domingo, 23 de novembro de 2008

Update - Ferramentas de Investigação de Crimes Cibernéticos

[post update - 12-10-2010]

Faz algum tempo que estava pensando em atualizar este post, escrito logo no início do Blog, ainda em novembro de 2008.

Na época, criei gadgets laterais e postei vários links interessantes sobre ferramentas de pesquisas de domínios, servidores DNS, hospedagem, tracert de e-mail, dentre outros.

As gadgets foram evoluindo e esta postagem não. Por isso resolvi, além de atualizá-la, disponibilizar uma página específica indicando todas as ferramentas que sempre auxiliam, não só na complementação de uma investigação de um crime virtual, mas também para a segurança dos internautas.

Assim, o leitor pode encontrar neste link, sugestões de ferramentas de: pesquisa de domínios, nacionais e internacionais, de servidores DNS e de hospedagem; de trace de e-mail e georeferenciamento de IPs; de análise de segurança e mascaramento de IP durante a investigação; e, de antivírus online, tanto para máquinas quanto para arquivos únicos.

[post antigo, escrito em 23-11-2008]

Aos amigos que gostam de fazer uma investigação de crimes cibernéticos ou tem essa necessidade por questão profissional, aviso que postei, do lado direito da tela, vários links facilitando o acesso aos sites de pesquisas de domínios pelo Brasil e pelo mundo.
Além disso, postei vários links relacionados à ferramentas importantes na investigação desses crimes. Caso tenham alguma sugestão, crítica etc., postem um comentário que posso fazer a alteração necessária para facilitar os trabalhos.
Importante lembrar que o site do Registro.br é a principal fonte de pesquisa de domínios no Brasil. Fora do nosso país, usamos muito o Samspade (#fail) e o DomainTools, sendo este com respostas de melhor entendimento.
Qualquer dúvida, entrem em contato.

Nenhum comentário: