segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Notícia: Antivírus da Microsoft tem mais de 1,5 mi de downloads

De acordo com a Microsoft, os relatos de detecção recebidos apenas na primeira semana de uso do Security Essentials mostraram 4 milhões de infecções em 535.752 computadores. A diferença entre máquinas comprometidas e infecções ocorre porque a maioria dos PCs estava com múltiplas ameças.

O Security Essentials, pacote de segurança gratuito da Microsoft, já teve mais de 1,5 milhão de downloads nos 19 países desde que foi lançado no final de setembro. Estados Unidos, Brasil e China são os países com o maior número de ameaças encontradas nos PCs pelo software.

Segundo a Microsoft, que divulgou os dados em seu blog de segurança, os Estados Unidos têm o maior número de PCs comprometidos (27% do total), seguidos por Brasil e China (17% cada). Na China, as principais ameaças são aquelas que exploram brechas de segurança (como ShellCode e IFrameRef); nos EUA, o principal problema são cavalos-de-tróia (Wimad e FakeXPA) e, no Brasil, os worms causam mais infecções, mais notadamente o Conficker e o Taterf.

O uso de Windows 7, que será lançado oficialmente esta semana, também já é grande entre os usuários do Security Essentials. Diz a Microsoft que 44% das máquinas com o software de segurança já usam o novo sistema operacional. Outros 33% usam o Windows XP e 23% estão com o Vista.

Entretanto, o número de infecções detectadas pela Microsoft é maior nas máquinas com Windows XP, que é responsável por 52% das máquinas comprometidas. Outros 32% estão com Vista e os 16% finais, com o Windows 7.

O Security Essentials funciona apenas em máquinas com Windows original. O software foi projetado para rodar em segundo plano e, diz a Microsoft, alerta o usuário apenas quando é preciso tomar uma ação.

O produto tem proteção em tempo real graças à tecnologia Dynamic Signature Service, que atualiza as definições de vírus automaticamente. O download pode ser feito no endereço aqui.

Fonte: Zumo Notícias

Nenhum comentário: