segunda-feira, 8 de junho de 2009

Para quem gosta de entrar no orkut ou outros sites de relacionamento ...

Amigos,

Para quem gosta de entrar no orkut ou outros sites de relacionamento é importante que sigam essas recomendações. Estou postando essas recomendações, colhidas em vários sites sobre segurança na internet, em virtude de uma pergunta de um aluno hoje no Curso de Crimes Praticados pela Internet: "Como posso entrar no orkut e ainda me sentir seguro?"

Portanto, seguem as orientações:

- Evitem colocar informações que possam identificá-los, como endereço residencial, comercial, dados referentes a empresa na qual trabalha, remuneração ou renda familiar, sejam próprios ou de terceiros, assim como demais informações de outros membros da família;

- Não informem, de maneira nenhuma, as senhas para outras pessoas, nem o melhor amigo. A senha tem que ser sigilosa, individual e intransferível.

- Evitem o uso de fotos pessoais, da família e/ou de amigos. Caso queiram, prefiram colocar uma imagem figurada e/ou avatar. Existem sites onde podem criar avatares bem legais!!

- Caso suspeitem de que alguém entrou no seu perfil ou montou um perfil com seus dados, mas é falso, entrem em contato imediatamente com o provedor do serviço para solicitar cancelamento e/ou bloqueio. Da mesma forma, podem procurar uma delegacia mais próxima e registrar o ocorrido;

- Evite passar informações de natureza restrita e/ou sensível (saúde, situação familiar, profissão, nome do pai, da mãe, do irmão etc.) ;

- Caso a pessoa que está convidando você para ser seu(ua) amigo(a) se apresente como sendo alguém que você conhece, é bom fazer uma pergunta que só ela saberia responder.

- Evite, mas se agendar algum encontro presencial, escolha um local público e movimentado e, ainda, vá na companhia de alguém; mais, avise onde vai estar para algum parente ou amigo e não aceite carona para ir embora. É preferível, por cautela, usar seu próprio carro, pegar um táxi ou outro meio de transporte.

- No demais, não clique em scraps de origem desconhecida, especialmente se contiverem algum link e/ou assunto que não lhe diga respeito. Os engenheiros sociais procuram usar assuntos atuais e que causem em suas vítimas um certo medo, curiosidade, ganância e simpatia.

No demais, cuidado!!!

4 comentários:

luif1957 disse...

Como se faz pra entrar em contato com provedor de servicos? Tipo orkut?

Everton do N. Siqueira disse...

Algumas observações:

"- Evitem o uso de fotos pessoais, da família e/ou de amigos. Caso queiram, prefiram colocar uma imagem figurada e/ou avatar. Existem sites onde podem criar avatares bem legais!!"

Discordo...primeiro que, um perfil sem fotos pessoais ou nada que o identifique como "uma pessoa que existe" facilmente é tratado como fake...eu mesmo não adiciono perfil assim...Não estou dizendo de colocar endereço, mas creio que o princípio do "O abuso não tolhe o uso" seja mais indicado nesses casos..por exemplo, evitar certos tipos de fotos...Colocar fotos que exponha a mulher muito sensualmente, ou que exponha o homem a alguma situação vergonhosa...pois qualquer um pode pegar a foto e espalhar na internet...Sendo assim, imagino que a principal pergunta seja "essa foto que vc está colocando no Orkut, vc colocaria num album de fotos da sua familia e mostraria pra suas visitas"?

"- Caso a pessoa que está convidando você para ser seu(ua) amigo(a) se apresente como sendo alguém que você conhece, é bom fazer uma pergunta que só ela saberia responder."
Nesse ponto, é interessante a sugestão, mas o idial mesmo é "fuçar o perfil alheio", para ver se tratar realmente da pessoa..perfis verdadeiros terão em suas páginas de recados coisas que facilmente o identificam como "a propria pessoa"...recados do tipo "Oi, você vai na casa do zé hoje?" facilmente pode identificar o perfil como verdadeiro...enquanto que perfis falsos sempre tem as páginas lotadas de "oi quem é vc?" "oi, de onde te conheço?" ou então montes de desenhos, msgs automaticas,etc....Creio que isso ajude mais a identificar o perfil como verdadeiro...Lembrando sempre de analisar a compatibilidade entre a pessoa e o perfil, ou seja, uma pessoa "fechada, intelectual" não vai por fotos de balada no album....e vice-versa, uma pessoa baladeira nao vai por "fotos de bibliotecas e museus" (pode acontecer mas geralmente nao)...caso veja alguma foto que A PESSOA JAMAIS COLOCARIA...ha um motivo a desconfiar

"Evite, mas se agendar algum encontro presencial, escolha um local público e movimentado"
Quanto a essa dica, parece interessantíssima, mas vale lembrar que "se tratando de encontros "românticos" (paqueras virtuais) talvez a companhia não seja uma boa rsrsrs....Mas vale ressaltar a necessidade de mostrar a foto da pessoa para amigos e parentes...ou seja, para que eles saibam com quem você foi se encontrar...Para isso é sempre útil uma webcam para ver, antes de conhecer pessoalmente, se as fotos realmente são fotos da propria pessoa...senão de nada adiantará as fotos

Desculpe os erros ortográficos, nao revisei, só me empolguei e dei uma opiniaozinha (rs)

Scarlett Neves disse...

Ótimas dicas! Parabéns
Esses sites de relacionamento são muitos complicados. O Facebook e Orkut, por exemplo, apesar de ter os dois, eu prefiro o Face, o Orkut se tornou muito popular de mais, logo mais perigoso. Mas o perigo está em toda internet. Acredito que este negocio de ficar marcando encontro via net é estranho de mais, é um grande risco! Mas muitas pessoas preferem se arriscar... então...

Mas enfim, acho que estes sites não são para relacionamentos, apesar de serem reconhecidos assim!

Abraços
@ScarlettNeves

Anônimo disse...

Dicas pra lá de fundamentais! Preciosas!