Pular para o conteúdo principal

Notícia: Redes sociais são principal alvo de hackers em 2009

Redes sociais, como o Twitter, estão entre os principais alvos dos hackers na internet


Com o aumento da adesão dos internautas a redes sociais como Facebook e Twitter, aumenta também o interesse dos hackers pelas vulnerabilidades desse tipo de site. Uma empresa especializada em segurança informou que nunca o índice de ataques foi tão grande.

O relatório Web Hacking Incidents Database 2009 da empresa Breach Security informa que o número de incidentes na rede aumentou em 30% no primeiro semestre de 2009.

Dentre eles, 19% foram direcionados a redes sociais, seguidas pelos sites de mídia com 16%. Em terceiro lugar empatam outros quatro tipos de site com 12% cada: varejo, tecnologia e sites governamentais ou de política.

Segundo a Symantec, algumas mensagens no Twitter estão sendo utilizadas para enviar links para download de um malware de nome "Downloader.Sninfs", que transforma o arquivo no trojan "Infostealer.Bancos", um caçador de senhas.

Já no Facebook o problema vem sendo o Koobface, um worm que atinge cada vez mais pessoas.

Em maio, o Kaspersky Lab informou que os ataques a redes sociais funcionam dez vezes mais do que os orquestrados via e-mail. No ano passado, época de eleições presidenciais nos Estados Unidos, o principal alvo dos hackers eram as redes governamentais, e os sites de redes sociais sequer constavam na lista, noticiou o site redOrbit.

"Olhando para 2008, um ano de eleições, organizações governamentais estavam no topo do ranking das vítimas de ataques e agora caíram para a terceira posição. O relatório mostra que os hackers podem ser inconstantes, seguindo a cultura popular e as modas para conseguirem um efeito o mais visível possível, significando que as empresas precisam estar vigilantes ao implementar sistemas de segurança na rede e monitorar a atividade dos aplicativos" informou Ryan Barnett, diretor de pesquisa em segurança de aplicativos da Breach Security.

Fonte: Geek

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmides e outros perigos no Twitter

-------------------------------------------------------------------- Muito se tem discutido no Twitter sobre os sites de “scripts de followers” relacionados ao Twitter. Legal ou ilegal? Crime ou não? Dados são capturados? Várias perguntas que eu e o Sandro Süffert resolvemos escrever o artigo conjunto abaixo. Comentem, critiquem etc. ----------------------------------------------------------------------------- O twitter - ou simplesmente TT - é um serviço de micro-messaging muito simples e revolucionário. Por sua simplicidade ele é usado por mais gente que outros sites de redes sociais. Devido à sua simplicidade e à grande utilização, são centenas os sites que "complementam" as funcionalidades do twitter. Alguns exemplos são: sites usados para encurtar os tamanhos dos links (URLs) nos tweets e se ajustar ao limite de 140 caracteres, como o bit.ly , o tinyurl.com e o http://g...

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica.  Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados , fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão. Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão , especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui . No ano de 2021, fiquei entre os melhores delegados em duas categorias: No ano de 2022 , novamente ficamos entre os melhores: Seguimos em frente.

Como ter acessso aos livros de Emerson Wendt?

Resolvi fazer esta postagem em virtude dos questionamentos em como adquirir os livros que escrevi/organizei/participei com colegas e amigos do RS e outros Estados, além de autores fora do Brasil. Assim, lá vai, inclusive os que estão para download: Livro, em recurso eletrônico (eBook), publicado em 2011 em parceria com a Editora Delpos. Avalia os aspectos sobre a (in)segurança virtual no Brasil, desde o contexto da guerra cibernética, o cibercrime e os incidentes na Internet e como eles são/deveriam ser avaliados sob a ótica da atividade de inteligência. Link para download: Academia.edu . 2ª Edição do livro Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação (escrito em parceria com o Dr. Higor Jorge) : - Esgotado!! - eBook: a editora Brasport disponibilizou a aquisição do livro em formato eBook, o que pode ser feito neste link  (1ª Edição) ou neste link (2ª Edição). O preço é mais atraente, pois fica pela metade do valor do livro impresso. 1ª Edição do...