sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Destaque: Site mostra em um mapa todos os crimes de São Francisco

No Brasil, uma ferramenta parecida já existe há mais de dois anos

Por Stella Dauer

A cidade californiana de São Francisco acaba de ganhar uma interessante arma contra o crime. A empresa Stamen Design acaba de inaugurar o San Francisco Crimespotting, um site que mantém o visitante informado a respeito dos crimes que acontecem no município.

O mapa de crimes de São Francisco mostra por onde é perigoso passar na cidade.

O mapa de crimes de São Francisco mostra por onde é perigoso passar na cidade.

Nessa ferramenta online é possível navegar pelo mapa local, observando diferentes ou tipos de crimes ocorridos na região (roubo, assassinato, etc), representados por pontos de diferentes cores, noticiou o site SFist.

Além disso, é possível manipular também o período de acontecimento dos crimes, selecionando os dados por dias, meses ou horas do dia como à noite, por exemplo. Também é possível realizar uma comparação entre diferentes datas. Ao clicar sobre um dos casos, todo tipo de informação a respeito do crime é mostrada, incluindo o número do caso registrado na polícia.

O Crimespotting chega com o objetivo de trazer informações facilitadas para a população, que normalmente se frustra com a limitação dos dados disponíveis ao público. No Crimespotting é possível até mesmo assinar um Feed de RSS para ficar por dentro do que acontece em uma área específica.

Porém, o site TechCrunch informa que o site ainda é mal atualizado, e revela que algumas regiões não recebem novos dados há mais de semanas. Entretanto, nem o site e nem a equipe que o produziu tem qualquer parceria com o governo ou com a polícia local, o que pode explicar a demora na recepcão dos dados.

Em 2007 a empresa já tinha lançado a mesma ferramenta para Oakland, outra cidade dos EUA. Porém, a versão de São Francisco chega com novidades que a deixam muito mais completa do que a primeira. Segundo o site Laughing Squid um sistema de atualizações mais preciso deve ser lançado em breve.

O WikiCrimes mostra crimes em todo o Brasil.

O WikiCrimes mostra crimes em todo o Brasil.

No Brasil já existe um projeto similar desde 2007, o wikicrimes.org. Apesar de não ser tão bonito quanto o Crimespotting, o WikiCrimes possui um diferencial, uma vez que é alimentado pelos próprios internautas, possibilitando maior rapidez no registro de ocorrências.

Para visitar o San Francisco Crimespotting basta acessar o endereço sanfrancisco.crimespotting.org.

Fonte: Geek

Nenhum comentário: