Pular para o conteúdo principal

Guerra cibernética: um apanhado sobre o tema

Resolvi fazer um apanhado com umcyber_guerra histórico recente sobre a guerra cibernética no mundo. Vou postar os links para que todos possam ler um pouco a respeito, mas é interessante ver como Portugal é um país onde o tema foi e é tratado mais a sério, estando bem a frente do nosso Brasil.
Começo, para que todos tenham um entendimento do assunto, pelo “o que é a Ciberguerra”, um post do ano passado, e pela idéia da ONU em estabelecer um tratado a respeito, quão importante está sendo considerado o assunto no momento:
- Blog do Emerson: Entenda o que é a Ciberguerra;
- R7 Tecnologia: ONU pede tratado para evitar uma “guerra na internet”;
- INFO Online: General quer exército na guerra cibernética;
- Yahoo!: França lança novo satélite de espionagem;
- Último segundo: Militantes interceptam vídeos de aviões de espionagem dos EUA;
- Resenha CConsex: EUA e Rússia tentam ampliar segurança na web;
- BBC Brasil: Guerra cibernética deixou de ser ficção, diz empresa de segurança;
- Notimpol (FAB): Brecha ameaça armas informatizadas;
- Terra Tecnologia: Militares dizem que Ciberespaço é ameaça iminente nos EUA;
- Hangar do Vinna, com base na Revista Época: Como a CIA garantiu à Raytheon vitória sobre a Thomson na venda de radares para o Sivam;
- Pravda: Israel pode recorrer à Guerra Cibernética;
- Segurança Digital: Cyberwar;
- Crabbyolbastard: EUA falha em teste de cyberataque (Update em 18/02/10);
- G1 Tecnologia: EUA buscam 10 mil jovens para reforçar cibersegurança do país (Update em 18/02/10);
- PC World (Uol): Estados Unidos destinam 1/2 bilhão de dólares para a cibersegurança. (Update em 05/02/10).
Para quem se interessa no assunto e clicou nos links acima, pode ter realmente uma idéia do que se trata e do que ocorre (está ocorrendo!) na guerra cibernética. Mas, reputo essencial e interessante a leitura dos posts do Delegado Mariano – Cyber Crimes (José Mariano de Araújo Filho):
Também, não poderia deixar de citar os artigos do Sandro Süffer, conforme seguem:
Bom … essas todas são as dicas de leitura sobre o assunto guerra cibernética, ciberguerra e/ou ciberterrorismo. Optei por elencar várias publicações colacionadas porque é importante que todos possam ler sobre o tema e formar sua própria opinião/convicção. Talvez, até cobrar dos políticos uma ação legislativa no Brasil para que estejamos preparados e não só uma ação executiva, como a noticiada em maio de 2009.
Aliás, será que já não estamos no meio de um guerra cibernética? O quanto o Brasil está preparado para enfrentar tais problemas? Segundo uma pesquisa publicada pelo Centro de Estudos Estratégicos Internacionais em parceira com a empresa McAfee, o Brasil é um dos países mais vulneráveis, dentre os 14 pesquisados. Dentre os brasileiros entrevistados para a pesquisa, 65% referem quanto ao aspecto de falta de leis específicas e 60% acreditam que o Brasil sofrerá, sim, um ataque cibernético nos próximos dois anos, estando com proteção em apenas 40%, ou seja, muito longe do ideal de 100%. Veja matéria a respeito clicando aqui.

Bom, por hoje é só. Comentem, sugiram, critiquem.

Comentários

Anônimo disse…
Tem vários links que quero abrir e ler a fundo, pra ficar por dentro.
Me lembro que o meu professor do curso de web design dizia: "Não existe servidor seguro"...
Ele contava das facilidades de se invadir um sistema, e como é vulnerável.
Vou ler cada tema indicado aqui na postagem, para ter algo mais concreto a comentar.
Ma de início vou te dizer:
Parabéns!! O blog está realmente excelente!!
Anchises disse…
Ótimo artigo, Emerson. Recentemente, a McAfee e o CSIS divulgaram um relatório interessante e relacionado a este assunto: "In the Crossfire: Critical Infrastructure in the Age of Cyber War" (http://csis.org/event/crossfire-critical-infrastructure-age-cyber-war). O relatório aborda como os países tem tratado a proteção da infraestrutura e como isso pode ser explorado e protegido em um cenário de guerra cibernética.
VonNaturAustreVe disse…
Mais um link para complementar o assunto.

http://pcworld.uol.com.br/noticias/2010/02/04/estados-unidos-destinam-meio-bilhao-de-dolares-para-ciberseguranca/

[]'s
emersonwendt disse…
VonNatur,

Devidamente agregado ao assunto. Obrigado pela informação.

Abraço.
Vitor S. Alves disse…
Otimo artigo, mesmo assim acho que uma guerra muito forte com desligamento de redes de agua e luz ainda esta longe de acontecer.
Mas os links mostram as inseguranças das redes nacionais e internacionais!!!
Vou ir mais a fundo nisso :D

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook: Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil. Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDA Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000 - Fonte:  Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas

Endereço do Twitter no Brasil

Já algum tempo o Twitter possui escritório no Brasil, tal qual o Facebook . Vários colegas policiais me perguntam os dados. Ei-los: Twitter Brasil Rede de Informação Ltda Endereço: Rua Professor Atílio Innocenti, 642, 9º Andar, Vila Nova Conceição, São Paulo São Paulo - CEP 04538-001 Endereço eletrônico: legalnoticesbr@twitter.com Telefone 11-30332900 Diretor-Geral do Twitter no Brasil: Guilherme Ribenboim ( @guilhermerib ) O perfil brasileiro oficial do Twitter no Brasil: @TwitterBrasil . Ajuda e suporte em https://support.twitter.com/forms . O Blog oficial pode ser acessado aqui: https://blog.twitter.com/pt/brasil . Qualquer sugestão: comentem!!

Lista dos Estados que possuem Delegacias de Polícia de combate aos Crimes Cibernéticos

Esta ideia começou com o post sobre os órgãos especializados no enfrentamento aos crimes virtuais , que estava desatualizado. Estou fazendo essa atualização com vistas a uma melhor orientação às pessoas. Muitos já copiaram e replicaram este post, sem atualizar os dados e sem referenciar a fonte, mas o que importa é a difusão da informação. O primeiro aspecto de um registro de ocorrência de um crime virtual é saber o que levar ao conhecimento da Polícia Judiciária. Por isso, sugiro a leitura do post sobre como proceder em casos de crimes virtuais, deste blog. Crimes virtuais: com proceder? Então, vamos à lista dos Estados brasileiros onde você pode encontrar atendimento especializado, não esquecendo que se você não se encontra na cidade ou Estado em que há um órgão policial específico você pode e deve registrar a ocorrência na Delegacia de Polícia mais próxima . O que não pode é deixar o fato sem o conhecimento de uma Autoridade Policial. -  Rio Grande do Sul :