Pular para o conteúdo principal

Para quem gosta de entrar no orkut ou outros sites de relacionamento ...

Amigos,

Para quem gosta de entrar no orkut ou outros sites de relacionamento é importante que sigam essas recomendações. Estou postando essas recomendações, colhidas em vários sites sobre segurança na internet, em virtude de uma pergunta de um aluno hoje no Curso de Crimes Praticados pela Internet: "Como posso entrar no orkut e ainda me sentir seguro?"

Portanto, seguem as orientações:

- Evitem colocar informações que possam identificá-los, como endereço residencial, comercial, dados referentes a empresa na qual trabalha, remuneração ou renda familiar, sejam próprios ou de terceiros, assim como demais informações de outros membros da família;

- Não informem, de maneira nenhuma, as senhas para outras pessoas, nem o melhor amigo. A senha tem que ser sigilosa, individual e intransferível.

- Evitem o uso de fotos pessoais, da família e/ou de amigos. Caso queiram, prefiram colocar uma imagem figurada e/ou avatar. Existem sites onde podem criar avatares bem legais!!

- Caso suspeitem de que alguém entrou no seu perfil ou montou um perfil com seus dados, mas é falso, entrem em contato imediatamente com o provedor do serviço para solicitar cancelamento e/ou bloqueio. Da mesma forma, podem procurar uma delegacia mais próxima e registrar o ocorrido;

- Evite passar informações de natureza restrita e/ou sensível (saúde, situação familiar, profissão, nome do pai, da mãe, do irmão etc.) ;

- Caso a pessoa que está convidando você para ser seu(ua) amigo(a) se apresente como sendo alguém que você conhece, é bom fazer uma pergunta que só ela saberia responder.

- Evite, mas se agendar algum encontro presencial, escolha um local público e movimentado e, ainda, vá na companhia de alguém; mais, avise onde vai estar para algum parente ou amigo e não aceite carona para ir embora. É preferível, por cautela, usar seu próprio carro, pegar um táxi ou outro meio de transporte.

- No demais, não clique em scraps de origem desconhecida, especialmente se contiverem algum link e/ou assunto que não lhe diga respeito. Os engenheiros sociais procuram usar assuntos atuais e que causem em suas vítimas um certo medo, curiosidade, ganância e simpatia.

No demais, cuidado!!!

Comentários

Unknown disse…
Como se faz pra entrar em contato com provedor de servicos? Tipo orkut?
Everton Siqueira disse…
Algumas observações:

"- Evitem o uso de fotos pessoais, da família e/ou de amigos. Caso queiram, prefiram colocar uma imagem figurada e/ou avatar. Existem sites onde podem criar avatares bem legais!!"

Discordo...primeiro que, um perfil sem fotos pessoais ou nada que o identifique como "uma pessoa que existe" facilmente é tratado como fake...eu mesmo não adiciono perfil assim...Não estou dizendo de colocar endereço, mas creio que o princípio do "O abuso não tolhe o uso" seja mais indicado nesses casos..por exemplo, evitar certos tipos de fotos...Colocar fotos que exponha a mulher muito sensualmente, ou que exponha o homem a alguma situação vergonhosa...pois qualquer um pode pegar a foto e espalhar na internet...Sendo assim, imagino que a principal pergunta seja "essa foto que vc está colocando no Orkut, vc colocaria num album de fotos da sua familia e mostraria pra suas visitas"?

"- Caso a pessoa que está convidando você para ser seu(ua) amigo(a) se apresente como sendo alguém que você conhece, é bom fazer uma pergunta que só ela saberia responder."
Nesse ponto, é interessante a sugestão, mas o idial mesmo é "fuçar o perfil alheio", para ver se tratar realmente da pessoa..perfis verdadeiros terão em suas páginas de recados coisas que facilmente o identificam como "a propria pessoa"...recados do tipo "Oi, você vai na casa do zé hoje?" facilmente pode identificar o perfil como verdadeiro...enquanto que perfis falsos sempre tem as páginas lotadas de "oi quem é vc?" "oi, de onde te conheço?" ou então montes de desenhos, msgs automaticas,etc....Creio que isso ajude mais a identificar o perfil como verdadeiro...Lembrando sempre de analisar a compatibilidade entre a pessoa e o perfil, ou seja, uma pessoa "fechada, intelectual" não vai por fotos de balada no album....e vice-versa, uma pessoa baladeira nao vai por "fotos de bibliotecas e museus" (pode acontecer mas geralmente nao)...caso veja alguma foto que A PESSOA JAMAIS COLOCARIA...ha um motivo a desconfiar

"Evite, mas se agendar algum encontro presencial, escolha um local público e movimentado"
Quanto a essa dica, parece interessantíssima, mas vale lembrar que "se tratando de encontros "românticos" (paqueras virtuais) talvez a companhia não seja uma boa rsrsrs....Mas vale ressaltar a necessidade de mostrar a foto da pessoa para amigos e parentes...ou seja, para que eles saibam com quem você foi se encontrar...Para isso é sempre útil uma webcam para ver, antes de conhecer pessoalmente, se as fotos realmente são fotos da propria pessoa...senão de nada adiantará as fotos

Desculpe os erros ortográficos, nao revisei, só me empolguei e dei uma opiniaozinha (rs)
Scarlett Neves disse…
Ótimas dicas! Parabéns
Esses sites de relacionamento são muitos complicados. O Facebook e Orkut, por exemplo, apesar de ter os dois, eu prefiro o Face, o Orkut se tornou muito popular de mais, logo mais perigoso. Mas o perigo está em toda internet. Acredito que este negocio de ficar marcando encontro via net é estranho de mais, é um grande risco! Mas muitas pessoas preferem se arriscar... então...

Mas enfim, acho que estes sites não são para relacionamentos, apesar de serem reconhecidos assim!

Abraços
@ScarlettNeves
Anônimo disse…
Dicas pra lá de fundamentais! Preciosas!

Postagens mais visitadas deste blog

Facebook: endereço de envio de intimações e/ou ordens judiciais

Achei interessante atualizar (fev/2018) esse post de outubro de 2011, visando deixar a informação mais correta e atualizada em relação aos procedimentos no Facebook:
Várias pessoas me perguntam(vam) sobre o endereço do Facebook, que anunciou, em 2011, abrir um escritório no Brasil.
Todo o procedimento de tratamento está explicado no nosso livro, escrito com o Dr. Higor Jorge: Crimes Cibernéticos - Ameaças e Procedimentos de Investigação. Veja como adquirir o livro: Como adquirir os livros? O resultado da pesquisa do registro do domínio nos remete a um escritório de registro de propriedade intelectual, porém, o escritório para envio de ordens judiciais e/ou intimações, além de requerimentos, é o seguinte: FACEBOOK SERVICOS ONLINE DO BRASIL LTDARua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 700, 5º Andar, Bairro Itaim Bibi, São Paulo-SP, CEP 04542-000
- Fonte: Jucesp Online Não sabíamos como seria o tratamento das informações e respostas às solicitações das chamadas forças da lei (law enforcemen…

Recomendações a pais, professores e escolas quanto às ameaças de atentado

Pós fato Suzano/SP, o alvoroço nas mídias sociais foi muito grande. Em alguns Estados mais do que outros. Muita trollagen para gerar pânico. Sendo assim, é importante algumas precauções por parte dos colégios/escolas:

Existência de meios físicos de contenção e controle:

- catraca/controle eletrônico de acesso
- controle de entrada e saída de visitantes, com registros de dados
- videomonitoramento, com gravação por pelo menos 10 dias. Ideal é 30 dias

Mecanismos preventivos:

- formatar equipe (interna ou mista interna/externa) de avaliação de ameaças;
- definir comportamentos por ordem de risco e necessidade de contingenciamento;
- definir condutas que demandam intervenção imediata (por exemplo, porte de arma, postagem em redes sociais);
- criar e gerir um sistema anônimo que permita reportar informações com condutas de risco (e-mail, telefone etc.);
- promover ambiente alicerçado em uma cultura de segurança, respeito, confiança e apoio emocional;
- incentivar alunos a compartilhar suas …

Estamos entre os melhores Delegados de Polícia, segundo Censos de 2017, 2018 e 2019

No ano de 2017 já havíamos sido agraciados com a distinção e citação dentre os melhores Delegados de Polícia na Categoria Jurídica. 


Em 2018 e 2019, segundo o Portal Nacional dos Delegados, fomos novamente escolhidos, dentre os Melhores Delegados de Polícia do Brasil, na Categoria Gestão.


Assim, ficamos muito lisonjeados pelo reconhecimento nacional em termos de gestão, especialmente pelo trabalho frente ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, o CONCPC, e, também, da atividade de inteligência. Vejam a lista completa dos agraciados de 2019, clicando aqui.

Seguimos em frente. Deixamos a Chefia da Polícia Civil do RS, deixamos a área de inteligência, porém na vamos continuar nos dedicando à atividade de Segurança Pública.