msn...e pior que não é o mesmo! São diferentes! Mas ainda sim, tentei fazer um outro msn com o mesmo login do orkut, mas já existia, estava indisponível. Tive a idéia de adicionar essa pessoa que tem o mesmo e-mail que o login do meu orkut, porque se for possível redefinir, a senha nova irá para o e-mail do msn dela, né?!? E eu tendo ela no msn, ela pode me falar e tudo certo! Mas o que é pior, ela não me aceitou ainda ou tá sem internet, sei lá...Só sei que meu, preciso muito recuperar meu orkut de volta, já perdi as contas de quantos orkut's meus já foram perdidos, hackiados, esquecido a senha...enfim. Tem coisas lá que são muito importantes e preciso meeesmo arrumar uma solução!!! Aliás, estava até pensando se não tem "Técnicos" em fazer esse tipo de serviço, de uma maneira completamente diferente...Será que tem??? Bom, enfim, espero que alguém possa me ajudar. Desde já, muito agradecida! Ahhh! Qualquer coisa, qualquer novidade, pode me adicionar no msn, é: naty.zinhas2@hotmail.com
Beijos!

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.

Tecnologia da Informação & Direito: um livro para o profissional de TIC

Após um longo período do projeto, iniciado lá em 2014 e interrompido em 2015, finalmente (não é em tom de reclamação, mas motivado pela falta de tempo!), lancamos em 2018 o livro: Tecnologia da Informação & Direito. O livro é fruto de uma parceria com a Profª Drª Ângela Kretschmann e visa a trazer aos neófitos nos estudos da interação entre as novas tecnologias e a percepção/recepção pelo Direito, especialmente no brasileiro. Um pouco sobre o livro: Existe um diálogo muito produtivo entre os profissionais da área jurídica e os da tecnológica, que promove contínuo aperfeiçoamento dos dois campos. Nesse sentido, o livro aborda uma noção geral que envolve o estudo do Direito e da Tecnologia, os principais pontos polêmicos que instigam a análise jurídica e o desenvolvimento do Direito para a solução de conflitos típicos da era digital. O enfoque é dado, em especial, após um apanhado geral do Direito, às áreas do direito do consumidor, direito à imagem, delitos cibernéti